Por Beatriz Vianna
10 dicas de podcasts empoderados para você ouvir
10 dicas de podcasts empoderados para você ouvir
Empoderamento não tem a ver só com o feminismo. É possível empoderar uma mulher, uma menina, uma pessoa negra, uma pessoa da comunidade LGBTQI+... ou seja, todos os grupos que são historicamente inferiozados na sociedade. Informação e conscientização são importantes. Por isso, aqui estão 10 podcasts mega empoderadores para você incluir na playlist!

Têm dias que a única coisa que a gente precisa é ouvir algo inspirador de alguém, né?! Felizmente, existem os podcasts para dar aquela empoderada de vez em quando. Sim, empoderar: dar poder a alguém por meio da conscientização e informação. E, como nem todo mundo é privilegiado pelo gênero, raça, classe social etc., o Purebreak trouxe 10 dicas de podcasts empoderadores para você começar a acompanhar agora!

1. "Mamilos"

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no "Mamilos", o podcast que propõe um "Jornalismo de peito aberto". E, de fato, o faz. São duas mulheres incríveis, a Cris Bartis e a Ju Wallauer, discutindo temas considerados tabus na sociedade machista onde vivemos. Depois de ouvir "Mamilos", acredite, você não vai querer se calar mais por nada!

2. "HQ da Vida"

Como a própria descrição diz, o podcast surgiu com o intuito de contar histórias da comunidade LGBTQI+, mas acabou estendendo as discussões para questões políticas, feministas, raciais e tudo mais. O "HQ da Vida" ainda conta o spin-off, "Doutora Drag", no qual uma professora e doutora de ciências da saúde discute política de forma didática.

3. "Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes"

Sim, este é baseado no livro de Elena Favilli e Francesa Carvalho. E é, literalmente, uma boa ouvir antes de dormir pra dar aquela aquecida no coração, viu?! Cada episódio, uma mulher incrível conta uma história inspiradora de sonhos, lutas e conquistas.

4. "Depois das 19"

Um podcast feito por pessoas negras para discutir temas importantes do cotidiano e compartilhar experiências. Cada semana tem um episódio novo, então é bom ficar ligado(a)!

5. "Conexão Feminista"

No "Conexão Feminista", a jornalista Renata Senlle e a escritora Heloisa Righetto discutem temas relacionados ao debate de gênero, como misoginia, prostituição, direitos reprodutivos, violência obstétrica etc.. Girl power total!

6. "Pretas Na Rede"

Sabe o empurrãozinho que você precisa pra enfrentar os monstros do dia a dia? O "Pretas Na Rede" é um podcast feito por três mulheres negras sobre temas corriqueiros, relacionamentos, questões familiares, profissionais, tudo!

7. "As Mathildas"

Cadê as cinéfilas de plantão? Vocês, como ninguém, sabem que esse ambiente pode ser extremamente tóxico aos que não são ~homens brancos~, né?! No podcast "As Mathildas", Iole Melo e Grecia Baffa trazem a perspectiva da mulher sobre o audiovisual de maneira divertida, com muita informação e discussões de gênero.

8. "Olhares"

Com uma pegada beeeem engajada, o podcast "Olhares" procura desconstruir a visão estereotipada do mundo sobre as mulheres, discutindo e opinando sobre vários temas.

9. "Todas As Letras"

Pra quem não é muito amante de podcasts longos, o "Todas As Letras" é ideal. Apresentado por Renan Sukevicius, o podcast discute temas ligados à comunidade LGBTQI+, quem está por trás de cada uma dessas letras e traz pra debate várias questões mega importantes.

10. "Imagina Juntas"

Pra terminar, no "Imagina Juntas" você vai encontrar discussões sobre os problemas da vida adulta, feminismo, relacionamentos, tudo e mais um pouco. Só galera empoderada e descontraída!

sobre
o mesmo tema