Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Já ouviu falar sobre o #FreeBritney mas não sabe ao certo quando o movimento começou e por qual motivo? Não se preocupe, o Purebreak está aqui para te ajudar! Fizemos uma linha do tempo completa, desde o início do processo de Britney Spears, o fortalecimento do movimento #FreeBritney ao longo dos anos e os avanços mais recentes da última semana. Veja a seguir!

A última semana trouxe verdadeiros avanços para o movimento #FreeBritney. Na última quinta-feira (12), o pai de Britney Spears, Jamie Spears, abriu mão oficialmente do seu papel de tutor da cantora. Isso quer dizer que Britney está cada vez mais perto de sua liberdade. Para quem começou a acompanhar o #FreeBritney há pouco tempo, tudo isso pode soar um pouco confuso. Desde quando Britney Spears vive sob um regime de tutela e por qual motivo a justiça decidiu que isso seria o melhor para a cantora?

Se você ainda está perdide com tudo o que está rolando, fizemos uma linha do tempo completa sobre o #FreeBritney desde o início da tutela até as últimas atualizações.

britney: for the record britney for the record gif

2004: Britney Spears começa a se rebelar

Ainda em 2004, quatro anos antes do regime de tutela começar, Britney Spears já dava pequenos sinais de que estava insatisfeita com sua vida, tendo ações mais "rebeldes", que iriam contra ao que seu time gostaria. Por exemplo, ela casou com seu amigo Jason Alexander e, em pouco mais de 55 horas, sua equipe já tinha entrado com um pedido de anulação do casamento. Neste mesmo ano, Britney gravou o single "Mona Lisa" de forma completamente independente e o levou às rádios americanas, sem autorização da sua equipe.

Em outubro de 2004, Britney casou-se novamente, dessa vez com o seu dançarino Kevin Federline, que é pai dos seus dois filhos, Sean e Jayden.

2006 e 2007: incidentes com Britney Spears

Em fevereiro de 2006, Britney foi vista dirigindo com seu filho Sean, ainda bebê, no colo. Essa foi uma das evidências que a mídia utilizou para provar o desequilíbrio da cantora e mostrar como ela não sabia cuidar de seus filhos. Porém, Britney se defendeu, dizendo que seu pai sempre dirigia com ela no colo quando era criança e que isso era um hábito comum para sua família. Em novembro de 2006, Spears e Federline entram com um pedido de divórcio que só é finalizado em julho do ano seguinte.

2007 com certeza é um grande divisor de águas na história de Britney Spears. Em fevereiro, a cantora foi vista raspando a cabeça em um salão - fato que virou piada por muitos anos. Mais tarde, Britney disse que muitas pessoas raspam a cabeça e que ela só estava cansada e triste com o divórcio. Dias depois de sua visita ao cabeleireiro, a cantora agrediu um paparazzo e quebrou o carro do fotógrafo. Esse momento ficou marcado na mídia que, mais uma vez, correu para julgar a artista.

Britney Spears foi grande assunto da mídia em 2007
Britney Spears foi grande assunto da mídia em 2007

Janeiro a outubro de 2008: início e renovação da tutela

Tudo piora de vez quando, em janeiro de 2008, Britney Spears é forçada a se internar em uma clínica psiquiátrica após se recusar a devolver seu filho Jayden para o pai, após uma visita. Spears teria se trancado com o menino, com menos de dois anos, no banheiro por cerca de três horas. Na semana seguinte, Britney foi novamente internada à força, levando a corte americana a aprovar um pedido temporário de tutela.

De acordo com a legislação estadunidense, "o juiz deve nomear um tutor ou protetor para gerenciar assuntos financeiros e/ou pessoais da vida de outra pessoa devido à idade avançada ou por limitações físicas e mentais". Em fevereiro, seu pai Jamie Spears é nomeado tutor dos assuntos pessoais de Britney e co-tutor de suas poses e recursos financeiros. O advogado Andrew Wallet dividia o cargo com Jamie.

Mesmo sendo uma tutela temporária, o regime durou até o final de 2008, quando a corte aprovou o pedido do pai de Britney para ser tutor da filha por tempo indeterminado. Parte da decisão se deu porque a cantora estaria sendo manipulada por outras pessoas a tomar decisões ruins sobre seu dinheiro. Assim que conseguiu estender seu período de tutela, Jamie estipulou uma ordem de restrição a Sam Lutfi, antigo empresário e amigo de Britney.

britney for the record britney gif

Novembro de 2008: estreia de "Britney: For the Record"

O lançamento do documentário "Britney: For the Record" foi um dos primeiros indícios de que algo estava errado. No filme, a cantora falava sobre se sentir deprimida, não ser ouvida e nem levada a sério pelo seu time. Apesar de não mencionar exatamente o esquema de "tutela", fica nítido que a artista estava sendo privada de sua liberdade e que o controle do pai estava sendo mais nocivo do que qualquer outra coisa. Nesse momento, há o começo do que mais tarde seria conhecido como #FreeBritney, porém, os fãs não exigiam necessariamente o fim da tutela, mas maior autonomia para a cantora - principalmente no aspecto artístico e profissional.

Janeiro de 2019: Britney cancela residência em Las Vegas

Por anos, Britney continuou trabalhando, lançando alguns álbuns importantes, como "Femme Fatale" e "Glory", e até mesmo apresentando o reality show "The X-Factor". Tímidas menções foram feitas ao sistema de tutela, mas sempre sem muitos detalhes. Na época, uma de suas importantes conquistas foi a primeira residência em Las Vegas, em 2017, chamada "Piece of Me", na qual Britney fez quase 250 shows. Já no final de 2018, a cantora se preparava para a segunda residência, "Domination".

