Por Thais Marques
Vai enfrentar a primeira entrevista de emprego e não faz ideia de quais perguntas podem te esperar? Não existe uma receita, os recrutadores levam em consideração o cenário de cada caso e a conversa é guiada naturalmente. Eles desenvolvem as questões a partir das competências desejadas. Sabendo disso, listamos as perguntas mais frequentes de acordo com as qualidades mais requisitadas atualmente.

A primeira entrevista de emprego é um um desafio e o nervosismo é super normal. É comum também querer saber quais perguntas estarão te esperando para apresentar seus pontos fortes. O Purebreak conversou com duas profissionais recrutadoras que afirmaram que realmente não há uma receita de bolo para realizar as entrevistas. Elas se baseiam muito no perfil comportamental de cada vaga. No entanto, ainda há formas de se planejar e até mesmo quem já está no mercado pode aprender a se desenvolver melhor nas entrevistas.

10 segredos dos bastidores de The Office

Segundo as profissionais, muitas entrevistas de emprego hoje em dia têm sido realizadas a partir da técnica por competência. Ou seja, são feitas perguntas relacionadas a possíveis competências que o recrutador quer investigar para identificar o grau de desenvolvimento do candidato naquele quesito.

Verônica Branco, Psicóloga, MBA em Gestão de RH, atuando há mais de 10 anos com Recrutamento e Seleção, levantou duas competências que estão sendo muito requisitadas: comunicação e resiliência. Já para Martha Silva, Bacharel em Psicologia pela UFRJ (2019) e Consultora Profissional, com atuação no mercado há 3 anos, o protagonismo, o espírito de equipe e a flexibilidade também têm sido bastante cobrados dos perfis dos candidatos.

Veja a seguir quais perguntas podem ser feitas a partir dessas competências e também algumas outras que são bem comuns nas entrevistas de emprego!

If The Office Characters Went to Ryerson - WhyRyerson

1. O que te motivou a se inscrever na nossa vaga?

O recrutador quer saber aqui o que mais chamou atenção da pessoa na empresa para identificar alguns aspectos de match com a cultura de valores do grupo. Antes da entrevista é interessante pesquisar sobre a empresa. Olhe o site, as redes sociais e leia a missão, visão e valores que eles levam em consideração.

2. Se você pudesse construir a sua empresa dos sonhos pautada em três pilares principais, como ela seria?

Sonhando acordada | Disney Amino PT Amino

Aqui o profissional também deseja identificar seu fit cultural. Se você citar três pilares que combinem com a empresa em questão, já ganha um ponto a mais. Por isso, mais uma vez, estudo sobre a instituição para a qual se candidatou. Não deixe para resolver tudo na hora da entrevista!

3. Quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao longo da sua trajetória profissional?

O Diabo Veste Prada completa 11 anos; Veja 5 motivos que tornam o filme  especial | Jovem Pan

A intenção é saber como o candidato se comporta em situações críticas. Antes de fazer a entrevista, pense em situações da sua vida profissional nas quais você tenha enfrentado dificuldades, mas conseguiu se sair bem. Como foi isso? Anote os melhores pontos! Se for sua primeira entrevista, pense em situações cotidianas, da escola ou da faculdade.

4. Durante a sua trajetória, você se lembra de algum feedback construtivo que tenha te marcado e esteja em sua atuação até hoje?

Portal Lovato

O recrutador quer identificar como o candidato reage a feedbacks "negativos". As empresas buscam pessoas que conseguem levar isso como ponto de atenção e melhoria futura. Prepare-se, antes da conversa, anotando essas situações. Pense em uma crítica que fez seu comportamento mudar. Quais melhorias ela trouxe? De novo, você também pode trazer casos fora do trabalho, se não tiver experiência profissional ainda.

5. Alguma vez você já enfrentou uma situação na qual precisou auxiliar um colega?

Aqui a empresa quer avaliar seu grau de flexibilidade, que envolve tanto a capacidade de lidar com atividades que fogem da sua área como também o apoio a outros colegas. Lembre de um momento em que precisou assumir responsabilidades ou resolver algum tipo de problema que não era tão ligado ao seu trabalho diário. Temos certeza de que você já passou por isso, pense bem!

Rihanna se torna a mulher na música mais rica do mundo, segundo a Forbes!

6. Me conte uma situação em que você precisou acionar outros setores da empresa para resolver um problema seu

É uma pergunta sobre espírito de equipe. Ou seja, eles querem saber sobre sua capacidade de atuar com um time, compartilhar projetos e tarefas diárias. Além disso, desejam observar sua movimentação no trabalho. Se você consegue centralizar as atividades e fazê-las de forma otimizada.

Como ser produtiva e focada trabalhando em casa - Lu Ferreira | Chata de  Galocha

Um exemplo de situação a ser desenvolvida é uma questão de um cliente que foi levantada e, apara resolvê-la, você precisou falar com outras áreas. Conte como foi recebido por seus colegas e como se sentiu com isso. Destaque os pontos positivos para um espírito colaborativo.

7. Você já enfrentou uma situação em que se viu obrigade a fazer uma mudança de forma brusca?

A flexibilidade tem sido requisitada pincipalmente após a pandemia, que mudou várias atividades da nossa vida. "Estamos em um momento no qual vários setores estão precisando se adaptar e, se os colaboradores não acompanham esse período, temos um ponto muito crítico", explicou Martha. Como resposta, você pode falar um pouco sobre uma semana em que já estava com a agenda toda programada e no meio precisou cuidar de uma prioridade inesperada, por exemplo. Desenvolva como você se saiu nesse desafio.

8. Cite um exemplo em que agiu com empatia e demostrou ser um bom ouvinte

Beyoncé, the Good Bad Movie Star - The Ringer

Já é meio óbvio, mas aqui o recrutador quer saber sobre sua comunicação. Com a atividade em home office, ela ganhou ainda mais importância. É necessário receber e transmitir informações de maneira clara e eficaz, se preocupando com a compreensão da mensagem para os colegas. Aqui também conta sua capacidade de interpretar pontos de vista e opiniões.

Não precisa falar só sobre sua escuta. Conte uma situação em que acatou uma demanda de algum parceire de equipe ou da vida mesmo, como ela foi compreendida e o que você fez depois disso. Qual foi sua resposta?

9. Como você lidou com o fracasso e se recuperou?

16 curiosidades sobre algumas das nossas sitcoms favoritas | Minha Série

Para saber se você é uma pessoa resiliente, o recrutador pode fazer uma pergunta desse tipo. Ele vai te pedir uma situação de exemplo e aí é só anotar antes de começar a entrevista. Lembre-se de que ele estará observando se você consegue persistir nos seus objetivos, lidar com os problemas e aguardar o andamento das coisas até que tudo dê certo.

Por mais que você queira muito conquistar uma oportunidade de emprego ótima, tenha calma. Não há respostas certas ou erradas em entrevistas. Você está contando sobre sua vida ali. O que você pode fazer é passar a se preparar antes entendendo quais são os pontos legais para aquela vaga que você já tem.

sobre
o mesmo tema