Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Muita gente está querendo estudar criminologia, mas mercado de trabalho não é grande o suficiente.

O gênero "true crime" está passando por um boom nas plataformas de streaming. Cada vez mais séries e filmes baseados em crimes reais estão enchendo os catálogos da Netflix, Amazon Prime e HBO. Desde o viral "Dahmer" até o incrível e sombrio "Mindhunter": entrar na mente do assassino se tornou um hobby para milhares de pessoas. Paralelamente a esse fenômeno (e não por acaso), outro boom ocorreu no ensino: os matriculados em cursos de criminologia.

O boom de filmes e séries sobre homicídios (em parte) tornou essa uma das carreiras mais procuradas pelos jovens atualmente. No entanto, a oferta é tão grande que as oportunidades de trabalho não correspondem: só há empregos para metade deles.

Curso de criminologia é uma tendência

O curso de criminologia está se tornando um dos mais populares entre os estudantes espanhóis atualmente. Os dados comprovam isso: ele dobrou o número de matrículas em sete anos e já tem o mesmo número de alunos que Jornalismo e Sociologia juntos. No ano acadêmico de 2015-2016, havia 10.100 alunos na Espanha. Agora o número é o dobro: 21.100. De acordo com dados da Emagister, o diploma foi o terceiro mais procurado na plataforma em 2020, atrás de Psicologia e Educação Primária. Por essas razões, a nota de corte para acesso a esses estudos continua aumentando: na Universidade Complutense de Madri, já é exigida uma pontuação de 11,9 de um total de 14.

Não há trabalho para todos

É claro que, com tantos graduados, é difícil conseguir empregabilidade total com poucas ofertas de emprego. De fato, apenas 19,9% dos graduados em criminologia estão trabalhando atualmente em criminologia e 33,9% em empregos relacionados à profissão, de acordo com o Estudo de Oportunidades Profissionais 2023, elaborado pela Associação Profissional de Criminologia de Madri (CPCM). O estudo também revela que apenas 27% deles já trabalharam como criminologistas. Abel González, vice-reitor do CPCM, explicou em um artigo do El País que a oferta universitária é "desproporcional" e que a colocação profissional "os preocupa".

Uma crença equivocada

Há muita desinformação sobre o trabalho dos criminologistas. É preciso deixar claro que o que acontece em filmes e séries como "CSI" não condiz em nada com o que esses profissionais passam em seu dia a dia na vida real. Basta ver o currículo, que em seu primeiro ano incorpora matérias como: Psicologia Básica, Introdução ao Direito, Medicina Legal e Forense, Sociologia ou Ciência de Dados. Na verdade, agora eles estão incluindo mais matérias relacionadas à tecnologia e à segurança cibernética, onde há mais oportunidades de emprego.

Onde os formados em criminologia estão trabalhando?

De acordo com o estudo, a maioria dos graduados em criminologia se dedicou ao ensino, tornando-se professores dessa matéria, sobretudo, em consultoria criminológica, prevenção de fraudes empresariais e pareceres de especialistas. Mas eles também trabalham como criminologistas em segurança privada, violência de gênero, crimes cibernéticos, prevenção em escolas, delinquência juvenil, atendimento a vítimas, centros para menores, serviços sociais em conselhos locais, prevenção de riscos ocupacionais ou no campo penitenciário.

Ainda assim, eles não se arrependem

Apesar de os números de empregabilidade não serem animadores, muitos estudantes continuam a escolher esse curso na Espanha. De acordo com o INE, embora 38% dos candidatos a emprego com diploma universitário se arrependam do curso que escolheram, os criminologistas não o fazem. Mais de um em cada três estudantes de graduação em 2014 disse, cinco anos depois, que preferia ter estudado outro curso ou que se arrepende de ter entrado na universidade. Os mais populares são Jornalismo (87%), Sociologia (72%), Arte (72%), Comunicação (64%) e Ensino (61%). Entretanto, esse não é o caso de Criminologia, que, juntamente com Engenharia da Computação, tem o menor número de arrependimentos.

Qual é a carreira com o menor número de ofertas de emprego?

A criminologia não é, de forma alguma, a carreira com menos oportunidades de emprego. Existem cursos que ganham a medalha do desemprego - e a de ouro vai para Filosofia. Menos de um em cada cinco estudantes que se formaram nos últimos cinco anos não encontraram um emprego relacionado aos seus estudos, de acordo com o estudo "Jovens universitários e empregabilidade, qualificação, profissões em crescimento e transição de emprego", realizado pela CEU e pela Randstad Research com dados do INE.

E qual é a carreira que tem as melhores perspectivas de emprego?

Se Filosofia é a última, a que lidera em empregabilidade no momento é Engenharia Eletrônica. A diferença entre os dois é enorme: 18,4% de desemprego vs. 0,9% cinco anos após a formatura. Outra graduação com boas oportunidades é Medicina. E a galinha dos ovos de ouro da engenharia que, devido à ignorância dos alunos, perde cada vez mais matrículas a cada ano, apesar de sua empregabilidade de quase 100%, é a engenharia agrícola.

sobre
o mesmo tema