Quando Anna Todd viu que sua fanfic já tinha sido lida mais de um bilhão de vezes, ela percebeu o que tinha desencadeado e decidiu transformar o trabalho em livro. Foi daí que nasceu o sucesso "After". Na trama, a escritora se inspirou no visual dos meninos do One Direction e também usou seus nomes, mas quando passou para a obra física, preferiu usar nomes fictícios.
A história mostra como os jovens Tessa Young e Hardin Scott se conheceram e começaram um romance bem complicado, cheio de situações bem tensas e com tudo para dar errado. Pra deixar os fãs - que não são poucos - mais felizes ainda, uma adaptação para o cinema já foi confirmada! Já saiu até trailer e se você ainda não leu, vale a pena entrar nesse hype.
O Purebreak já leu toda a saga e ela é realmente isso tudo, mas precisamos falar um pouco sobre o relacionamento entre a Tessa e o Hardin, que desde o começo não foi uma coisa saudável para nenhum dos dois e arrastou metade dos personagens para momentos nada agradáveis, principalmente a protagonista.
Mas o que é tão errado assim em "After"?
Desde o início, vemos que Hardin não é uma pessoa muito simpática e que curte ser agradável com os outros, o cara está sempre de cara fechada e com uma piadinha de mau gosto na ponta da língua. Um pouco depois, quando os dois já estão "juntos", nós começamos a perceber pequenas coisas que são realmente preocupantes, - e tratadas como banais - como o ciúme doentio do jovem, o jeito que ele reclama de TUDO que Tessa faz e mais um monte de comportamentos nada aceitáveis.
- Cuidado com possíveis spoilers -
Em alguns momentos, a própria protagonista admite que eles vivem um relacionamento abusivo, mas as coisas não mudam muito. É aí que está o problema: romantizar algo que é extremamente errado e tóxico.
Algumas situações nos deixam completamente desconfortáveis, como o momento em que a protagonista descobre o maior segredo do primeiro livro. Depois disso, é só ladeira abaixo e é até ok Tessa perdoar Hardin, mas o problema é tudo que ele continua fazendo. O personagem inspirado em Harry Styles tem sérios problema de raiva e dá ataque com tudo que é diferente do que ele quer que seja.
Se um cara faz uma aposta sobre algo super importante na sua vida, te esconde dos amigos dele por causa de mentiras e vive reclamando do seu comportamento, sai fora desse relacionamento. Esse tipo de atitude não é aceitável, não é "apenas um momento" e não é nada fofa. Essa pessoa precisa se tratar.
Após quatro livros em que o casal vive um relacionamento chiclete-tóxico-montanha-russa, Anna Todd decide acelerar as coisas no quinto e em menos de 20 páginas, os dois já tinham se acertado, Tessa teve dois filhos e viveram felizes para sempre. Oi?
Mas vale a pena?
Será que vale dar uma chance para esse romance? Se você está disposto a passar bastante raiva ao ler algumas falas dos personagens e entender que esse tipo de relacionamento NÃO é lindo e NÃO deve ser romantizado, cabe dar a oportunidade para conseguir identificar esse tipo de situação.