João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
9 Fotos
Veja as fotos!
A gente está cansado de ouvir as pessoas falando o quanto a prática de exercícios físicos é crucial na perda de peso e para a melhora da nossa saúde. Mas, além de ter esse grande ponto positivo, existem várias vantagens que o realização constante dessas atividades pode oferecer para a sua vida, que poucas pessoas sabem. Por isso, reunimos 5 benefícios trazidos pela prática de exercícios físicos nesta matéria.

Exercício físico é essencial para uma rotina saudável e para manter uma boa qualidade de vida. Mas se engana quem acredita que isso só se dá por conta do controle do peso do nosso corpo que acontece pela perda de calorias durante a prática. Na verdade, as vantagens de se fazer atividade física não se resumem a isso. Há pelo menos outros 5 bons motivos para começar a se exercitar, desde a promoção da saúde mental até uma melhora na autoestima. Lembrando que é sempre válido procurar um bom profissional da área, para se cuidar da forma certa.

1 - Promove a saúde mental

You Are Valid Hug GIF - You Are Valid Hug Hugs GIFs

A prática de exercícios físicos libera muitos hormônios ao final da atividade. Entre eles, estão os famosos endorfina e serotonina, responsáveis por trazer uma sensação de recompensa e bem-estar. É por isso que temos aquela sensação de prazer quando terminamos algum exercício físico. Tais substâncias químicas são muito importantes para o nosso corpo, e ao termos essa sensação com essas atividades, somos capazes de deixar de lado várias outras fontes de prazer que podem nos fazer mal a longo prazo.

Além disso, psicólogos e psiquiátricas entendem que a exercício físico é essencial para a nossa saúde mental - mesmo que ela não substitua terapia. Pessoas ansiosas, por exemplo, ao gastar bastante energia em atividades e liberar endorfina e serotonina, conseguem controlar melhor suas crises e o sentimento de ameaça constante.

2 - Traz benefícios para a memória

happy inside out GIF by Disney Pixar

Para es esquecides, esse é um ótimo motivo para começar a fazer exercícios físicos. A pratica dessas atividades promove um aumento na nossa frequência cardíaca, ajudando a oxigenação do cérebro. Isso acaba impulsionando o fluxo sanguíneo no local, estimulando o cerebelo e o hipocampo. O primeiro é responsável pela coordenação motora, e o segundo é relacionado à memória e ao aprendizado. Se liga, Dory!

3 - Melhora a qualidade do sono

Spongebob Squarepants Patrick Star GIF - Spongebob Squarepants Patrick Star Sleeping GIFs

E a solução para a insônia pode ter a ver com praticar atividades físicas. Elas ajudam você a dormir mais rápido, descansar melhor e ter um sono mais profundo e de qualidade. Além de trazer os benefícios para questões relacionadas a saúde mental, como falamos acima, se exercitar fará com que seu corpo gaste bastante energia e se sinta cansado mais tarde. Por isso, o sono aparece naturalmente à noite.

4 - Te deixa com mais energia

So Excited Reaction GIF

Consequentemente, ao melhorar seu sono, você com certeza estará mais disposto no dia seguinte. Mesmo que o exercício físico gaste bastante energia do seu corpo, a prática constante dele fará com que você sinta todos os hormônios do prazer agindo no seu corpo e fique bem mais animado para o seu dia a dia.

5 - Ajuda na autoestima

I Love Me Mirror GIF - I Love Me Mirror Reflection GIFs

Como já dito, a liberação das substâncias químicas produzidas pelo nosso próprio corpo ajuda a trazer uma sensação de bem-estar geral e prazer ao fim da atividade física. Além disso por si só te deixar bem melhor consigo mesmo, ver a si mesmo conseguindo por em prática uma rotina disciplinada que trará uma ótima qualidade de vida para você fará com que você fique feliz com o seu progresso.

sobre
o mesmo tema