Ana Serra Editora-Chefe
No Purebreak desde 2013 - quando tudo era mato! Ariana, com ascendente em Sagitário, é perfeccionista, criativa e ama inovar com o time.
Pitch: o que é, pra que serve e como fazer o pitch pessoal perfeito!
Pitch: o que é, pra que serve e como fazer o pitch pessoal perfeito!
Seja em tempos pandêmicos ou normais, as entrevistas de emprego e estágio seguem acontecendo com seus diferentes processos seletivos. E tem uma técnica importantíssima que pode te ajudar a conseguir a vaga dos seus sonhos: o Pitch! Com ele, de forma objetiva e original, você pode convencer qualquer um de que é a melhor escolha! E aqui no Purebreak nós vamos te dizer o que ele é, pra que serve exatamente e ainda ensinar a fazer um perfeito!

Se você leu esse título e não entendeu do que estamos falando, calma que a gente te explica! O termo "Pitch" se tornou conhecido no mundo empresarial e costuma ser usado para apresentar uma oportunidade de negócios para possíveis investidores ou clientes. Com a popularização da técnica, ela acabou sendo aplicada pra outras áreas, como a de entrevistas de empregos e processos seletivos em geral.

E, pra te preparar para conseguir a vaga dos seus sonhos, nós resolvemos trazer aqui uma explicação do que é pitch e também te ensinar a elaborar um perfeito para o seu objetivo. Lembrem-se: a entrevista começa antes de você estar de frente com o recrutador, pois é necessário se preparar com antecedência e saber exatamente o que você quer apresentar.

O que é "Pitch"?

Index of /wp-content/uploads/2019/09/

É uma apresentação que dura em média 3 a 5 minutos e tem como objetivo mostrar para recrutadores que você é a melhor escolha para aquela vaga específica. Ele deve ser objetivo, criativo, original e feito da forma mais natural e autêntica possível, para que você prenda a atenção e os convença de que você é a pessoa que estão procurando.

Pra que serve o "Pitch"?

O objetivo é mostrar para o entrevistador o máximo de informações possíveis sobre as experiências que você viveu, além das tradicionais características pessoais, para comprovar que você tem o que é necessário para a oportunidade apresentada.

Como elaborar um "Pitch" perfeito?

O ideal é que você divida seu pitch em três partes, para que possa falar de você e dos principais projetos que se envolveu, seja profissionalmente, na sua jornada acadêmica ou até hobbies de forma sucinta e objetiva.

1. Quem é você e qual é seu histórico profissional?

Para começar, diga quem você é com informações básicas, como nome, idade e o que faz. Depois, fale sobre suas habilidades conquistadas na vida profissional e áreas de interesse. Destaque sempre seus pontos fortes!

2. Por que você é a melhor escolha?

É nesse momento que você precisa especificar e enaltecer as experiências que mais se adequam à vaga que está se candidatando, pois elas mostrarão que você tem um background e expertise para assumir aquele posto. Lembre-se sempre de manter tudo objetivo e mais direto ao ponto possível.

3. O que você quer?

É aqui na parte final que todo seu preparo de discurso e pesquisa antes da entrevista vai valer a pena! Porque nela você vai trazer o resultado da sua reflexão e dizer porque aquela é a vaga que você merece conseguir e o que espera que a empresa possa acrescentar à sua vida profissional. E nem precisar demorar muito, em poucas palavras você é capaz de conseguir resumir seu objetivo e o que ganhará dessa experiência.

Breathe Franchesca Ramsey GIF by chescaleigh

Não se esqueça nunca de que sua naturalidade e e originalidade são essenciais para que o seu pitch dê certo na entrevista de emprego. Outra dica importante que a gente vai dar é: ensaie seu discurso um milhão de vezes até se sentir seguro o suficiente para não travar no momento de encontrar o recrutador. Também é bom buscar opiniões de amigos, familiares e pedir um feedback honesto para que você controle a repetição de palavras e alguns vícios de linguagem que possa ter e não percebeu. Boa sorte e arrase!

sobre
o mesmo tema