Por Beatriz Vianna
Setembro Amarelo: veja apps e recursos que podem ajudar quem tem depressão e ansiedade
Setembro Amarelo: veja apps e recursos que podem ajudar quem tem depressão e ansiedade
Quem passa muito tempo na internet sabe que, de uma hora para outra, ela pode se tornar um ambiente extremamente tóxico. Mas podemos usá-la para o efeito contrário também, sabiam? Neste #SetembroAmarelo, o Purebreak foi atrás de apps e recursos que podem ajudar aqueles que sofrem com ansiedade, depressão e doenças afins - o que não dispensa a ajuda de um profissional da área, ok?! Confira.

O #SetembroAmarelo tá aí pra mostrar que a saúde mental também importa. Basta vermos depoimentos de tantos rostos famosos para entendermos que absolutamente qualquer pessoa pode ter depressão e ansiedade. O mais importante é ter a consciência de que, assim como as outras doenças, as emocionais também requerem acompanhamento médico, pois são tão sérias quanto. Como uma extensão desses tratamentos, o Purebreak separou alguns apps e recursos online que podem ajudar. Afinal, por que não usarmos todo esse ambiente da internet, enfim, ao nosso favor?

Lembrando que, independente do que você tenha, nenhuma destas dicas substitui o tratamento médico. :)

Canal de ajuda do Instagram

Sim, logo o Instagram. É nesta rede social que talvez mais nos contaminamos com perfis e conteúdos tóxicos e prejudiciais à nossa saúde mental. "Por que não posso ter esse corpo?", "Por que não nasci desse jeito?", "Por que não sei fazer isso?", etc. Difícil, né?! Recentemente, o número de curtidas foi até ocultado para que a quantidade deixasse de ser tão importante para os usuários.

Pois saiba que o Instagram possui um recurso para ajudar quem tem depressão e ansiedade. Para acioná-lo, basta digitar #depressao ou #ansiedade no mecanismo de busca. Assim, antes do usuário se deparar com as publicações, é direcionado a um canal de ajuda em que pode optar por falar com algum conhecido, com um voluntário do Centro de Valorização da Vida ou ler sugestões de como se ajudar.

Setembro Amarelo: entenda como funciona o canal de ajuda do Instagram
Setembro Amarelo: entenda como funciona o canal de ajuda do Instagram

Aplicativos

Há também aplicativos disponíveis para Android e iOs que podem auxiliar no tratamento. Todos pensados e projetados por profissionais e/ou pesquisadores da área.

1. Querida Ansiedade

No Querida Ansiedade, é possível fazer anotações diárias sobre o que você está sentindo, assistir vídeos, descobrir o que pode ser feito em momentos de crise e sanar algumas dúvidas sobre o que você tem.

Setembro Amarelo: entenda como funciona o app Querida Ansiedade
Setembro Amarelo: entenda como funciona o app Querida Ansiedade

2. Cíngulo

O Cíngulo funciona como um diário emocional e traz vários tipos de autoavaliação, sessões em formas de conteúdos diários e algumas técnicas. Ele pode ajudar no desenvolvimento pessoal e no bem-estar emocional.

Setembro Amarelo: entenda como funciona o app Cíngulo
Setembro Amarelo: entenda como funciona o app Cíngulo

3. ZEN

Já o ZEN traz recursos de meditação guiada e técnicas de respiração que podem ajudar a controlar, sobretudo, a ansiedade. Até porque estar com a mente em paz faz muita diferença, né?! Nele há, inclusive, um recurso que dá a meditação ideal para o tipo de emoção que o usuário está sentindo: ansiedade, irritação, tristeza, estresse etc.

Setembro Amarelo: entenda como funciona o app ZEN
Setembro Amarelo: entenda como funciona o app ZEN

4. Be Okay

O Be Okay foi feito para auxiliar pessoas a lidarem com ansiedade e ataques de pânico. Ele tem exercícios de respiração, sons da natureza para acalmar, uma espécie de registro diário das emoções e até mesmo uma seção onde é possível colocar fotos que te deixam bem. Também possui um recurso de acionar um ente/amigo quando for preciso.

Setembro Amarelo: entenda como funciona o app Be Okay
Setembro Amarelo: entenda como funciona o app Be Okay

Ligue 188

É importante lembrar também que o número 188 está disponível 24h para quem precisa de ajuda. Pra quem não sabe, esse é o número do Centro de Valorização da Vida (CVV) para todo o território nacional. Você é atendido por um voluntário e o anonimato é garantido. A ligação é gratuita. Há também o chat disponível no site.

Image result for everything will be ok gifs

sobre
o mesmo tema