Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
A limpeza de nossas casas é um hábito indispensável para manter um ambiente higiênico e seguro para nós. Existem tarefas que devem ser realizadas continuamente e rotineiramente para evitar adoecermos e infestações de pragas indesejadas.

Lavar a louça, retirar o lixo, descartar restos de comida, varrer, passar pano e aspirar são atividades domésticas que, como adultos, devemos fazer obrigatoriamente para manter a casa organizada e com um bom aroma.Os hábitos de limpeza variam muito de acordo com a educação das pessoas, bem como seus costumes, recursos e disponibilidade de tempo. É possível que você já tenha se perguntado quantas vezes deve lavar seu banheiro, se é necessário fazer isso diariamente e como mantê-lo limpo por mais tempo.

Hoje falaremos sobre o que a ciência diz a respeito e como você pode mantê-lo limpo.

Existem itens que precisam ser lavados frequentemente, como pratos e utensílios de cozinha, para evitar a aparição de baratas, formigas, moscas e outros insetos indesejados. Mas outros lugares podem esperar um pouco mais, como os banheiros. É perigoso usar um vaso sanitário e não fechar a tampa? A resposta que vamos compartilhar pode surpreendê-lo.

O que a ciência diz sobre isso?

Segundo a prestigiada revista científica Nature, cada vez que você usa um banheiro com descarga, são gerados aerossóis perigosos, que transportam micro-organismos patogênicos presentes nas fezes, urina e outros fluidos corporais.

Em um estudo conduzido pelo Dr. Juan P. Criminaldi e colaboradores, descobriu-se que os aerossóis mencionados são capazes de transmitir doenças infecciosas, como o SARS-CoV-2, influenza e norovírus. Vasos sanitários com descarga emitem aerossóis que propagam patógenos contidos nas fezes, mas pouco se sabe sobre a evolução espaço-temporal dessas colunas ou as velocidades com que são transportadas.

No estudo, os pesquisadores utilizaram luz laser para iluminar os aerossóis expelidos, quantificaram o movimento das colunas que emanam de um vaso sanitário comercial do tipo fluxômetro e usaram o movimento das partículas de aerossol para calcular os campos de velocidade do fluxo associado. A descarga do vaso sanitário produz um jato forte e perigoso com velocidades superiores a 2 m/s; esse jato transporta aerossóis a alturas de até 1,5 m dentro dos 8 segundos após iniciar uma descarga. Essa informação deve ser considerada e utilizada por engenheiros e arquitetos focados em vasos sanitários, pois isso permitirá maior segurança nos banheiros e reduzirá a propagação de micro-organismos patogênicos.

Quantas vezes é ideal lavar o banheiro?

De acordo com a Dra. Kelly Reynolds, pesquisadora do Exposure Science and Risk Assessment Center (ESRAC) na Universidade do Arizona, o recomendável é que você lave seu banheiro pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, você pode garantir que micro-organismos perigosos, como bactérias, fungos e vírus, não se proliferem de maneira perigosa para você e seus familiares.

Essa limpeza deve ser profunda, incluindo superfícies como o chão, as paredes, a pia, o vaso sanitário e outras superfícies que sujam facilmente (como espelhos). Com isso, você evitará o crescimento de organismos perigosos, acúmulo de calcário e sujeira.

Esperamos que essas dicas sejam muito úteis para você, desejamos-lhe uma boa tarde e um excelente início de semana.

sobre
o mesmo tema