Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
O BTS está sendo acusado de plagiar a música "You Got Me Down", lançada em 2020 por Luca Debonaire, e a trilha sonora do jogo japonês "Monster in My Pocket". O dono do hit de videogame acredita que "Butter" é uma coincidência: "Eu, o compositor original, não disse uma palavra". O grupo de K-Pop se manifestou pela 1ª vez através da agência Big Hit Music. Veja a declaração oficial!

O BTS só confirmou ainda mais o fenômeno que é com "Butter", a sua segunda aposta em inglês. No entanto, apesar dos recordes impressionantes que eles conseguiram com a música, o grupo de K-pop está sendo acusado de ter plagiado a trilha sonora do jogo japonês "Monster in My Pocket" e uma canção do artista holandês Luca Debonaire.

Música quase igual à "Butter" virou debate na web

Nas comunidades online sul-coreanas, diversas pessoas apontaram que "Butter" soa muito parecido, quase igual, a uma canção de Luca Debonaire. A faixa, intitulada "You Got Me Down", foi lançada em 2020, um ano antes do BTS.

O debate entre internautas e fãs do grupo foi bem acalorado pelas redes sociais, mas, ao que parece, tudo não passou de uma coincidência total. É que Luca Debonaire aparentemente comprou a melodia lançada em 2019 por Sebastián García, listado como um dos compositores de "Butter", junto com RM do BTS. Ouça a comparação:

BTS é acusado de plagiar música "You Got Me Down"

Agência do BTS se manifesta pela 1ª vez sobre plágio

Com tamanha polêmica, a agência Big Hit Music emitiu comunicado assegurando não existir nenhum problema com os direitos autorais, afastando de vez as acusações de plágio.

"Está confirmado que não há problemas de direitos autorais em relação a 'Butter'. A música foi finalizada e lançada após todos os compositores confirmarem que não há problemas com a canção. Estamos cientes dos questionamentos sobre os direitos autorais, e os direitos musicais pertencem a 'Butter'", afirma a nota, enviado pela agência responsável pelo BTS.

"Butter" é comparado à trilha de jogo japonês

Mas essa não é a primeira vez que "Butter" ganha comparações com outra música. O BTS também foi acusado de supostamente ter copiado a trilha sonora de "Monster in My Pocket", um videogame na plataforma NES. Neste caso, nada impede que o grupo tenha feito um sample famoso, modificando uma melodia original, não é mesmo?

Kojo Nakamura, um dos compositores originais da música de fundo do jogo japonês, comentou sobre acusações contra o BTS.

"Quando eu escutei, achei definitivamente semelhante, mas acho que é apenas uma coincidência ouvir uma melodia semelhante. No contexto do artigo, foi alegado que as duas músicas 'não estavam no nível de amostragem, mas soam exatamente iguais', mas eu, o compositor original, não disse uma palavra (...) Mas é muito interessante que o BGM que fiz está se tornando um assunto quente", declarou Nakamura. Ouça!

"Butter", de BTS, é comparado a trilha sonora de jogo japonês

Acharam as canções parecidas com "Butter"?

BTS
BTS retrospectiva 2023: 20 momentos marcantes do grupo de K-Pop esse ano
BTS se reúne pela 1ª vez após hiato! RM, Jimin, V e Jungkook estão oficialmente com cabeça raspada. Veja!
Jungkook (BTS) aparece de cabeça raspada em live antes de ir para o exército e choca fãs
Alistamento de Jungkook, Jimin e Taehyung (V) já tem data! Saiba quando o BTS vai para o exército
ver todas as notícias de BTS Ver + matérias
sobre
o mesmo tema