Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Em pleno 2023, ainda vemos notícias de racismo no mundo. Dessa vez, a galera do futebol ficou completamente chocada após ver o jogador brasileiro Vinícius Junior sofrer racismo durante uma partida na Espanha. Mas além dele, vale relembrar que essa atitude asquerosa acontece com muitos outros atletas.

O racismo é uma ferida profunda que continua a afetar diversas esferas da sociedade, inclusive o mundo do esporte. Recentemente Vinicius Junior, talentoso jogador do Real Madrid, expôs ao mundo mais uma vez a triste realidade do preconceito por causa da cor de sua pele.

O jogador brasileiro foi hostilizado por torcedores do Valencia no estádio de Mestalla na tarde deste domingo (21) durante a disputa entre Real Madrid e Valencia. A partida chegou a ser paralisada pelo árbitro e, posteriormente, foi retomada.

Vini Jr. se pronunciou sobre o ocorrido em suas redes sociais: "Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas".

E continuou com: "Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui".

Vini Jr. não é o primeiro atleta que sofre racismo de forma escancarada. Infelizmente, muitos outros passam pela mesma situação. Nessa lista, reunimos 10 esportistas que passaram por situações parecidas:

Marta Vieira da Silva

8 vezes que a Marta representou o brasileiro melhor que qualquer um – Fatos  Desconhecidos

Considerada a maior jogadora de futebol brasileira de todos os tempos, Marta Vieira da Silva já enfrentou situações de racismo durante sua carreira. Apesar disso, ela se tornou uma líder e defensora dos direitos das mulheres no futebol, inspirando jovens atletas e promovendo a igualdade no esporte.

Lewis Hamilton

Hamilton vence GP da Arábia Saudita

O renomado piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, enfrentou incidentes de racismo em diferentes momentos de sua carreira, incluindo insultos raciais e mensagens de ódio nas redes sociais. Hamilton, um dos maiores campeões da história da F1, tem sido uma voz ativa na luta contra o racismo e defende a inclusão e diversidade no esporte.

Serena Williams

GIF serena williams - GIF animado em GIFER

A tenista norte-americana Serena Williams, uma das maiores atletas de todos os tempos, enfrentou episódios de racismo e sexismo em sua jornada. Ela já foi alvo de comentários ofensivos relacionados à sua raça e aparência, mas nunca permitiu que isso afetasse sua determinação em conquistar vitórias e lutar pela igualdade.

LeBron James

Lebron James é o atleta mais bem pago da NBA

A lenda do basquete, LeBron James, enfrentou incidentes de racismo ao longo de sua carreira. Como uma das figuras mais influentes do esporte, o americano tem sido uma voz poderosa na luta contra a discriminação racial, usando sua plataforma para promover mudanças sociais positivas.

Muhammad Ali

Desenhos de Muhammad Ali superam estimativas de valor em leilão em NY | Web  Stories CNN Brasil

O lendário boxeador Muhammad Ali lutou não apenas dentro dos ringues, mas também contra a discriminação racial. Ele enfrentou o racismo e a intolerância ao longo de toda sua vida, mas se tornou uma figura icônica na luta pelos direitos civis, inspirando gerações futuras a seguirem seu exemplo de coragem e ativismo.

Naomi Osaka

Atleta para ficar de olho em Tóquio: Naomi Osaka

A talentosa tenista japonesa Naomi Osaka, que possui ascendência haitiana, já foi alvo de comentários racistas e enfrentou o preconceito racial em sua carreira. Ela vem usando sua voz para denunciar a discriminação racial e se tornou uma das vozes mais importantes do esporte na busca por igualdade e justiça.

Usain Bolt

Usain Bolt Gif GIFs | Tenor

O velocista jamaicano Usain Bolt, recordista mundial e um dos maiores atletas da história do atletismo, também enfrentou o racismo ao longo de sua carreira. Bolt tem sido uma inspiração para milhões de pessoas ao redor do mundo, mostrando que o talento e a determinação superam qualquer forma de discriminação.

Ao relembrar esses episódios, é essencial respeitar a trajetória dos atletas e reconhecer a importância de suas contribuições na luta contra o racismo. É preciso aprender com suas experiências e trabalhar para criar um mundo mais inclusivo, independentemente da cor da pele.

sobre
o mesmo tema