Entenda a polêmica envolvendo "Nos Tempos do Imperador" e "racismo reverso"
Publicado em 3 de setembro de 2021 às 14:19
Por Rahabe Barros | Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
"Nos Tempos do Imperador" recebeu críticas de internautas, que apontaram que a novela estava querendo aplicar o conceito "racismo reverso" em diálogo do casal Pilar e Samuel. Em cena, a mocinha sugere preconceito por ser branca e a autora da trama admitiu o "erro grotesco": "Pedimos muitas desculpas". Veja a repercussão!
Novela "Nos Tempos do Imperador" sofre críticas por polêmica de "racismo reverso" Novela "Nos Tempos do Imperador" sofre críticas por polêmica de "racismo reverso"© Divulgação, TV Globo
"Nos Tempos do Imperador" exibiu um diálogo entre os personagens Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes), em que a mocinha sugere ter sofrido preconceito por ser branca e seu namorado, que é negro, a apoia
"Como queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente", disse o personagem Samuel à Pilar em "Nos Tempos do Imperador"
Cena de Pilar e Samuel em "Nos Tempos do Imperador" repercutiu negativamente e internautas dispararam críticas, apontando que a novela estava querendo aplicar o conceito "racismo reverso"
Na época em que era passada a trama, bem antes de 1900, homens e mulheres negros eram segregados perante sociedade. No entanto, em "Nos Tempos do Imperador", Samuel e Pilar trocam beijos publicamente.
"São cenas como essa que viram verdades para pessoas desinformadas sobre o período da escravidão", criticou o  influenciador e ativista AD Junior
Thereza Falcão, autora de "Nos Tempos do Imperador", se manifestou e pediu desculpas, admitindo um "erro grotesco" na novela
"Na época, não contávamos com uma assessoria especializada, o que só aconteceu no ano passado, com a entrada do Nei Lopes. Hoje, assisto a muitas cenas com uma sensação muito longínqua", justificou a autora
Veja + após o anúncio

A novela "Nos Tempos do Imperador" levantou um debate recente nas redes sociais. Em cena transmitida pelo final de agosto, a trama exibiu um diálogo entre os personagens Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes), em que a mocinha sugere ter sofrido preconceito por ser branca e seu namorado, que é negro, a apoia.

Na cena, a personagem Pilar aparece conversando com Samuel sobre ter sido rejeitada na Pequena África, reduto de negros que buscam por proteção. "Só porque você é branca não pode morar na Pequena África? Como queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente", declarou o namorado.

Ativista aponta perigo: "Vira verdade para desinformados"

A cena repercutiu negativamente e internautas dispararam críticas, apontando que a novela estava querendo aplicar o conceito "racismo reverso".

"É muito perigoso. Essa cena vai morar na cabeça de milhares de pessoas. Um desserviço total", declarou o influenciador e ativista AD Junior em seu perfil pessoal do Instagram. "São cenas como essa que viram verdades para pessoas desinformadas sobre o período da escravidão", completou.

Famosos criticam cena em novela

Maria Rita, Fabrício Boliveira e mais artistas reagiram de forma negativa à cena. "Bastante vergonha", declarou Ícaro Silva. "Dá desânimo até de comentar", disse Teresa Cristina. "Inacreditável", escreveu Fabiula Nascimento.

Outra cena também surpreendeu os telespectadores. Na época em que era passada a trama, bem antes de 1900, homens e mulheres negros eram segregados perante sociedade. No entanto, em "Nos Tempos do Imperador", Samuel e Pilar trocam beijos publicamente.

"Quando vi a cena do beijo em via pública pensei 'algo de errado não está certo'. Quando que ia rolar um beijo desses nesse período e os transeuntes não iam fazer nada?", questionou um internauta. "Bola fora total! Uma cena que marca e deseduca. Lamentável", disse mais um. "Uma cena bizarra que nem de longe traduz o que viviam pessoas negras naquela época", acrescentou outro.

Autora de "Nos Tempos do Imperador" admite: "Foi péssimo"

Thereza Falcão, autora de "Nos Tempos do Imperador", se manifestou e pediu desculpas, admitindo um "erro grotesco" na novela. Ela concordou que o diálogo entre os atores foi "péssimo". "Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi em casa falei: o que foi isso?", recordou.

Ainda se justificando, Thereza disse que os primeiros capítulos da novela foram escritos entre 2018 e gravados, quase todos, em 2019. "Na época, não contávamos com uma assessoria especializada, o que só aconteceu no ano passado, com a entrada do Nei Lopes. Hoje, assisto a muitas cenas com uma sensação muito longínqua", explicou, citando o pesquisador de cultura afro-brasileira. "Mais uma vez pedimos desculpas pelo erro grosseiro como esse", completou.

Palavras-chave
Novela Polêmica Entretenimento Comportamento
Tendências
Todos os famosos
Últimas Notícias
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
4 de janeiro de 2024
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
4 de janeiro de 2024
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
4 de janeiro de 2024