Por Izabella Ravizzini
O mundo mudou no último ano e as entrevistas de emprego também. Com a necessidade do distanciamento social, entrevistas online se tornaram bem mais comuns em processos seletivos. Vai fazer uma em breve e não sabe exatamente como se preparar? Listamos 10 dicas para você arrasar na sua entrevista online. Vem conferir!

Entrevistas de emprego podem deixar qualquer pessoa ansiosa, e isso é super normal. Se preparar antes é essencial: fazer um bom currículo, dormir bem no dia anterior, treinar boas respostas sobre seus pontos fortes e fracos e saber quais são as perguntas mais frequentes em entrevistas são excelentes estratégias. Mas como o mundo mudou totalmente no último ano, e o distanciamento social se tornou uma necessidade, migramos a maioria das nossas atividades para o ambiente online - inclusive as entrevistas de emprego! E é claro que fazer as entrevistas de forma online exige alguns cuidados a mais.

The worst thing you can do in a job interview, according to new data

Não sabe como se comportar e acha que está esquecendo algo importante para a sua entrevista de emprego online? Se liga nestas 10 dicas de ouro para arrasar e chegar totalmente preparado!

1. O que vestir na entrevista online?

Se arrume exatamente como você faria para uma entrevista presencial. É importante estar apresentável, mesmo de longe! Pesquise o dress code da empresa e escolha uma roupa adequada a ele.

2. Escolha bem seu cenário

Como você estará fazendo a entrevista em casa, é preciso prestar bem atenção no que vai aparecer pela sua câmera. Fique em cenários mais neutros, sem muita informação visual, para não tirar a atenção de você. E lembre-se de olhar diretamente para a câmera!

Lights Camera Action GIFs | Tenor

3. Preste atenção na iluminação

Os recrutadores querem te ver! Por isso, faça a entrevista em um lugar bem iluminado. Uma boa dica é ficar perto de uma janela, em um ângulo frontal, para aproveitar a luz natural.

harry potter lumos gif | WiffleGif

4. Evite locais com muito barulho

Você precisa escutar os entrevistadores tanto quanto eles precisam escutar você. Então evite locais da casa que tenham muito ruídos, e não esqueça de avisar as pessoas que moram com você para não interromperem.

Noise X GIFs - Get the best GIF on GIPHY

5. Teste a sua conexão

Parece que a internet sempre cai no momento que mais precisamos, né? Fique em algum lugar da casa em que a conexão seja boa. Alguns minutos antes da sua entrevista, faça um teste e veja se está tudo certinho com a sua internet.

Top 30 Ron Swanson Computer Dumpster GIFs | Find the best GIF on Gfycat

6. Pesquise sobre a empresa

Uma dica que vale para entrevistas online ou presenciais: conhecer bem a empresa para qual você está se candidatando é um diferencial. Pesquise sobre a história, os concorrentes, os objetivos e a cultura da empresa. Se mostre interessado!

A galera encontrou um novo uso para os makes da Rihanna | Capricho

7. Esteja preparado para as perguntas frequentes

Entrevistas de emprego costumam ter algumas perguntas frequentes, e isso não muda nas entrevistas online. Já falamos sobre algumas perguntas aqui, então se liga e fique preparado para respondê-las com confiança!

Confident GIFs - Get the best gif on GIFER

8. Desligue o celular e se concentre apenas na entrevista

Você precisa de concentração total na entrevista. Por isso, desligue o celular e feche qualquer outra aba ou janela do seu navegador que possa te distrair.

Turn Off Megan Ferguson GIF - TurnOff MeganFerguson GigiDumont GIFs

9. Valorize as suas experiências

Experiências anteriores são importantes, mesmo que seja uma entrevista para o seu primeiro emprego. Valorize as experiências acadêmicas, cursos, idiomas, trabalhos voluntários e tudo o que pode ser relevante para te destacar entre os outros candidatos.

High School Musical Ashley Tisdale GIF - HighSchoolMusical AshleyTisdale SharpayEvans GIFs

10. Fale com calma, mas sem medo de ser você mesmo

Já é mais difícil conhecer as pessoas à distância, então não esconda a sua personalidade! É importante falar com calma, mas não tenha medo de mostrar quem você é. E nada de inventar histórias sobre a sua vida, tá? Honestidade é essencial.

Wink GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Gostou das dicas? Agora é só respirar fundo, se preparar previamente e arrasar na sua entrevista!

sobre
o mesmo tema