Por Carolinne Rigotti
Enem 2019: saiba o que você pode ou não levar nos dias de prova
Enem 2019: saiba o que você pode ou não levar nos dias de prova
Vestibular está aí e, para não rolar nenhuma confusão que te impeça de fazer as provas, é bom já deixar tudo preparadinho, né? O Enem 2019 acontece nos dias 3 e 10 de novembro e o Purebreak vai falar exatamente o que você pode levar ou não! Então, para não perder o exame por falta de atenção, se liga aqui no Purebreak.

O Enem 2019 já está aí! As provas acontecem nos dias 3 de 10 de novembro, mas não é só de estudo que vive o ser humano e existem algumas regrinhas sobre o que se pode ou não levar no dia do exame, certo? Para não rolar nenhuma confusão, nós vamos falar exatamente o que é permitido!

OBRIGATÓRIO

Você PRECISA levar, sem exceção: uma caneta esferográfica, de tinta PRETA, fabricada em material TRANSPARENTE. Nenhuma outra caneta é permitida! Além disso, um documento ORIGINAL E COM FOTO, tais como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho ou de motorista. Caso o documento tenha sido roubado, o candidato deve apresentar o boletim de ocorrência, expedido por um órgão policial há 90 dias, no máximo. Neste caso, a pessoa deverá passar por uma coleta de dados biométricos e assinar um formulário especial. Os candidatos que apresentarem documentos originais e permitidos, mas com algum tipo de dado ou foto infantil, farão a prova - apenas se aceitarem passar por uma identificação especial.

NÃO OBRIGATÓRIO (mas permitido)

É um dia inteiro de provas e você não tem acesso à rua, ou seja, é super necessário levar um lanche! Comidas leves, como sanduíches, biscoitos e bebidas (não alcoólicas, claro) são permitidos. Artigos religiosos, como quipá, também são permitidos, mas um funcionário deve fazer uma verificação. No caso do cartão de confirmação, é sempre bom estar com o seu separado na bolsa, porque lá estão informações como endereço da aplicação da prova e mais. Então, é bom levar!

NÃO É PERMITIDO

Certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, CNH de antes de 1997, carteirinha de estudante, crachás, vias digitais ou cópias autenticadas NÃO serão permitidos. Qualquer aparelho eletrônico deve ser DESLIGADO e guardado em um envelope lacrado (que eles dão na porta) e o mesmo vai permanecer embaixo da cadeira até o fim da prova. Isso aí não vale só pra celular não, hein! Calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, iPods, gravadores, pen drives, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido, gravadores e por aí vai... Se o aparelho emitir qualquer som durante a prova, mesmo guardado, o candidato será eliminado.

Lápis, canetas de outras cores ou que não são em material transparente, lapiseiras, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotação são devidamente proibidos e também devem ficar guardados no envelope. Óculos escuros, bonés ou chapéus, gorros e viseiras também ficam de fora da lista e não devem ser levados.

Solicitação especial

Aos candidatos que pediram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e monocular podem levar: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio, além de poder entrar acompanhado de um cão guia. Claro, todos os recursos serão devidamente vistoriados pelo aplicador presente na sala.

Agora, é isto! Separem as coisas com antecedência, já ativem os despertadores (com direito a alarme em horários próximos, para garantir) e fiquem tranquilos! Boa prova! <3

sobre
o mesmo tema