Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
BLACKPINK foi alvo de polêmica nesta segunda-feira (11) após jornalista da Rolling Stone publicar texto com comentários ofensivos às integrantes. Apesar de grande parte de matéria elogiar o quarteto de K-pop, em um dos parágrafos, o crítico aponta que Jisoo não é tão talentosa e ainda faz "elogio" com contação xenofóbica a Lisa. A Rolling Stone editou parte do texto, mas ainda não se pronunciou. Confira!

O BLACKPINK virou assunto nas redes sociais nesta segunda-feira (11) por um motivo nada legal. A versão sul-coreana da Rolling Stone, revista que as meninas já foram capa, publicou no fim de semana uma crítica sobre o trabalho do girlgroup de K-pop, analisando não só as atividades como quarteto, mas cada integrante individualmente.

O jornalista Kim Young-dae, responsável pelo texto, elogia bastante o BLACKPINK, que está com comeback confirmado para o próximo mês. Porém, em alguns comentários, Young-dae é extremamente polêmico, colocando em dúvida o talento de Jisoo e até mesmo usando palavras racistas para descrever Lisa, integrante tailandesa do BP.

Confira o que foi dito pela Rolling Stone e a reação dos BLINKS, que exigem um pedido de desculpas para as idols, com as hashtags "APOLOGIZE TO JISOO" e "RESPECT LISA".

Jisoo é criticada pela Rolling Stone: "Não é a melhor"

Em longo texto publicado por Kim Young-dae, o jornalista fala sobre cada uma das meninas do BLACKPINK. No parágrafo em que se refere a Jisoo, protagonista do K-drama "Snowdrop", ele é ofensivo na escolha de palavras. O erro foi provavelmente notificado pela Rolling Stone já que, atualmente, a matéria está editada. Porém, sites que registram histórico de edições - e, claro, prints dos fãs - não deixam escapar os comentários debochados, que atingem a artista.

Em texto original, Young-dae fala: "Ela é a integrante que está em constante evolução, mais do que qualquer outra. Ela nunca exagera. Como vocalista e dançarina, ela pode não ser a melhor do grupo, mas cresceu muito". Na versão atual, a última frase foi retirada do texto.

Lisa, do BLACKPINK, é vítima de xenofobia

Quem também não escapou dos comentários ofensivos foi Lisa que, assim como Rosé, não nasceu na Coreia do Sul. Porém, diferente da cantora de "On The Ground", Lisa não tem familiares próximos do país do K-pop, sendo nascida e criada na Tailândia.

O jornalista da Rolling Stone chega a mencionar os diversos talentos da artista - como a sua inegável presença de palco. Entretanto, em um momento cita: "a beleza exótica de Lisa", o que tem uma conotação extremamente xenofóbica. "Sua presença única, encantadora e aparência exótica intensificam sua identidade como artista solo [...] ela é extremamente natural, não parecendo uma integrante estrangeira", escreveu Kim.

Rolling Stone pede desculpas ao BLACKPINK

Parece que a pressão dos BLINKS fez efeito. Na última quarta-feira (13), três dias após a publicação do texto, a Rolling Stone Coreia fez um pronunciamento oficial pelo Instagram, se retratando pela matéria, com frases ofensivas ao BLACKPINK.

"Nós ouvimos, lemos e levamos em consideração todos os seus argumentos a respeito da última coluna sobre o BLACKPINK. Nós deveríamos ter nos atentado para a escolha inapropriada de palavras e do contexto, que levou para uma má interpretação do texto. Vamos tomar medidas para que coisas assim não aconteçam novamente", diz a revista em parte do post.

No comentário, es fãs ainda exigem um pedido de desculpas nominal, citando Lisa e Jisoo - as principais ofendidas pela matéria.

BLACKPINK
Vídeo: problema de saúde faz Jennie abandonar show do BLACKPINK e deixa fãs preocupados
K-Pop: Rosé, do BLACKPINK, namorando? YG emite comunicado sobre rumores
Após show histórico no Coachella, BLACKPINK anuncia datas de turnê em estádios
Jisoo, do BLACKPINK, lança álbum solo "ME". Assista clipe de "FLOWER"
ver todas as notícias de BLACKPINK Ver + matérias
sobre
o mesmo tema