Sonhos: 5 curiosidades que não te contam sobre eles© Getty Images
Se tem uma "ciência" que a gente ama falar sobre mas nunca entende 100% como ela funciona, essa é a "ciência dos sonhos"! Sempre queremos saber o significado do que visualizamos ao dormir e as implicações que podem ter na nossa vida real. Mas, enquanto isso não é algo possível de responder totalmente porque existem muitas hipóteses e suposições, aqui no Purebreak resolvemos trazer pra vocês alguns segredinhos sobre esse universo que talvez você não saiba ainda. Conversamos com Amanda Capella, estudante do último período de Psicologia, e ela trouxe pra gente essas curiosidades que podem ajudar a entender um pouco mais sobre os sonhos e o que eles representam.
1. Sonhos universais
© Getty Images
Segundo Amanda, existem estudos que comprovam a existência deles: "Pessoas de culturas totalmente diferentes podem ter sonhos muito parecidos". Já pensou que doido se alguém lá do outro lado do mundo pode sonhar o mesmo ou algo muito similar a você? Quase um "Sense8" da vida real, né?
2. A Paralisia do Sono
© Getty Images
Todo mundo teme que isso aconteça enquanto dorme, já que dificilmente é possível impedir, mas Capella tranquiliza, explicando o motivo dela existir: "Sempre na etapa REM do sonho, isso acontece para que o nosso corpo não reaja aos acontecimentos que estamos vivendo ali no nosso subconsciente". Sabendo disso, a gente até fica com menos medo, não é verdade?
3. Os sonhos e o meio externo
© Getty Images
Tudo bem que já sabemos que acontecimentos da vida real influenciam nos nossos sonhos, mas o que rola é muito mais específico que isso: "Estudos comprovam que o que acontece ao nosso redor pode 'entrar' na nossa imaginação. Como por exemplo, quando o despertador toca e, ao invés de acordar, acreditamos que o som faz parte do sonho", conta Amanda.
4. O perigo de não ter uma rotina de sono
© Getty Images
Se você é daqueles que gosta de ficar acordado até tarde maratonando filme, série ou lendo livro, saiba que isso não é muito bom pro seu subconsciente: "Isso pode influenciar nos seus sonhos, fazendo com que aumentem as chances de ter pesadelos", revela a estudante de Psicologia. Ninguém quer ter um sono ruim só por causa de um programa que dá pra ver no dia seguinte, né?
5. Todo mundo sonha
© Getty Images
Você pode achar que não sonha ou que nunca lembra de nada, mas isso não é verdade, todo mundo sonha, desde idosos até bebês! Só existe uma exceção: pessoas que possuem grave desordem psicológica. Por isso, Amanda traz a explicação do porquê você não se recorda do que aconteceu durante o seu sono: "Temos vários sonhos durante uma noite e estudos indicam que nosso cérebro não comporta essa quantidade de informações e por isso muitas vezes não lembramos ou esquecemos em um curto período de tempo".
Ela ainda completa com a dica de uma prática que aplica em sua própria vida: "Quando eu acordo durante a noite por qualquer motivo e lembro do que sonhei, sempre anoto, porque é uma forma dele não se perder nos meus pensamentos depois, pode ser uma boa sugestão".