Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
O estresse do dia a dia e tantas outras situações conflitantes fazem com que as pessoas tenham vontade de simplesmente deixar tudo para trás e ir embora para longe dos problemas.

Às vezes, quando a vida fica difícil, um pensamento inevitável de querer desaparecer surge em nossa cabeça. O desejo de deixar tudo para trás, inclusive os problemas que nos tiram o sono à noite, aquela maré de obstáculos que nos impede de alcançar nossos objetivos. Se estiver deprimido, você pode sentir que não consegue fazer nada certo, e fantasiar sobre desaparecer antes de bagunçar ainda mais sua vida é um recurso comum. É muito tentador: você não deveria ter que explicar nada a ninguém, não teria que lidar com seu chefe idiota ou com a louça na pia. Não se trata tanto de sair de férias ou morrer, mas sim de fugir de situações difíceis ou de problemas futuros. Se você já sentiu isso, não está sozinho.

Eu quero desaparecer (mas não para sempre)

Esse estado de espírito afeta muitas pessoas. É uma distorção do pensamento de que fugir resolverá todos os seus problemas e é momentaneamente reconfortante imaginar que você tem a opção de escapar deles. O constrangimento ou o fato de estar errado também envolve uma sensação desconfortável de exposição que leva ao desejo de desaparecer. E tudo isso é acompanhado por uma resposta fisiológica que contribui para o desinteresse e o afastamento comportamental. As pessoas que não conseguem superar esse sentimento geralmente caem em depressão, ansiedade ou outras doenças mentais.

"Vou largar tudo e começar uma horta"

Quem nunca sonhou em quebrar os padrões de uma vida rotineira e cheia de grades? Quem nunca desejou uma vida simples, seja cultivando uma horta ou indo à praia para montar um bar? Como explicou a psiquiatra do SINEWS, Orlanda Varela, em um artigo da Traveler, "nossa rotina não tem espaço para ativar o modo prazer. Tudo isso nos sufoca e nos leva a nos rebelar: voltar ao básico, a uma felicidade menos artificial, porque no fundo somos prisioneiros de coisas supérfluas".

Por que isso acontece?

Estudos demonstram que o cérebro humano foi projetado para responder ao estresse de quatro maneiras básicas: lutar, congelar, desmaiar ou fugir. A resposta de luta envolve o enfrentamento agressivo de ameaças percebidas. A resposta de congelamento usa a quietude para evitar o perigo ou torna as pessoas incapazes de agir contra ele. A resposta de bajulação busca agradar a outra pessoa para evitar conflitos. E a resposta de fuga leva você a fugir de uma situação ameaçadora. "É a última, a fantasia de fuga, que é o mecanismo comum que alivia superficialmente alguma pressão de estresse", explicou a psicóloga clínica Therese Mascardo em outro artigo da VICE. Isso significa que fugir é simplesmente uma das maneiras pelas quais as pessoas reagem quando a vida fica difícil. Ela está embutida em nossos instintos de sobrevivência.

O que está realmente acontecendo?

Esse sentimento geralmente é uma indicação de que algo na vida de alguém não está funcionando corretamente e pode precisar de cuidados e atenção. As pessoas que dizem que querem desaparecer podem, na verdade, estar dizendo: sinto-me solitário e preciso de amor, sinto-me triste e preciso de conforto, sinto-me envergonhado e preciso saber que sou normal, estou cansado e preciso descansar ou sinto-me perdido e preciso de um sentido para a vida.

Soluções para este problema

Como vários psicólogos especializados recomendam, uma boa maneira de começar é conseguir algum espaço: em situações estressantes, afastar-se e tomar alguma distância por algum tempo pode ajudar a reduzir a sensação de estar sobrecarregado e desamparado. Descanse também: mesmo que a rotina não permita, o descanso é necessário para prosperar. Cochilos, férias e tempo não estruturado podem proporcionar melhor produtividade a longo prazo.

Rir, brincar e se movimentar é o melhor antídoto: fazer atividades que nos envolvam ajuda a acalmar a ansiedade. Os benefícios do movimento não se limitam à perda de peso - fazer exercícios ou caminhar é bom para reduzir o estresse. E, por fim, outra coisa que as pessoas podem fazer quando se deparam com o desejo de desaparecer é enfrentar o problema de frente. Ou seja, identificar e abordar diretamente o que faz com que você queira "desaparecer".

sobre
o mesmo tema