Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
Se você sonha com muita frequência um determinado assunto, eis alguns pontos que vão te deixar mais em alerta. O Purebreak e o Wemystic reuniram os mais recorrentes 8 cenários construídos pela mente do ser humano enquanto dormem e que precisam ser levar à sério. Acompanhe!

A psicanálise usa como base as teorias de seu fundador, Sigmund Freud. Em 1900, o cientista escreveu o livro "A Interpretação dos Sonhos", no qual defende a tese que todos os sonhos podem ser interpretados e que eles funcionam como o principal acesso ao inconsciente.

A partir deste princípio, ao longo de sua existência, a psicanálise mostrou diversas visões e interpretações para sonhos, levando em conta a prática clínica e inúmeras pesquisas teóricas. Com isso, se você sonha frequentemente com algum assunto, eis alguns pontos que vão te deixar mais em alerta. O Purebreak e o Wemystic te contam 8 cenários construídos em nossa mente enquanto dormimos e que precisamos levar à sério.

Conheça os 4 tipos de sonhos

Minha Festa de Noivado - #diáriodanoivacarollpadua

De acordo com a pesquisadora e membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Ilana Waingort Novinsky, existem quatro tipos de sonhos.

O primeiro sonho é mais consciente, de um acontecimento ou situação vivida no dia anterior. O segundo tipo, se refere a um conflito entre a posição do consciente e do inconsciente, enquanto o terceiro se caracteriza pela forma como conteúdos inconscientes interferem na consciência, com objetivo de modificá-la. Já no quarto, o mais raro, são aqueles nominados como "grandes sonhos". Eles desempenham o papel de orientar para uma fase da vida da pessoa, incluem sonhos de infância e também os mais decisivos.

Quais sonhos que devemos levar a sério?

1 - Que estamos caindo

Fall Of The American Dream GIFs - Get the best GIF on GIPHY

De acordo com o psicólogo Ian Wallace, sonhar que está caindo simboliza o medo de perder o controle. Porém, algumas coisas de nossas vidas, de fato, não podem ser controladas. Portanto, você deve fazer uma reflexão sobre em qual área da sua vida está se sentindo vulnerável ou reprimide como trabalho, finanças, relacionamentos, saúde, entre outras.

2- Com dentes caindo

Os 10 sonhos mais comuns durante o sono - Pretinho Básico

O subconsciente interpreta dentes como armas, o que indica força. Quando você sonha que seus dentes estão caindo, pode significar que se sente desarmade ou indefese no mundo real. Patricia Garfield, especialista em sonhos, defende que sonhar com queda de dentes também pode simbolizar raiva reprimida. Se você tiver esse sonho frequentemente, talvez seja a hora de se livrar de sentimentos negativos.

3- Esquecimento em prova ou na frente das pessoas

Tulla Tenho Provas GIF | Gfycat

Sabe aquele em sonho que te dá branco na hora de fazer um exame ou não nos lembramos das palavras quando nos apresentamos em público? Eles geralmente acontecem quando passamos por algum estresse antes de dormir ou quando estamos muito preocupades com alguma coisa. Se este for o seu caso, tire um tempo para descansar. Faça uma viagem sozinhe ou vá para um lugar silencioso.

4- Que estamos sem roupas

Vergonha Sumiu GIF - Vergonha Sumiu Sumir - Discover & Share GIFs

Neste sonho, você está em um lugar público pelade ou usando roupas inadequadas? Quando ele ocorre, é importante notar o que sentimos. Geralmente, são acompanhados por constrangimento ou vergonha. Isso pode significar que você está se sentindo vulnerável em um emprego ou relacionamento e tem medo de que os outros percebam sua fraqueza ou desvantagem.

Porém, caso você sinta orgulho de si quando tiver esse sonho, a interpretação é outra. Talvez você sinta falta de reconhecimento pelas suas qualidades.

5- Sendo perseguido

Top 30 Milho GIFs | Find the best GIF on Gfycat

Aquelas pessoas que costumam evitar conflitos, que não gostam de irritar os outros ou causar problemas, podem ter sonhos recorrentes que estão sendo perseguidas. Portanto, é essencial prestar atenção no que está te perseguindo. Costumam simbolizar uma emoção desagradável ou uma situação que você tenta evitar na vida real.

6- Com apocalipse ou catástrofes

Gifs de incendios | Gifs, Desastres naturales, Imagenes para estados

Estes sonhos podem simbolizar problemas pessoais que estão fora de controle ou quando se sente ameaçade por alguma coisa. Com certeza, os noticiários sobre atentados ou catástrofes nos deixam mais propensos a ter este tipo de sonho. Sonhar isso com frequência pode nos deixar com sentimento de vulnerabilidade.

7- Com atrasos

Find & Share on GIPHY

Sonhar que está correndo atrás de um ônibus ou trem, que está atrasado para alguma reunião importante, que perdeu um voo, entre outras situações, é muito comum. Este tipo de sonho pode estar simbolizando o medo de perder algo importante como um relacionamento, uma amizade ou a educação de um filhe.

Caso você esteja sobrecarregade e sem tempo para realizar suas atividades pessoais, seu subconsciente pode estar alertando que talvez seja o momento de reavaliar sua rotina e encontrar tempo para coisas realmente importantes.

8- Mortes ou ferimentos

Dead Zombie GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Do ponto de vista da Psicanálise, sonhar com pessoas próximas doentes ou morrendo não é tão ruim. O sonho pode estar mostrando um medo do futuro e de mudanças inevitáveis que acontecem com as pessoas ao nosso redor. Quando sonhamos com nossa própria morte, pode simbolizar que alguma coisa está morrendo e ficando no passado, dando espaço para coisas novas.

sobre
o mesmo tema