João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
Cringe, redpill, bluepill, boomer. Esses são alguns termos incomuns usados pela Geração Z. Recentemente a internet foi à loucura tentando entender o que significam as novas gírias usadas pelos jovens. Se você também não sabe o que significam estes termos, pode deixar que o Purebreak preparou um dicionário especial para te deixar a par deste novo dialeto muito presente nas redes sociais. Vem com a gente!

A Geração Z inclui todos aqueles que nasceram entre 1995 e o início dos anos 2010. Uma discussão entre essa geração e os Millennials (os nascidos entre os anos 1980 e 1994, também conhecidos como Geração Y) ganhou espaço na internet. Hábitos dos Millennials considerados cringe pela Gen Z, como ser fã de "Harry Potter", "Friends", Disney, usar calça skinny, amar café da manhã e falar em "boletos" foram alguns dos mais criticados. Já os mais velhos, consideraram o novo vocabulário um tanto quanto peculiar. Por isso, desmistificamos o dialeto dessa nova geração.

Cringe

Best Billie Eilish Reaction GIFs | Gfycat

O termo mais procurado pelos Millennials e um dos mais populares na internet tem um sentido bem pejorativo. Cringe significa algo como brega, cafona, vergonhoso ou zoado. Do inglês, a palavra remeteria à alguma situação embaraçosa ou que levaria a algum desconforto.

Based

Esse é o oposto de cringe. Based é algo positivo, usado para concordar com alguém, ou elogiar. Normalmente é para se referir a alguém sensato, que sabe o que diz.

Boomer

Possivelmente inspirada pela geração Baby Boomers, abrangendo os nascidos entre 1945 e o final dos anos 60, a expressão é utilizada para menosprezar alguma pessoa ridícula ou cafona, bem no estilo tiozão, sabe? Hoje em dia, ela remete a alguém ultrapassado, velho. Um ótimo exemplo é chamar as piadinhas de tio de piada de boomer, algo assim.

Doomer

Essa aqui é para retratar um estado emocional bem para baixo, nível depressão. Doomer pode ser usado para se referir à uma pessoa ou algum sentimento bem depressivo, triste, desolador. O velho e bom "jururu", para baixo.

Incel

Essa aqui é um pouco mais comum. Originada de uma abreviação para "involuntary celibates" (algo como celibatários involuntários, em tradução livre), a expressão se refere a homens que não conseguem se relacionar, principalmente, com mulheres. Assim, muitos atuam de forma online, propagando misoginia e discurso de ódio, e direcionando ataques a Chads (gíria para homens sexualmente ativos e atraentes) e a Stacys (que se refere a mulheres sexualmente ativas).

Bluepill e Redpill

Red Or Blue Pill GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Esses dois termos são referências ao filme "Matrix" (1999), quando Neo (Keanu Reeves) precisa escolher entre a pílula azul e a pílula vermelha. A primeira levaria ele de volta à Matrix, sem nenhuma lembrança do mundo real, e a segunda o deixaria acordado, o que o ajudaria a entender e encarar, de fato, o mundo real. Adaptado para a Geração Z, o termo é usado para diferenciar coisas mais descoladas e interessantes (redpill), de coisas menos interessantes e mais caretas (bluepill).

E-girl e E-boy

O "E" nas duas expressões vem de eletronic. Então, em tradução livre, e-girl e e-boy significariam garota e garoto "eletrônico". Os termos são usados para identificar um visual distinto, que se tornou uma nova moda. Cores escuras e acessórios mais pesados, inspirados nos emos dos anos 2000, atrelados à cores de cabelo coloridos, são características dessa tendência.

Cuck

Tem espaço até para os cornos no dicionário da Geração Z! Uma redução do termo inglês "cuckold", que se refere ao fetiche de observar seu parceiro tendo relações sexuais com outra pessoa, cuck é utilizado para chamar alguém de corno, virtualmente, ou então para dizer que algum homem é muito submisso à alguma mulher.

Normie

O termo normie é usado quando quer remeter a algo que se tornou genérico, perdeu sua personalidade e originalidade. Pode ser utilizado para pessoas que só seguem as modinhas do momento ou então quando um meme chega nos tios e tias cringe e acaba perdendo a graça.

sobre
o mesmo tema