Ana Serra Editora-Chefe
No Purebreak desde 2013 - quando tudo era mato! Ariana, com ascendente em Sagitário, é perfeccionista, criativa e ama inovar com o time.
Acabou o mistério pra quem fez a prova do ENEM lá nas duas primeiras semanas de novembro de 2019. O INEP divulgou, na manhã desta sexta-feira (17) todas as notas de quem participou do exame e finalmente você vai poder saber como se saiu nessa que é a etapa mais importante pra quem quer ingressar em uma faculdade pública.

SAIU! Quem estudou à beça no ano passado e colocou a cabeça pra funcionar no ENEM 2019, finalmente vai ter os refrescos - ou não - nesta sexta-feira (17), porque o INEP divulgou as notas do exame por volta das 8h30 da manhã. Para acessar o seu resultado, você deve entrar na Página do Participante, colocar seu CPF e a senha que cadastrou quando se inscreveu.

Ao entrar nessa seção do site, você consultará a nota da redação (que pode ir de zero a mil) e verá como se saiu em cada área: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Segundo dados do próprio Instituto, 72,81% dos inscritos compareceram para fazer o teste nos dias 3 e 10 de novembro.

Inscrições para o Sisu começam na semana que vem!

Tudo bem, agora que você descobriu sua nota do ENEM 2019, chegou a hora mais tensa: escolher seu curso e fazer a inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para o primeiro semestre de 2020. Tá, mas quando essa fase começa? Na próxima terça (21), você entrará no site do programa e inicia esse processo por lá. Lembrando que o fim das inscrições é as 23h59 da sexta-feira (24).

Você também pode escolher duas opções de curso e, quanto melhor foi a sua nota, mais chances você tem de se tornar um universitário oficialmente! Pros primeiros seis meses de 2020, as universidades do país estão oferecendo 237.128 vagas, então torce pra você conseguir a sua!

Além de poder entrar nas faculdades públicas, você também pode usar sua pontuação no ENEM para se candidatar ao Programa Universidade para Todos (ProUni), ao Financiamento Estudantil (Fies) e também em 37 universidades de Portugal. Quem sabe seu destino não é a Terrinha, né?

sobre
o mesmo tema