Por Victor Viana
Billie Eilish levou os principais prêmios do Grammy 2020, mas a internet está se perguntando se ela realmente merecia
Billie Eilish levou os principais prêmios do Grammy 2020, mas a internet está se perguntando se ela realmente merecia
No último domingo (26) rolou a maior premiação norte-americana da música, o Grammy. Ou seja, muita gente estava de olho para descobrir quem seriam os grandes vencedoras da noite. Para a surpresa de algumas pessoas, Billie Eilsh levou a melhor e ganhou cinco das seis categorias em que estava concorrendo, conquistando também os quatro principais prêmios da noite. Porém, será que ela merecia?

O Grammy 2020 aconteceu no último domingo (26) e, como já é de costume da premiação, tivemos ótimas performances a algumas surpresas. Lizzo, Lil Nas X e Billie Eilish eram os artistas mais indicados, mas foi a jovem de 18 anos que saiu como a grande vencedora. A americana ganhou cinco das seis categorias em que estava concorrendo, incluindo Gravação do Ano, Canção do Ano, Álbum do Ano e Artista Revelação - as quatro mais importantes da noite. Com isso, Billie tornou-se a primeira mulher a conseguir esse feito e também a artista mais nova. Apesar de muita gente reconhecer o seu talento, a internet está começando a se perguntar se ela merecia tudo isso.

Ninguém precisa curtir o som feito por Billie Eilish, mas precisamos concordar que a cantora foi mesmo uma grande revelação de 2019. Ela e o irmão Finneas O'Connell produziram o álbum "When We All Fall Asleep, Where do We Go?" de forma totalmente independente e chamaram a tenção do mundo todo por conta do ritmo diferenciado. Além disso, milhares de jovens passaram a se identificar com a música produzida pela artista. Mesmo com pouco de tempo de carreira, podemos dizer que Eilish já se tornou a voz de uma geração. Então, se ela está mandando tão bem, por que as pessoas estão questionando suas vitórias?

Bom, a gente sabe que todo mundo torce para o seu artista favorito, né? Por exemplo, na categoria de Melhor Álbum Pop, acreditava-se que Ariana Grande ganharia com "thank u, next". Mas não foi o que rolou. De qualquer forma, sabemos que essas rixas entre fãs sempre vão rolar e não há muito o que fazer. No entanto, uma galera fez questão de lembrar das injustiças que já aconteceram no Grammy e surgiu o papo de que, apesar do seu talento, as vitórias de Billie Eilish também são fruto de um privilégio.

Sim, vamos ter que falar sobre Beyoncé - uma das artistas mais injustiçadas pela premiação. Muita gente chamou atenção para o fato de que, aos 18 anos e com pouquíssimo tempo de carreira, Billie já tenha conquistado os principais prêmios, incluindo Álbum do Ano, enquanto nossa Queen B, aos 38 anos e com mais de 20 de carreira, só ganhe destaque nas categorias de R&B. Com isso, vários fãs lembraram dos álbuns "Beyoncé" - um verdadeiro marco na indústria da música - e "Lemonande". Os dois muito relevantes, mas que não ganharam o seu devido valor.

Não é correto desmerecer Billie Eilish por conta disso. Afinal, ela estava apenas concorrendo como todos os outros artistas. Mas essa situação deixa em evidência, mais uma vez, o destaque que artistas negros ganham no Grammy - e em outras premiações. De qualquer forma, é sempre importante ressaltar que essa é só mais uma premiação e, apesar de toda evidência que ela traz para os artistas, não é ela quem dita o que é bom ou ruim. Então, independente da quantidade de troféus que a sua cantora favorita tenha em casa, esse não deve ser um fator para medir sua qualidade.

Billie Eilish Pirate Baird O'Connell
Billie Eilish se surpreende com reação do público após assumir que sente atração por mulheres. Vídeo!
Billie Eilish choca com tatuagem enorme nas costas; alguns fãs não curtiram muito o desenho: "Brega"
Billie Eilish termina seu namoro com Jesse Rutherford após um ano juntos
Barrou! Equipe de Billie Eilish vetou 20 perguntas do "Fantástico" e fez exigências
ver todas as notícias de Billie Eilish Pirate Baird O'Connell Ver + matérias
sobre
o mesmo tema