Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
  • VS
Nas últimas décadas, o mundo dos super-heróis ganhou destaque no cinema com as franquias da Marvel e da DC. Analisamos as pontuações de seus filmes para entender como evoluíram e como são percebidos por críticos e espectadores, revelando diferenças notáveis na recepção e na consistência de cada universo cinematográfico.

Já se passaram 15 anos desde que 'Homem de Ferro' abriu as portas do Universo Cinematográfico da Marvel. Robert Downey Jr. alcançou um sucesso estrondoso e com ele começou uma saga de filmes interconectados que conseguiram captar a essência dos quadrinhos originais.

Por outro lado, a história dos filmes da DC remonta a 1951, mas quisemos focar na fase que começou em 2005, com a estreia de 'Batman Begins', por ser a que marca o início da modernização da DC. Poderíamos ter começado com 'Homem de Aço', que marcou o início do Snyderverso, mas escolhendo a anterior homogeneizamos mais as datas em relação à Marvel.

Porque o que queríamos fazer era comparar como evoluíram os filmes de ambos os universos de acordo com as pontuações alcançadas por cada um deles. Que comece a batalha.

Críticos de um lado, espectadores do outro

Uma consideração inicial: tomamos as pontuações de duas fontes diferentes. Uma é o IMDb, que representa a média das classificações dadas pelos espectadores. Outra é o Metacritic, que por meio de sua pontuação Metascore representa uma média da crítica profissional agregada. Essa é a pontuação que escolhemos dentro do Metacritic.

Resumo: IMDb, notas dos espectadores. Metacritic, notas dos críticos.

Neste primeiro gráfico temos todos os filmes destes períodos, por ano de estreia e pontuação. Destacamos alguns títulos, mas você pode posicionar o cursor sobre cada ponto, ou clicá-lo, para ver a que título se refere. As pontuações são as do IMDb.

DC versus Universo Cinematográfico da Marvel: notas dos espectadores

Qual é melhor: Marvel ou DC?
Qual é melhor: Marvel ou DC?

Neste segundo gráfico estão os mesmos valores, mas com as pontuações do Metacritic. Observam-se algumas mudanças: a crítica avalia pior os filmes da DC do que os seus espectadores, enquanto que com os da Marvel ocorre o mesmo, mas em um nível muito mais leve.

Ambas concordam que 'Jonah Hex' é o pior filme da DC, enquanto que o pior da Marvel é muito mais recente: 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania'.

Não é surpreendente que a crítica profissional tenda a ser mais conservadora nas pontuações dos filmes. Mas há exemplos notáveis de como, em algumas ocasiões, a crítica profissional está muito distante das avaliações dos espectadores, algo que vimos recentemente com as grandes diferenças entre as pontuações de 'Super Mario Bros. O Filme'.

Por isso criamos este gráfico, onde você pode ver a pontuação da crítica (preto), a dos espectadores (amarelo) e a diferença entre ambas.

Há casos notáveis: quase sempre é a crítica que dá piores pontuações, mas há exceções. 'Superman Returns' e 'Pantera Negra' foram muito melhor avaliados pelos críticos do que pelos espectadores. Neste último caso, o review bombing ao qual foi submetido explica essa diferença.

E dentro da tendência habitual, a maior diferença entre ambas as pontuações é a de 'Coringa', que tem um respeitável 8,4 no IMDb... mas apenas 5,9 no Metacritic.

Dois pontos e meio de diferença que talvez se expliquem pela forma como o filme convenceu um público que não se apegou às críticas mais habituais dos críticos: inspirar-se em alguns filmes de Scorsese dos anos setenta e oitenta, como 'Taxi Driver' ou 'A Cor do Dinheiro', que consideravam já terem sido feitos e não necessitarem de outra versão.

Outra leitura que se pode fazer destes gráficos é que, nestas últimas duas décadas, a Marvel consegue pontuações mais altas e mais estáveis, tanto de críticos quanto de espectadores, para seus filmes. A DC, por outro lado, não só tem uma média mais baixa, mas também tem uma evolução um pouco mais errática.

MCU: nível médio superior e mais estável

A maior coesão do Universo Marvel desde o início, com um plano para todos os filmes futuros e constantes referências entre eles, com momentos de culminação, é algo que pode explicar essa diferença entre as duas franquias.

Com a DC, os filmes que melhor funcionaram para o público (não para a crítica) têm sido os dirigidos por Zack Snyder, algo que explica a grande disparidade de notas em seus trabalhos: 'Homem de Aço', 'Batman vs Superman' ou 'Liga da Justiça' conseguiram pontuações bastante melhores para o público do que para a crítica, com 1,6, 2 e 1,6 pontos de diferença, respectivamente. O escasso apreço da crítica por Snyder provoca esse desequilíbrio.

E também explica a disparidade de notas entre os filmes da DC a sensação de que cada filme tem direções e abordagens distintas, em contraste com uma Marvel muito mais sólida e homogênea, razão que contribui para que alguns filmes da DC agradem muito ('Coringa', 'O Cavaleiro das Trevas' ou 'Mulher-Maravilha') em contraste com outros que saem mais prejudicados ('Jonah Hex', 'Lanterna Verde' ou 'Esquadrão Suicida').

sobre
o mesmo tema