Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Uma influencer italiana foi condenada a pagar mais de R$ 5 milhões após uma polêmica envolvendo dinheiro desviado, que deveria ir para a caridade. Chiara Ferragni tentou se explicar.

Chiara Ferragni, uma das maiores influenciadoras de moda do mundo com quase 30 milhões de seguidores, está enfrentando a maior polêmica de sua carreira. A italiana foi multada em mais de um milhão de euros (aproximadamente 5,5 milhões de reais) por "prática comercial incorreta". O motivo? Uma parceria com a Balocco, uma marca de pães e panetones, que prometeu vender produtos para fins de caridade.

Entenda a polêmica envolvendo Chiara Ferragni

A controvérsia começou quando Ferragni e a Balocco lançaram um pandoro (um tipo de panetone sem frutas) em edição limitada. Na época, a publicação de Chiara insinuava que a renda obtida com a venda dos produtos seria doada ao Hospital Regina Margherita, em Turim.

A venda superou 1 milhão de euros. Contudo, uma investigação das autoridades italianas revelou que a doação já havia sido feita pela Balocco meses antes da colaboração com Chiara, num valor de 50 mil euros. Assim, as vendas dos panetones com o símbolo da influenciadora não contribuíram de fato para o montante doado à instituição.

Chiara é condenada a pagar multa por "mal entendido"

A Autoridade Italiana de Concorrência e Garantia do Mercado (AGCM) alegou que as empresas Ferragni "deram a entender aos consumidores que, ao adquirirem o pandoro da Balocco com o nome da influenciadora, estariam contribuindo com doações para o Hospital Regina Margherita", o que não aconteceu. Além de Chiara, a Balocco também foi multada em 420 mil euros (mais de 2 milhões de reais) por publicidade enganosa.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, sem citar diretamente o nome de Chiara Ferragni, criticou a postura dos influenciadores, afirmando que "os influenciadores não são aqueles que ganham muito dinheiro vestindo roupas e bolsas ou promovendo panetones caros fazendo as pessoas acreditarem que a caridade será feita, mas cujo preço servirá apenas para pagar cachês milionários". Este discurso foi realizado no último dia do evento do partido "Irmãos da Itália".

Em resposta, na segunda-feira (18), Chiara Ferragni publicou um vídeo no Instagram pedindo desculpas aos fãs e mencionando um "erro de comunicação". Ela afirmou: "Sempre tive a convicção de que quem tem mais sorte tem a responsabilidade moral de fazer o bem. É isso que quero fazer agora: pedir desculpas. Vou devolver 1 milhão de euros ao Regina Margherita para o cuidado das crianças. Cometi um erro de comunicação. Um erro que guardarei no futuro, separando completamente qualquer atividade beneficente, que sempre fiz e continuarei a fazer, das atividades comerciais". Ela também confirmou que vai recorrer da decisão da AGCM.

O marido de Chiara, o rapper italiano Fedez, também defendeu a esposa, questionando a integridade de membros do governo italiano em vídeos no Instagram.

Paralelamente, internautas resgataram uma campanha de Páscoa feita por Chiara Ferragni alguns anos atrás com a empresa Dolci Preziosi. A renda foi afirmada ser doada para a instituição Bambini delle Fate, que auxilia crianças e jovens carentes. Segundo a jornalista Selvaggia Lucarelli, do jornal "Fatto Quotidiano", Ferragni fez campanhas de Páscoa em 2021 e 2022 que lhe renderam cachês de 500 mil e 700 mil euros, enquanto as quantias doadas foram de apenas 12 mil e 24 mil euros, respectivamente. Lucarelli também observou que as postagens antigas "desapareceram rapidamente" do Instagram da influenciadora após serem questionadas.

sobre
o mesmo tema