Eles são ricos, bonitos e famosos, mas isso não os faz menos humanos. Personalidades também sofrem de alergias a substâncias ou grupos alimentares

A busca incessante por um estilo de vida saudável e ativo levou muitas pessoas a mergulharem no universo dos exercícios físicos. No entanto, um aspecto muitas vezes negligenciado dessa jornada rumo à saúde é a relação complexa e, por vezes, surpreendente entre intolerância alimentar e a prática esportiva . Pensando nisso, exploraremos essa fascinante conexão, destacando casos notáveis de famosos que enfrentam alergias alimentares e sua relação com o exercício.

Intolerância alimentar

A intolerância alimentar é uma condição que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela ocorre quando o sistema digestivo de uma pessoa tem dificuldades em processar determinados alimentos ou componentes alimentares. Diferentemente das alergias alimentares, que envolvem uma resposta imunológica do corpo, essa resposta do organismo à ingestão de determinados alimentos está geralmente relacionada a problemas digestivos.

Os sintomas podem variar amplamente, desde desconforto gastrointestinal leve, como inchaço e gases, até sintomas mais graves, como dores abdominais e diarreia. No entanto, a condição não costuma causar reações alérgicas graves, como anafilaxia, comuns em alergias alimentares.

Como descobrir uma alergia?

Descobrir uma alergia alimentar ou qualquer outro tipo de alergia pode ser um processo desafiador, mas fundamental para a saúde e o bem-estar. O primeiro passo é reconhecer e identificar os sintomas que podem estar relacionados a esse problema.

Os sintomas de alergias alimentares podem variar, mas geralmente incluem coceira, inchaço, erupções cutâneas, desconforto gastrointestinal, náuseas, vômitos, diarréia, congestão nasal, espirros, tosse, falta de ar e até mesmo reações graves, como anafilaxia. Em seguida, o ideal é agendar uma consulta com um médico ou alergista. Eles são especialistas nesse tipo de condição e podem conduzir uma avaliação médica completa.

Com base na avaliação inicial, o médico pode recomendar testes específicos.

Os exames mais comuns incluem testes cutâneos e exames de sangue. Nessa primeira categoria, pequenas quantidades das substâncias suspeitas (alérgenos) são aplicadas na pele para verificar se há uma reação alérgica. Caso seja confirmada, é essencial evitar o alérgeno desencadeante. Se for uma alergia alimentar, isso significa que o paciente deve ler rótulos de alimentos, fazer perguntas em restaurantes e estar atento a possíveis contaminações cruzadas.

E vale ressaltar que se você tiver uma alergia alimentar grave, como a amendoim, seu médico pode prescrever uma injeção de epinefrina (adrenalina) para uso em caso de reações mais graves.

Falando nisso, quais são as alergias alimentares mais comuns?

  • Amendoim;
  • Noz;
  • Soja;
  • Lactose;
  • Trigo;
  • Frutos-do-mar.

Inclusive, há famosos mundialmente conhecidos que sofrem com essa resposta exagerada e excessiva do sistema imunológico a determinados ingredientes. Vamos ver alguns exemplos a seguir!

Famosos que sofrem com intolerância alimentar

Fabíula Nascimento

Fabíula Nascimento já declarou ser alérgica ao camarão. Essa intolerância a animais com conchas ou carapaças exige que ela esteja constantemente atenta à sua dieta, especialmente quando participa de eventos sociais ou festas onde eles estão como opção no cardápio.

Joshua Jackson

O ator Joshua Jackson, conhecido por seus papéis em Dawson's Creek e Fringe, é alérgico a amendoim, uma intolerância alimentar que pode exigir precauções rigorosas em relação à sua dieta e ao ambiente em que se encontra.

Halle Berry

Halle Berry enfrenta uma alergia aos frutos-do-mar, o que significa que ela deve evitar cuidadosamente esse grupo de alimentos em sua dieta. Como o camarão, que contém várias proteínas alergênicas, sendo uma das mais conhecidas a tropomiosina.

Ariana Grande e Suzanna Freitas

Ariana Grande e a criadora de conteúdo digital brasileira, Suzanna Freitas, lidam com uma alergia às bananas, o que requer estar sempre atenta à presença desse fruto em sua alimentação. E caso você esteja se perguntando, essa intolerância à banana pode ser desencadeada por várias proteínas presentes na fruta. Duas das mais específicas encontradas que são conhecidas por causar alergias são: da Quitinase e do Látex.

Serena Williams

A mundialmente famosa tenista Serena Williams revelou sua alergia a amendoim, uma condição que a torna extremamente consciente de sua dieta e das escolhas alimentares durante os torneios.

Existe relação entre intolerância alimentar e exercícios físicos?

Já que estamos falando de atletas que sofrem com esse problema, é preciso ver mais detalhes sobre a ligação entre intolerância alimentar e exercícios físicos, certo? Vamos lá! Você sabia que a prática de exercícios físicos, por si só, pode ter um impacto direto e às vezes inesperado na manifestação e na intensidade dos sintomas de intolerância alimentar?

A verdade é que algumas pessoas podem experimentar um aumento nos sintomas digestivos durante ou após o treino, o que pode ser atribuído a vários fatores.

  • Alterações na permeabilidade intestinal

Durante o exercício intenso, especialmente atividades de longa duração e intensas, como corrida de resistência ou pedalar (em bikes comuns ou bicicletas ergométricas), a permeabilidade intestinal pode aumentar temporariamente. Isso pode permitir que partículas alimentares não digeridas entrem na corrente sanguínea, desencadeando uma resposta imunológica e agravando os sintomas da intolerância alimentar.

  • Consumo de alimentos inadequados

Um estudo realizado pela Athletic mostra que 70% das pessoas não têm acompanhamento nutricional com um profissional, o que pode provocar sérios problemas, principalmente se a pessoa faz exercícios físicos de alto rendimento. Muitas vezes, as pessoas consomem alimentos antes ou durante as atividades físicas para obter energia e sustentação.

No entanto, se esses ingredientes forem desencadeadores de intolerância alimentar, a atividade física pode intensificar os sintomas, tornando a prática esportiva desconfortável e desafiadora.

  • Hidratação e intolerância

A desidratação é comum durante o exercício, e a ingestão inadequada de água pode piorar os sintomas digestivos. Além disso, algumas bebidas esportivas e suplementos usados por atletas podem conter ingredientes que desencadeiam intolerâncias alimentares em algumas pessoas.

Por fim, é importante lembrar que as alergias alimentares podem variar em gravidade, e algumas pessoas podem ter alergias múltiplas. Se você ou alguém que você conhece suspeita de uma alergia alimentar, é fundamental buscar orientação médica para um diagnóstico preciso e um plano de manejo adequado.

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema