O Purebreak é um universo paralelo onde as pressões típicas dos jovens parecem menores. Famosos, música, cinema, séries, games e notícias... Quer saber o que está bombando? Então faça um Break com a gente!
A advogada e modelo fitness Janaína Troya destaca a importância de priorizar a saúde com foco no bem-estar da mãe e do bebê

O período pós-parto é uma fase repleta de mudanças significativas na vida de uma mulher. Muitas vezes, a busca por recuperar a forma física anterior à gravidez é uma preocupação comum, mas é fundamental entender os riscos do temido "efeito sanfona". É fundamental entender os riscos dessa cobrança pelo corpo de volta, e perigo de se comparar com outras mães.

Especialista fala sobre o Efeito Sanfona

Após dar à luz, muitas mulheres sentem uma pressão para recuperar sua antiga silhueta. Essa cobrança fica ainda mais forte quando vemos celebridades que parecem recuperar sua forma em um piscar de olhos, como a influenciadora Bruna Biancardi. Ela surpreendeu ao compartilhar sua rápida perda de peso pouco mais de uma semana após o nascimento de sua filha Mavie, fruto de seu relacionamento com o jogador Neymar .

Afastado do futebol por lesão, Neymar visita a filha Mavie na casa de Bruna  Biancardi | Famosos | extra

Especialista explica as diferenças na fase pós-parto

No entanto, especialistas advertem que o emagrecimento após o parto deve ser visto como uma jornada pessoal que requer cuidado e realismo. A advogada e modelo fitness Janaína Troya, vencedora de concursos de fisiculturismo, destaca a diferença na fase pós-parto.

"Sabermos diferenciar perder peso pós-parto e emagrecer é crucial. Emagrecer significa exclusivamente perder gordura, enquanto no pós-parto a mulher elimina o líquido amniótico, a placenta, entre outros elementos. É importante que a mãe tenha essa clareza para facilitar o processo dela", destaca a influencer.

Janaína destaca importância de exercícios e boa alimentação

Muitas mulheres acabam presas no ciclo do ganho e perda de peso devido à falta de tempo e a busca por soluções rápidas. Para evitar esse padrão prejudicial, Janaína Troya compartilha dicas valiosas de treinamento e alimentação balanceada nas redes sociais, visando auxiliar outras mulheres.

No período pós-parto, a mãe frequentemente coloca sua mentalidade, autoestima e relação com o próprio corpo em segundo plano, enquanto todos ao seu redor estão focados no bebê. Esta fase é marcada por uma fragilidade extrema, onde a atenção está totalmente voltada para o bem-estar do bebê, deixando a mãe enfrentando desafios emocionais e físicos. Sua autoimagem, alterada pelas marcas da gravidez, muitas vezes é ignorada, agravando sua vulnerabilidade.

"Uma alimentação rica em nutrientes, bem dividida ao longo do dia, acompanhamento médico e exercícios apropriados, mesmo que sejam treinos curtos, ajuda muito nesta fase. E principalmente, no seu tempo. As mães não devem se comparar, não existe certo ou errado, existe o possível dentro de cada cenário", conclui.

sobre
o mesmo tema