Porém, em janeiro de 2019, a cantora adia indefinidamente suas apresentações devido a "problemas de saúde de seu pai". É nesse momento que tudo muda em relação ao #FreeBritney. Em abril, Britney Spears foi internada por cerca de um mês em uma clínica psiquiátrica e, semanas depois, o podcast "Britney's Gram" soltou informações exclusivas de que, mais uma vez, a cantora estava lá contra a sua vontade. O podcast conversou com um advogado que dizia já ter trabalhado com a família Spears e o profissional alertou que Britney estava sendo ameaçada e que, se ela se recusasse a tomar a medicação que seus tutores queriam, eles adiariam a residência em Las Vegas - o que acabou acontecendo.

#FreeBritney: o cancelamento da residência em Las Vegas, em 2019, foi grande sinal de que algo estava errado
#FreeBritney: o cancelamento da residência em Las Vegas, em 2019, foi grande sinal de que algo estava errado

Setembro de 2019: pai de Britney renuncia de parte da tutela

Em maio de 2019, Jamie Spears tentou aumentar o controle sobre sua filha, abrindo um pedido para que sua tutela passasse a valer nos estados da Flórida, de Louisiana e no Hawaii - locais que Britney costumava visitar. Algumas semanas após essa iniciativa, boatos sobre os abusos de Jamie em relação à filha começam a dominar a mídia. Para aliviar a pressão, em setembro de 2019, ele decide renunciar à tutela pessoal de Britney, permanecendo responsável apenas pelos assuntos financeiros e pelo patrimônio da cantora. Em seu lugar entrou Jodi Montgomery, profissional especialista em regimes de tutela, responsável até hoje pelos assuntos pessoais de Spears.

Ainda em setembro, Kevin Federline, ex-marido de Britney e pai de seus filhos, disse que Jamie teria agredido o neto Sean, na época com 13 anos. De acordo com o TMZ, a família se envolveu em uma discussão calorosa, quando Jamie chegou a arrombar uma porta para agredir o filho de Britney e Kevin. Ainda segundo fontes do veículo, Britney teria agido da maneira correta, retirando rapidamente seus dois filhos do local.

#FreeBritney: o documentário "Framing Britney", de 2021, dá forças ao movimento
#FreeBritney: o documentário "Framing Britney", de 2021, dá forças ao movimento

Fevereiro de 2021: estreia de "Framing Britney"

Por muito tempo, o movimento #FreeBritney foi desacreditado por grande parte da mídia. Mesmo após diversas tentativas falhas dos advogados de Britney em retirar a tutela, muitos não acreditavam que a situação da cantora era realmente tão séria. Algo decisivo para mudar a mentalidade do público foi a estreia do documentário "Framing Britney", em fevereiro de 2021. Produzido pelo famoso jornal The New York Times, o filme conta a história do sistema de tutela de outro ponto de vista, escancarando algumas incoerências do regime.

A editora Liz Day diz uma frase que resume todo o propósito do documentário: "é um mistério: como alguém pode estar tanto em risco e ser incapaz de fazer suas próprias escolhas para justificar esse nível de proteção, enquanto ela está fazendo milhões de dólares em Las Vegas, se apresentando na televisão e trabalhando muito. Como essas duas coisas podem ser fatos simultâneos?".

Nem Britney, nem seu pai responderam às perguntas para o filme e, na semana após o lançamento, a cantora usou as redes sociais para aparentemente mandar uma indireta à produção: "Lembre-se, não importa o quanto você acha que sabe sobre a vida de alguém, isso não é nada comparado à realidade que a pessoa está vivendo por trás das lentes", diz legenda.

X factor us the x factor GIF - Find on GIFER

Junho de 2021: Britney Spears fala a verdade

Em momento histórico do #FreeBritney, Britney Spears revelou, pela primeira vez, sua versão sobre os últimos anos de tutela. Em 23 de junho, Britney prestou depoimento à juíza Brenda Penny, responsável por determinar se o controle sobre a cantora iria continuar. Em sua fala, que foi publicada com autorização de Spears, a artista revelou que é forçada a tomar remédios, não pode escolher quais médicos e terapeutas se consultar, é forçada a trabalhar e, ainda, não tem autorização de marcar uma consulta com sua ginecologista para retirar o DIU, mesmo querendo engravidar novamente.

Esses foram apenas alguns dos detalhes chocantes revelados por Britney que provaram, infelizmente, que a realidade era ainda mais grave do que parecia. Mesmo com a grande comoção de seu depoimento, em julho a corte americana negou o pedido da cantora e manteve seu pai no título de tutor de seus bens. Por outro lado, Britney teve autorização para escolher seu próprio advogado - já que até o momento o profissional era determinado pelos tutores.

Agosto de 2021: Pai de Britney Spears renuncia a tutela

O último grande passo do #FreeBritney aconteceu em 12 de agosto, quando Jamie Spears renunciou oficialmente da sua tutela sobre o patrimônio de Britney, não podendo tomar mais nenhuma decisão pela cantora. Apesar de ser algo positivo, o advogado de Britney, Mathew Rosengart, disse que ainda há muito pela frente e que pretende investigar Jamie por abuso de poder. Atualmente, o pai da artista disse que irá contribuir com a corte americana para que a transição para o próximo tutor seja tranquila.

Britney Spears
Fim da carreira de Britney Spears! Cantora não quer mais lançar álbuns novos: "Nunca vou voltar"
Britney Spears volta a assustar com vídeo estranho. Dessa vez, cantora quase mostra nude na cama
Exposed de Britney Spears: 5 fatos assustadores do livro de memórias da princesinha do pop
Britney Spears falou indiretamente sobre o aborto em "Everytime"? Detalhes do clipe chamam atenção!
ver todas as notícias de Britney Spears Ver + matérias
sobre
o mesmo tema