João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
Por muitas vezes nos deparamos com personagens em filmes e séries que lidam com alguma forma de vício e não entendemos muito bem o seu comportamento ou julgamos como tal pessoa lida com aquilo. Isso não é distante da vida real. Nós falamos muito pouco sobre alcoolismo, dependência química e vícios em outras coisas como jogos, tecnologia etc. Por isso, para entender melhor sobre o assunto, nós viemos te contar algumas coisas que ninguém fala sobre o vício. Confira!

Vício é uma coisa séria. Seja em substâncias químicas, como álcool ou drogas, em comida, jogos, celular ou qualquer outra coisa, ter uma dependência de qualquer tipo que te impeça de manter uma vida saudável é um grande problema que precisa ser mais discutido. Até hoje, falar sobre isso segue sendo um tabu. Mas é impossível fazermos qualquer mudança se tratarmos o problema como se ele não existisse. Para abrir esse debate e tornamos o tema algo mais fácil de ser conversado, reunimos 5 coisas que ninguém te falou sobre o vício e você precisa saber.

1 - Desejar algo é diferente de gostar daquilo

O senso comum defende que, se uma pessoa é viciada, é porque realmente gosta daquilo que consome. Mas, o professor de biopsicologia e neurociência da Universidade of Michigan, Kent Berridge, descobriu que desejar algo é bem diferente de sentir prazer com aquela coisa. Para es viciades, desejar algo está desconectado da sensação de gostar daquilo. Na verdade, a motivação para ingerir ou ir atrás daquilo em que a pessoa é viciada é a recompensa que ela trás e não necessariamente o prazer que ela sente naquilo. Infelizmente, é bem difícil superar esse desejo, por isso o processo de tratamento de ume viciade envolve tantas etapas.

2 - Vício é diferente de dependência

Vício e dependência são coisas diferentes. Ainda que para a maior parte das pessoas as palavras sejam sinônimas, vício tem uma relação com consumo de algo prejudicial/nocivo constantemente, mas não necessariamente tem uma ação incapacitante. Já a dependência pressupõe um comportamento repetitivo, compulsivo, do qual a pessoa enfrenta uma grande dificuldade de se livrar.

3 - Os vícios mais comuns

Ainda que todo mundo saiba que drogas ilícitas, cigarro ou álcool sejam substâncias que podem causar vício, há várias outras coisas que podem gerar esse efeito nes indivídues, como internet, celulares, redes sociais, jogos e até mesmo remédios. É importante saber disso, para entendermos que é mais comum do que pensamos.

4 - Vício não é sinônimo de mau-caratismo

Por mais que ume viciade tome atitudes bem duvidáveis, o que pode incluir manipulação, mentiras, chantagens emocionais e até crimes, é importante conseguir diferenciar a pessoa da sua doença. Às vezes, uma boa pessoa pode ter ações ruins por conta do estado em que ela está. Entenda que isso nem sempre é culpa dela, por mais que acabe machucando outros.

5 - Todo viciado precisa de alguém

Pessoas viciadas precisam de ajuda. E a base disso costuma partir da família. É muito importante elu saber que não está sozinhe, pois a luta para enfrentar essa condição fica muito mais difícil assim. Se você conhece alguém que lida com isso, deixe que a pessoa saiba que você está ali para ela, caso você tenha emocional e possa fornecer apoio para ela.

sobre
o mesmo tema