Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Após 3 anos de terror e muitas mortes, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou o fim da emergência de saúde pública da pandemia do novo coronavírus no mundo. Mas isso não quer dizer que o Covid-19 foi eliminado com 100% de eficácia. Entenda o que significa.

Nesta sexta-feira (5) a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da emergência de saúde pública da pandemia do Covid-19. O alerta estava ativo desde janeiro de 2020, quando começou a pandemia, que causou a maior crise sanitária do último século.

com grande esperança que declaramos que a covid-19 não é mais uma emergência global", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. A pandemia de coronavírus foi responsável por mais de 7 milhões de mortes, segundo a instituição. O vírus Sars-CoV-2 contaminou mais de 700 milhões de pessoas, mas especialistas apontam que o número foi muito maior, mas o acesso desigual a testes fez esses números não serem 100% corretos. A estimativa real de mortos passa dos 20 milhões.

O Brasil foi um dos países que mais sofreram com a pandemia, que chegou em fevereiro de 2020. Muitas das perdas se devem ao governo de Jair Bolsonaro (PL), que disseminava uma política negacionista e não agia de acordo com a situação. Perdemos quase 1 milhão de vidas.

É mesmo o fim da pandemia?

A pandemia trouxe lock down, fechamento de comércio, quarentena, mudança brusca na vida de milhões de pessoas e muitas mortes. O fim da emergência de saúde pública significa que o vírus foi extinto?

Não, o Covid-19 ainda existe e contamina, mas em escalas que não são consideradas alarmantes a nível mundial. O desenvolvimento do imunizante, resultado de um esforço científico global, ocorreu em tempo recorde e isso também é um fato a nosso favor.

"Esse vírus veio para ficar. Ainda está matando e ainda está mudando. Permanece o risco do surgimento de novas variantes que causam novos surtos de casos e mortes", explicou Tedros. A imunização ainda é a saída para a prevenção de novos casos e precisa ser adotada pelos grupos de risco.

sobre
o mesmo tema