Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

Falar de dinheiro nunca é fácil. O equilíbrio entre ser aquele amigo mão fechada que nunca gasta com nada e aquele que tá viciado em compras online e não consegue juntar nenhum dinheiro é difícil de atingir. A tentação é grande, mas é sempre bom ter um pouco de dinheiro guardado, seja para uma compra que você espera há tempos, algum curso, uma viagem ou qualquer emergência. Por isso, o Purebreak separou 9 dicas para te ajudar a controlar sua grana.

A gente sabe que a economia do país ficou bem mexida com a pandemia do coronavírus. Fato é que nem todo mundo nasceu com pais milionários ou conseguiu do dia para a noite um emprego super bem pago que faz com que você nem precise se preocupar com gastos. Mas com essas dicas super fáceis e úteis você com certeza pode conseguir salvar uns trocados e controlar melhor seu dinheiro. Vem conferir!

1 - Anote todos os gastos

filling-up-forms - TripZilla

O primeiro passo para economizar é saber, de fato, quanto que você ganha e quanto você gasta. Para isso, basta fazer uma lista ou uma planilha, anotando todas os gastos fixos (como internet, luz, água, aluguel e gás), gastos variáveis (como alimentação e lazer) e, do outro lado, colocar quanto você ganha. Basicamente a regra de ouro é: para economizar, você tem que receber mais do que perde, certo? Então anote tudo! Cada nota fiscal e cada comprinha pequena, porque no final do mês isso vai sim fazer diferença.

2 - Veja onde pode economizar

Matematica GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Depois de anotar tudo, é aí que você vai ver quais gastos podem ser reduzidos. Talvez tenha gasto mais do que devia em roupas no mês passado? Ou poderia ter comprado alimentos de marca mais barata para economizar? Isso vai da rotina e estilo de vida de cada um, mas todo mundo tem alguma despesa que com certeza pode ser minimizada.

3 - Sempre compare preços

🗞️ Amazon takes another antitrust hit - by Lawtrades - FORWARD GC

Na hora de comprar, sempre se certifique que aquela é a opção com o melhor custo benefício ou a mais barata. Na internet, tem sites que já fazem isso por você, como o Zoom. Mas, no dia a dia, é importante ficar atento a qual lugar está com promoções, onde cada produto sai mais em conta e qual o melhor dia para ir às compras. Nunca compre pelo primeiro preço que vir. É bem provável que dê para achar aquele mesmo produto por um valor bem mais baixo.

4 - Pague suas contas em dia

Me paying my bills at the beginning of the month. - GIF on Imgur

Para não esquecer, o ideal é pagar assim que recebe as contas e os famosos boletos. Assim, não vai ter preocupação ao longo do mês para saber se o dinheiro vai dar ou não. Pagando em dia você também evita juros após o vencimento e muitas vezes tem algum desconto.

5 - Utilize transporte alternativo

158 images about Tom Holland_Spider-Man on We Heart It | See more about tom  holland, spiderman and Marvel

De modo geral, transportes públicos são sempre mais baratos que algum método particular. É claro que vale a pena dar uma olhadinha no valor nos aplicativos de transporte e comparar com o ônibus, metro, etc. Mas geralmente esses últimos saem bem mais em conta. Além disso, é uma ótima ideia adotar a bicicleta ou mesmo a caminhada como um novo jeito de se locomover. Com certeza irá gastar menos e o planeta também agradece!

6 - Não compre coisas desnecessárias

Shopping Online GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Será mesmo que você precisa dessa comprinha naquela loja online que tá todo mundo comprando? Pensa assim: na hora que estiver escolhendo qualquer coisa, pergunte-se se aquilo ainda vai ser útil daqui a uma semana, um mês ou até um ano. Se a resposta for negativa, você já sabe que aquilo na verdade não é necessário, então pode ficar sem.

7 - Leve comida de casa

Aprenda a fazer Ratatouille

Para o trabalho, escola ou faculdade, comer fora sempre gera um gasto maior. Se estiver trabalhando/estudando de casa, essa é uma ótima oportunidade para poupar dinheiro. É só deixar prontas suas comidas para a semana e assim você não vai ter que pedir nada para comer em casa. E se estiver atuando de modo presencial, leve sua própria comida. O preço pago nos potes para armazenar os alimentos com certeza compensam os gastos em refeições em restaurantes e lanchonetes que saem bem mais caros que comer a comida feita em casa.

8 - Nunca vá às compras com fome (ou sem uma lista)

Pin on quinnprof

Lembre-se de sempre que for fazer compras, ir depois de comer e levar uma lista. Com ela, você pode se atentar ao essencial e não consumir nada que não tenha anotado. Se você for para o mercado com fome, tudo que vier na sua frente vai parecer muito gostoso e você vai sentir vontade de comprar. Mas, se for alimentade, pode se manter à lista e não ficará tentade a comprar outras coisas que não precisa, economizando uma boa grana.

9 - Faça uma meta

My Plan GIFs - Get the best GIF on GIPHY

É sempre bom saber o porquê de estar economizando. Tanto para poder te motivar ao longo do tempo, quanto para ter consciência do que vai ter que abrir mão e de quanto tempo vai precisar para juntar aquele dinheiro. Por isso, faça uma meta e um bom planejamento para conseguir cumpri-la, que vai dar tudo certo.

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema