Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Falar de transtornos mentais ainda é um tabu na sociedade. Discutir esse tema é necessário pois é a única maneira de entendermos a importância e a agravidade desse assunto.

"Estou muito estressada ultimamente, mas deve ser porque estou fazendo muita coisa". "Tenho me sentido ansiosa constantemente, mas acho que é apenas coisa de momento". Frases como essas são muito comuns entre pessoas que têm algum tipo de transtorno mental mas acham que estão apenas passando por uma fase ruim - que, no fim das contas, não passa.

Falar sobre transtornos mentais tem se tornado algo mais comum na nossa sociedade, mas ainda estamos longe de poder dizer que esse tema não é mais um tabu. Muitas pessoas sofrem com diferentes tipos de distúrbios psicológicos diariamente, mas, como não têm a real noção do problema, acham que é apenas "coisa da sua cabeça". Porém, não é bem assim! Se você quer entender melhor esse assunto, veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre os transtornos mentais!

O que é transtorno mental?

O transtorno mental é caracterizado por uma disfunção da atividade do cérebro que impacta diretamente a cognição, o emocional e o comportamento de uma pessoa. Tudo isso acaba afetando o humor, a concentração, a memória, o raciocínio e o comportamento no geral. Muitos fatores podem desencadear um transtorno mental, até mesmo doenças físicas. É por isso que não tem distinção de idade: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos podem sofrer com distúrbios mentais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 86% dos brasileiros têm algum tipo de transtorno mental, como ansiedade e depressão.

Quais são os transtornos mentais mais comuns?

Existe uma grande variedade de transtornos mentais. Um dos mais comuns é a ansiedade, que vai muito além de uma simples sensação de angústia. A ansiedade causa uma forte instabilidade emocional e um constante estado de preocupação. A angústia é tão intensa que chega ao ponto de atrapalhar a rotina e impedir que determinadas atividades sejam realizadas. Em momentos de crise, o paciente com ansiedade pode sentir dores físicas no peito e falta de ar, além de outros sintomas.

Outro transtorno mental frequentemente diagnosticado é a depressão, caracterizada pela tristeza profunda sem causa aparente e por sentimentos negativos no geral. A pessoa com depressão costuma apresentar falta de energia e disposição, insônia, alteração de apetite, fadiga e dificuldade de concentração.

O transtorno bipolar, por sua vez, é caracterizado por episódios de humor que se alternam entre depressivo e maníaco/eufórico. Já o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é um distúrbio causado por uma grande obsessão que causa pensamentos intrusivos e uma enorme necessidade de realizar repetições. Um bom exemplo é quando a pessoa sente necessidade de lavar as mãos muitas vezes por achar que elas estão sujas, mas, na verdade, elas estão limpas. Existem ainda muitos outros transtornos, cada um com suas particularidades.

Como é feito o diagnóstico de um transtorno mental?

Apenas profissionais especializados em saúde mental podem diagnosticar doenças mentais. A pessoa que apresenta os sintomas de qualquer distúrbio mental precisa ser levada a um psicólogo, psiquiatra ou psicanalista. O profissional vai fazer uma avaliação cognitiva e emocional por meio de uma entrevista, além de levar em conta o histórico clínico e familiar do paciente.

Como é o tratamento de um transtorno mental?

Cada pessoa precisa de um tratamento diferente. Isso acontece porque os transtornos mentais são problemas silenciosos e que se manifestam de formas distintas dependendo do individual de cada um. Algumas pessoas têm níveis mais brandos e outras têm casos mais sérios. Além disso, a causa que levou ao distúrbio também influencia na forma que ele será tratado. Em determinados casos, apenas a terapia é o suficiente. Já em outros, pode ser necessário utilizar algum medicamento para ajudar no tratamento.

Vale ressaltar que fazer terapia não é indicado apenas para pessoas com transtornos mentais: qualquer pessoa se beneficia MUITO com ajuda psicológica! Por fim, é importante lembrar que corpo e mente estão interligados. Por isso, manter seu corpo saudável é uma boa maneira de tratar e também prevenir transtornos mentais. Manter uma alimentação de qualidade e praticar exercícios físicos, por exemplo, são atitudes que não só fazem bem para o seu corpo como também impactam a sua mente de forma positiva, te deixando mais saudável, disposto, concentrado e até mesmo feliz!

sobre
o mesmo tema