O Purebreak é um universo paralelo onde as pressões típicas dos jovens parecem menores. Famosos, música, cinema, séries, games e notícias... Quer saber o que está bombando? Então faça um Break com a gente!
Qual amante da moda nunca se pegou pensando como que funciona o processo de criação de uma coleção para a Semana de Moda, não é mesmo? Engana-se quem achou que se trata apenas de reunir vestuários, acessórios e calçados em modelos prontas para desfilar. A estilista Tausse Daniel explica ao Purebreak que é necessário ter um conceito para criar um elo entre o artista e o mundo.

Se tornar um designer na indústria da moda exige paixão, tempo, pesquisa e muita prática. Da Alta-Costura ao "pronto para vestir", cada profissional adota uma abordagem diferente para a criação de sua coleção. No entanto, existem algumas etapas gerais que os especialistas seguem entre a fase inicial de conceituação e a conclusão de uma roupa. A estilista Tausse Daniel revela todos os detalhes do processo para uma fashion week. Confira!

1- Definição de um tema

Segundo a estilista, não existem regras na hora de definir um tema para a coleção. Ou seja, tudo vai da forma como a marca deseja expressar. "Acontece através de um processo criativo ou simplesmente aleatório. Pode ser uma ideia futurista ou uma recriação de algo antigo. O importante é ter um ponto de partida, ao qual, nós, estilistas, chamamos de 'inspiração'", conta.

Paris Fashion Week: In-Person Men's Shows Can Resume in June 2021

2- Escolhas dos tecidos

Quando o assunto são os tecidos, Tausse Daniel explica que se trata de um passo subsequente ao desenho dos croquis. "É delicado, porque requer sensibilidade e técnica para escolher os materias com a gramatura correta que materialize a ideia expressa no croqui", explica.

3- Pesquisa de tendências

Todo lançamento de uma nova coleção envolve uma série de etapas, que começa pela pesquisa, segue pela criação, negociação, produção mostruário, precificação e, por fim, o lançamento. No entanto, a profissional afirma que os pontos mais importantes são: fazer uma aprofundada pesquisa das tendências e cores que estarão em alta, pois elas têm o poder de ditar o que vem no ano seguinte, e analisar o mercado para o qual o seu produto vai ser lançado, ou seja, conhecer o seu público alvo.

"Eu sempre faço um gráfico de emoções durante a organização da sequência de apresentação das minhas peças. Eu me coloco na plateia e faço a gestão da emoção que eu gostaria de sentir, porque o ponto alto de uma coleção é mais que uma simples apresentação, é um show", diz.

4- Criando uma coleção

Em seguida, ela detalha como acontece o seu processo de trabalho: "Eu normalmente começo com vestidos dramáticos que captem bastante a atenção do meu público para o meu show, depois coloco uma leva suave para que ele tenha tempo de digerir a emoção trazida pela primeira peça e prossigo com um gráfico ascendente, que é sempre preenchido pela joia da coleção, a última, marcante e inesquecível peça de fecho".

5- Inspiração sem limites

Especialista no assunto e com o sonho de apresentar sua moda na São Paulo Fashion Week, Tausse Daniel explica que as coleções de Alta-Costura são feitas sob medida, exclusivas e normalmente é onde os estilistas tem mais espaço para exprimirem os seus conceitos e inspirações sem limites.

"São caracterizadas por peças minuciosamente trabalhadas a mão. É uma forma de expressar a essência da marca através da arte", diz. Já a moda comercial, a profissional diz que o diferencial é que se trata de roupas que são "prontas para vestir". "É mais limitado ao gosto do consumidor. São peças que são produzidas em série sobre padrões de medida e disponíveis para compra imediata", conta.

Dessa forma, acontecem Semanas de Moda diferentes. "As coleções Alta-Costura apresentam-se na Haute Couture Fashion Week e 'pronto para vestir' acontece nas Semanas de Moda destinadas aos desfiles de moda masculina ou feminina de verão/inverno", esclarece.

6- Mensagem está passando por trás das coleções

Muitos dos desfiles têm um propósito por trás. Em seu trabalho, Tausse Daniel quer passar a mensagem com temas do que está girando em torno da sociedade e vida cotidiana. "A minha coleção passada, Rust/Ferugem, foi apresentada em Johanesburgo, no AFI Johanesburgo Fashion Week, e inspirada em uma mulher inteligente, que não se deixa conhecer. Tem características fortes, como atenção, intimidação, etc.", conta.

12 Amazing GIFS From the 2014 Victoria's Secret Fashion Show | Fashion Gone  Rogue

Por fim, Tausse Daniel tem um conselho para quem está começando. Ela, que começou vendo a moda como um hobby, hoje leva como sua principal profissão. "Por ter começado dessa maneira, enfrentei muitas dificuldades e aprendi muita coisa errando e falhando, que poderia ter aprendido rapidamente em uma simples formação. Por isso, aconselho a todos amantes de moda, que antes de entrarem no Fashion Buisness, profissionalizem-se", finaliza.

sobre
o mesmo tema