Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
Nesta quinta (16), foram abertas as inscrições do SiSu. O programa, que é gerenciado pelo Ministério da Educação, anualmente disponibiliza milhares de vagas de universidades públicas para os estudantes que pretendem ingressar no mundo universitário. O processo seletivo se estenderá até o dia 24 e, nos próximos dias, os candidatos deverão se atentar a certos pontos para não acabarem perdendo a chance. Saiba mais!

Após a divulgação das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no dia 9 de fevereiro, muitos alunos que realizaram o exame já planejam se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O programa, que é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), consiste em utilizar as notas do Enem 2022, para dar oportunidades aos estudantes que pretendem ingressar em faculdades públicas, sendo elas: federais, estaduais, municipais ou institutos federais. Neste ano, serão ofertadas 222.145 vagas em 128 instituições de ensino, com isso, os candidatos conseguem concorrer a vagas em universidades de todo o país.

Fazer inscrição do Enem - veja como fazer a sua pelo site do Inep

As inscrições para o primeiro semestre do Sisu 2023 já foram divulgadas, e os candidatos poderão se cadastrar através do site oficial do programa, a partir do dia 16. As inscrições se estenderão até 24 de fevereiro e os candidatos poderão alterar suas opções de curso (ou instituição de ensino) quantas vezes quiserem, de acordo com as notas de corte que são atualizadas diariamente. Os resultados serão divulgados no dia 28 de fevereiro.

"Nos primeiros dias de inscrição a classificação muda muito, então, acompanhe as notas de corte que são atualizadas na virada de um dia para o outro e, se for necessário, faça mudanças nas suas opções. Veja a nota de corte dos anos anteriores para poder ter uma ideia melhor sobre suas chances", afirma Michel Arthaud, docente de Química da Plataforma Ferretto, canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

Saiba como se inscrever no programa

  • Para se cadastrar no Sisu, é necessário que tenha o número de inscrição e senha que usou para realizar o Enem 2022, e preencher os dados solicitados.
  • O aluno poderá escolher duas opções de curso e a modalidade de concorrência (se há cotas ou não).
  • Após isso, é importante reler se todas as informações estão corretas e enviar a sua inscrição. A impressão do comprovante fica a critério do candidato.

Como as notas do Enem são utilizadas

O Sisu é completamente informatizado, portanto, não é necessário incluir manualmente nenhuma nota que foi conquistada no Enem. Ao informar seu número de inscrição e senha no site oficial do programa, o sistema irá preencher de forma automática todas as informações referente ao Exame.

A seleção ocorre em partes, de acordo com o curso em determinada faculdade, turno e modalidade de concorrência (alunos que estão suscetíveis à cotas). O sistema realiza uma análise e classifica os candidatos com as maiores notas conquistadas no Enem.

Os candidatos que não forem selecionados para a chamada regular, poderão manifestar interesse para participar da lista de espera de um dos dois cursos escolhidos anteriormente - caso todas as vagas da 1ª chamada ainda não tenham sido preenchidas -. Esta etapa estará disponível de 28 de fevereiro a 8 de março. "Reflita bem sobre a primeira e a segunda opção. Opte por um curso que você realmente quer e que possa cursar. Não esqueça, que se você for chamado para uma das opções, não tem direito a participar da lista de espera", finaliza Arthaud.

sobre
o mesmo tema