Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Embora inicialmente relutasse muito em aparecer na televisão, Íñigo Segurola permaneceu no comando da seção de jardinagem do programa de sucesso por mais de duas décadas. Agora, ele tem um impressionante microcosmo vegetal que você pode visitar.

Em 1994, um dos programas de maior duração da televisão espanhola estreou na La 2. "Bricomanía" chegou ao canal para ensinar truques de bricolagem com Kristian Pielhoff e "briconselhos" de jardinagem com Íñigo Segurola no comando. O que ninguém esperava é que o programa da Bainet TV seria um grande sucesso entre os telespectadores e se tornaria um dos programas de maior duração na televisão da Espanha, pois foi transmitido até 2020, quando foi cancelado devido à "crise gerada pela pandemia do coronavírus Covid-19".

"Bricomanía" teve mais de mil programas

Embora o Bricomanía tenha começado a ser transmitido na La 2, o programa de sucesso acabou na Nova depois de 26 anos no ar. Antes disso, em 2005, foi transferido para a Telecinco e, 5 anos depois, começou a ser transmitido semanalmente nas manhãs de sábado na Antena 3. No entanto, devido aos baixos índices de audiência no canal principal da Atresmedia, o programa foi transferido para os domingos na Nova, onde ultrapassou 1.000 programas.

Íñigo Segurola como o "jardineiro de Bricomanía"

A seção de jardinagem era uma das mais populares e, por isso, os responsáveis viram nela uma grande oportunidade. Por esse motivo, eles decidiram criar o Decogarden, que misturava decoração e jardinagem, com Segurola como o mestre da seção de jardinagem. Embora inicialmente relutasse em aparecer na televisão, o radialista basco passou mais de duas décadas dando "briconselhos" aos telespectadores espanhóis.

Segurola reconheceu à mídia local Noticias de Navarra que não se importa de ser reconhecido como "o jardineiro de Bricomanía", se no final tiver ajudado as pessoas a valorizar e cuidar das plantas". "Não queria ser associado como o jardineiro da TV, passei 23 anos fazendo o programa na TV e podendo me dedicar à minha profissão, o paisagismo. No final das contas, o que a televisão me deu foi a possibilidade de ter isso, porque como paisagista eu não poderia ter criado este jardim", ressaltou ele em referência ao seu paraíso natural no País Basco.

Além de sua carreira na televisão, Segurola tem um extenso currículo. Ele estudou Engenharia Agronômica na Universidade Pública de Navarra, um curso superior em Arquitetura Paisagística na Universidade Heriot-Watt em Edimburgo (Escócia) e um curso internacional em Planejamento e Design Paisagístico na Universidade de Arquitetura Paisagística em Wagheningen (Holanda). Ele também lecionou por mais de uma década em várias escolas de arquitetura e design e tem seu próprio estúdio, LUR Paisajistak, fundado em 1994. Embora nada disso se assemelhe ao seu projeto mais pessoal: Lur Garden.

Um paraíso natural no País Basco que você pode visitar

Segurola começou a trabalhar no Lur Garden há quase uma década, o que o ajudou a criar uma das paisagens mais espetaculares do mundo na Espanha. Todos que visitam esse paraíso natural de 20.000 metros o descrevem como um lugar mágico onde o publicitário nascido em Guipúzcoa vive e trabalha - o que causa a inveja de muitos, "A magia do lugar garante uma experiência única", diz o site do jardim dos jardins.

Esse gigantesco complexo formado por 16 jardins menores e temáticos é inspirado em uma estrutura fractal de formas ovóides. Não se trata de uma simples adição de plantas a um edifício, mas se encaixa naturalmente na paisagem florestal ao redor. E tem mais: o jardim fica igualmente impressionante em qualquer estação. Esse microcosmo vegetal pode ser visitado, mas apenas por um curto período. De acordo com o site oficial, a temporada de visitas é de maio a outubro. O Lur Garden pode ser visitado por conta própria ou acompanhado por um guia, que em muitos casos é o próprio Segurola. Não pense duas vezes e reserve para visitar esse lugar incrível no País Basco!

sobre
o mesmo tema