Por Aline Carvalhal
A enciclopédia vai incluir vozes de personalidades para a posteridade.

Já pensou que máximo se você entrasse no perfil de um famoso na Wikipédia e pudesse ouvir a voz dele inclusive pronunciando o próprio nome? Essa é a idea do projeto "WikiVIP"(Wikipedia Voice Intro Project) que acrescenta gravações curtas de voz à enciclopédia online. (Pode confiar, não é vírus!)

Uma das primeiras gravações foi a de Stephen Fry, ator e comediante britânico. A página do astronauta Charlie Duke, da missão Apollo 16, também ganhou gravação de voz. Para dar continuidade ao projeto, a Wikipédia vai contar com a ajuda da BBC que deverá fornecer pequenos clipes de voz de pessoas como Sir Tim Berners-Lee, o criador da web.

De acordo com a página do projetoa ideia é "saber como é a voz de pessoas notáveis, e como elas pronunciam seus próprios nomes". Nada de ficar confuso na hora de falar nomes ou sobrenomes mais incomuns como 'Giovanna Ewbank ' ou 'Fergie ' ou até mesmo a Bruna Linzmeyer que deve ficar mais evidência depois da novela.

A Wikipédia está pedindo para que personalidades enviem amostras de voz e vale lembrar que qualquer pessoa que esteja citada na enciclopédia pode enviar. Tem perfil e quer saber como guardar sua voz para sempre? É só acessar a página do WikiVIP no site da enciclopédia.

sobre
o mesmo tema