Disney e Pixar superados?
No mundo da animação, basta um novo filme ser anunciado para que todos os olhares se voltem para os estúdios indispensáveis do setor. Além da Disney, encontramos, é claro, o imbatível estúdio Pixar, bem como empresas famosas como a Dreamworks Animation e o lendário Studio Ghibli. Spielberg sempre se interessou por diferentes formas artísticas e rapidamente considerou a possibilidade de criar um estúdio de animação, assim como participou de inúmeros eventos do E3 ao longo dos anos.
Ele é um ávido conhecedor e adora se encantar por projetos que ninguém esperava ou quase ninguém. O diretor de "Jurassic Park" e "Indiana Jones" fundou sua própria produtora, a Amblin Entertainment (responsável pela animação Animaniacs), e também foi responsável por trazer o famoso repórter Tintim para um magnífico filme de animação em 2011, intitulado "O Segredo do Licorne". Infelizmente, esse filme não alcançou o sucesso esperado e a trilogia planejada nunca foi realizada.
A Viagem de Chihiro, o favorito de Spielberg
Ao longo de sua vida, Steven Spielberg sempre foi cativado pelo mundo da animação e é um grande fã da obra-prima de Katsuhiro Otomo: "Akira". Ele foi influenciado por esse filme de 1988 e ainda o considera um dos seus favoritos até hoje. Recentemente, ao ser questionado sobre sua opinião sobre outras obras, o diretor americano declarou: "Eu admiro especialmente o universo de Miyazaki, seu gosto e sua maneira de contar histórias. 'A Viagem de Chihiro' é um dos melhores filmes de animação já feitos. Poderia ser melhor do que qualquer filme da Disney que já vi. Foi uma verdadeira influência".
Como destaca o site Sensacine, o filme de animação poderia nunca ter saído do Japão. Felizmente, teve uma recepção crítica excelente, o que levou o estúdio a trabalhar para um lançamento internacional. Na época, a distribuição e dublagem das criações de Hayao Miyazaki estavam a cargo da Disney, mas naquela época, "Princesa Mononoke" era considerado muito adulto, o que fez com que os americanos demorassem a ver "A Viagem de Chihiro" chegar em suas terras. Foi um verdadeiro golpe de mestre: o filme ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação e influenciou muitos diretores, incluindo Spielberg. Até hoje, é o único filme estrangeiro a receber esse prêmio em sua categoria.
Por curiosidade, o filme é o maior sucesso japonês dos últimos 20 anos. Digamos que se você ainda não o viu, já sabe o que tem que fazer.