Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Guida (Alessandra Negrini) teve atitude polêmica em "Travessia" e, após ser agredida por Moretti (Rodrigo Lombardi), forjou machucados pelo braço antes de denunciar o ex-marido. O capítulo, que foi ao ar na última terça (24), levantou debate e muitos acusam a novela de desmerecer e prejudicar vítimas de violência doméstica aqui fora. Vem entender por que "Travessia" errou feio!

O último capítulo de "Travessia", exibido na última terça-feira (24), levantou polêmica - e, dessa vez, não foi pela atuação de Jade Picon, mas por um assunto bem sério. Guida, personagem de Alessandra Negrini, tem relacionamento abusivo com o ex, Moretti (Rodrigo Lombardi), sendo vítima de violência verbal e física.

As coisas chegaram ao ápice quando o empresário empurrou a irmã de Leonor (Vanessa Giácomo) contra a parede e fez graves ameaças: "Vou acabar com você". Portanto, "Travessia" tinha uma grande oportunidade de abordar uma das problemáticas mais graves em nosso país, a violência doméstica, que originou 31 mil denúncias só no 1º semestre de 2022, segundo a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos.

Mas o que a novela de Gloria Perez optou por fazer? Sem marcas aparentes de violência, Guida belisca e empurra seu braço contra a parede, simulando uma agressão, que poderia muito bem ter acontecido. Dessa forma, a produção descredibiliza os relatos das vítimas, que já são constantemente duvidadas pela família e órgãos oficiais. Vem entender mais sobre o grande desserviço de "Travessia"!

Atitude de Guida prejudica vítimas reais de violência

Ainda no capítulo de terça-feira, Guida vai até a delegacia, onde podemos ver vários panfletos sobre a importância de denunciar a violência doméstica. Para a policial de plantão, ela não cita o enforcamento, mostrando as marcas forjadas no braço e relembrando ameaça do ex abusivo.

Essa cena, em um contexto que vítimas de violência quase sempre têm seu relato desmerecido, é muito prejudicial. De acordo com dados da Faculdade de Medicina da UFMG, crimes de agressão contra mulheres são um dos mais subnotificados, ou seja, os casos - que já são altos - têm índices ainda mais altos.

Parte disso é porque elas têm medo de abrirem um processo formal e ninguém acreditar nelas, o que pode, inclusive, enfurecer o agressor e piorar ainda mais a situação. Colocar uma cena, em que Guida forja agressão, ajuda a espalhar pelo público essa noção de que devemos sempre duvidar da vítima, já que pode ser uma mentira - o que está longe de ser a regra.

"Travessia": Guida (Alessandra Negrini) tem atitude polêmica e prejudica vítimas de violência na vida real
"Travessia": Guida (Alessandra Negrini) tem atitude polêmica e prejudica vítimas de violência na vida real

Novelas já abordaram violência doméstica - e tiveram sucesso

Nesse contexto, é fácil lembrar outras novelas que, há muitos anos, trataram do assunto com responsabilidade e quais foram as consequências positivas disso. Um dos títulos mais citados é "A Favorita", que foi exibida pela 1ª vez em 2008, e mostrou as agressões de Léo (Jackson Antunes) a sua esposa Catarina (Lilian Cabral). Além de provocar discussão, a Agência do Brasil aponta que, na época, a procura pela Central de Atendimento à Mulher subiu 32% em comparação ao ano anterior.

Outro exemplo bem sucedido foi entre Raquel (Helena Ranaldi) e Marcos (Dan Stulbach) em "Mulheres Apaixonadas", de 2003. No enredo, a personagem era vítima de agressões diárias e o homem a batia com uma raquete de tênis - algo que tocou e mobilizou bastante o público. A repercussão foi grande e a novela teve uma das maiores audiências da época na emissora.

Gloria Perez assume "simulação" de violência em "Travessia"

A autora de "Travessia" comentou sobre a polêmica no Twitter, nesta quarta-feira (25) afirmando que a personagem, de fato, simulou uma agressão para incriminar o seu ex-marido. "Mas dessa vez, Guida simulou", disse Gloria Perez, mostrando parte do roteiro. Ela ainda diz que a personagem já foi vítima anteriormente, mas só dessa vez Moretti irá pagar.

A personagem de Alessandra Negrini promete ter alguns enredos importantes. Inclusive, em recente mudança no enredo, a doença que seria de Chiara (Jade Picon) passou para Guida. Agora, ex de Moretti irá sofrer com Síndrome de Münchausen, transtorno psicológico em que a pessoa forja sintomas de outras condições e chegam até mesmo a procurar tratamento, mesmo sabendo que não é necessário. A gente espera que a questão seja abordada com responsabilidade, diferente do que estamos vendo até então em "Travessia"!

Travessia
"Travessia": retorno triunfal de Débora (Grazi Massafera) e 1º encontro com Chiara tem data para acontecer!
"Travessia": 5 descobertas chocantes de Brisa no final da novela
Final "Travessia": Brisa fica grávida e descobre mistério do DNA
"Travessia": Ari vai longe demais e abre caixão de mãe de Chiara
ver todas as notícias de Travessia Ver + matérias
Famosos
do momento
sobre
o mesmo tema