Por Clarissa Alves
"Soofa" é um banco inteligente que perite que você recarregue seu celular usando energia solar
E tudo isso usando energia solar. Coisa de norte-americanos, claro!

As praças da cidade de Boston, nos Estados Unidos, estão ganhando uma novidade hi-tech de extrema utilidade. São banquinhos inteligentes que possuem uma rede própria de internet wi-fi e conectores para que as pessoas possam recarregar o celular gratuitamente. Tudo isso de um jeito bem sustentável: usando energia solar.

Ai, gente! São muito legais essas invenções com múltiplos benefícios, não acham? Já existe uma mochila que recarrega o telefone e, recentemente, a Microsoft anuncionou uma calça que promete fazer esse trabalho também. Agora temos o banco tecnológico criado pela MIT Media Lab à pedido do prefeito de Boston Marty Walsh. Ele foi batizado de "Soofa".

"Seu celular não serve só pra fazer chamadas telefônicas, por que os nossos bancos tem que ser apenas assentos?", disse o prefeito na última sexta-feira (30) em um comunicado à imprensa.

O "Soofa" é uma solução de mobiliário urbano sustentável
O "Soofa" é uma solução de mobiliário urbano sustentável

Os bancos também serão utilizados para fazer upload de informações ambientais, como dados sobre a qualidade do ar e nível de ruído de cada praça especifica. As autoridades de Boston disseram que as primeiras unidades do "Soofa" serão instalados, sem nenhum custo para a cidade, com financiamento da Cisco Systems, uma empresa líder no desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes.

Outra coisa legal é que os moradores podem recomendar quais parques mais gostariam de ter os "Soofas" instalados e também enviar sugestões de nomes, porque cada banco vai ganhar um nome especial.

sobre
o mesmo tema