Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Kanye West se envolveu em graves polêmicas nas últimas semanas, após usar blusa do movimento "Vidas Brancas Importam" e ter falas antissemitas nas redes sociais. Agora, diversas marcas romperam contrato com o rapper - incluindo a Adidas, que cancelou acordo de quase 10 anos. Confira o que mais Kanye West perdeu após falas problemáticas nas redes sociais!

As consequências para o comportamento polêmico de Kanye West continuam rolando. O rapper, que vem chamando atenção por falas problemáticas há bastante tempo, virou manchete ao ameaçar a população judaica nas redes sociais. No começo do mês, Kanye disse que faria um "death con 3" contra judeus, se referindo à escala de vulnerabilidade de segurança nacional dos Estados Unidos.

Isso veio logo após West surgir com camisa do grupo "White Lives Matter" (Vidas Brancas Importam), que desmerece o movimento contra racismo e violência policial nos Estados Unidos. Nesta terça-feira (25), a Adidas rompeu contrato de quase 10 anos com o cantor, se juntando a outras marcas que mostraram seu repúdio às falas de Kanye West, que atende agora pelo nome de Ye.

Até mesmo seus advogados e a ex-esposa, Kim Kardashian, pularam fora do barco, rapidamente desassociando sua imagem a do rapper. Confira 10 coisas que o empresário e artista perdeu após falas racistas e antissemitas!

1. Adidas cancela contrato com Kanye West

A Adidas é a empresa mais recente a cortar laços com Kanye West. A marca esportiva era responsável por lançar Yeezy, coleção com o rapper, e tinha parceria com o cantor desde 2013. Em comunicado oficial, representantes informam que "os comentários e comportamentos recentes de West são inaceitáveis, odiosos e perigosos e não estão de acordo com os valores da empresa de diversidade, inclusão, respeito e justiça".

Segundo apuração da Forbes, a perda do contrato vai custar bem caro para Kanye - literalmente. O rapper pode até deixar o título de bilionário, com patrimônio reduzido a "apenas" 400 milhões de dólares.

2. Acordo com Balenciaga é encerrado

Kanye vestiu a camisa do grupo que defende a ideia de "racismo reverso" durante a Semana de Moda, provocando forte represália pelas empresas do meio. A Balenciaga, marca de luxo que está bombando, afirmou que não terá "nenhum relacionamento e nem planos para projetos futuros com o artista" em comunicado oficial. West chegou a participar de desfile recente da Balenciaga, mas suas fotos foram retiradas do portal da empresa.

3. Kim Kardashain repudia ação de ex

A ex-esposa de Kanye e mãe de 4 filhos do rapper, Kim Kardashian, foi aos Stories do Instagram, se posicionar à favor da comunidade judaica: "Discurso de ódio nunca é ok ou perdoável. Eu estou com comunidade judaica e peço que a terrível violência e retórica de ódio contra eles tenha seu fim". Além disso, a Skims, empresa de Kardashian que tem West como acionista, lançou comunicando ao público, dizendo que o rapper não tem poder de decisão na marca e é um acionista minoritário.

Kim Kardashian criticou ações de Kanye West nas redes sociais
Kim Kardashian criticou ações de Kanye West nas redes sociais

4. Rapper teve contas bloqueadas nas redes

Após post considerado antissemita no Instagram, Kanye West teve seu perfil banido na rede. Então, o empresário foi para o Twitter, questionar Mark Zuckerberg - dono do Instagram e Facebook. Foi nesse momento que ele fez outra fala antissemita, em que ameaçava atentado contra a comunidade. Logo, West também foi banido do Twitter e chegou a comprar Parler - rede social famosa entre conservadores estadunidenses.

5. Vogue se recusa a trabalhar com Kanye

Representantes da Vogue afirmaram ao Page Six que a revista não planeja trabalhar mais com Kanye West no futuro. A decisão teria sido tomada por Anna Wintour, editora-chefe da Vogue e conhecida de Ye. Além disso, a editora de moda Gabriella Karefa-Johnson afirmou que os atos do artista, principalmente o uso da camisa de "White Lives Matter" são "violência pura". A jornalista ainda completou, em comunicado: "Não tem desculpa. Não existe nada de arte nisso".

Mais tarde, West chegou a atacá-la, falando sobre o estilo de roupa usado por Ganriella e declarando uma guerra virtual. A editora foi defendida por várias pessoas, incluindo a modelo Gigi Hadid, que disse que o rapper deseja ter "uma porcentagem da inteligência da jornalista".

6. Agência de talentos CAA abandonou artista

Antes das últimas polêmicas, Kanye West era representado pela Creative Artists Agency (CAA) - uma das agências mais conhecidas do mundo do entretenimento. Porém, a empresa foi uma das que rompeu contrato com o artista. O rapper também perdeu acordo com a gravadora Def Jam e a sua própria empresa de gravação não está mais relacionada a Def.

Kanye West não será mais representado pela CAA
Kanye West não será mais representado pela CAA

7. Advogados desistem de representar West

O processo de divórcio de Kanye West e Kim Kardashian ainda rola na justiça e parece que a situação pode ficar ainda mais complicada. Também de acordo com o Page Six, Ye foi abandonado pelos advogados que o representavam no caso. Anteriormente o artista contava com o apoio jurídico de escritório famoso em Nova York, que já teria anunciado sua saída do processo.

8. Rapper sofre com queda no streaming

Não foram só empresas e famosos que mostraram sua indignação com Kanye West. O rapper teve queda considerável nos streams de suas músicas após ser banido do Instagram e Twitter. Segundo dados divulgados pelo Inside Radio, os números de Ye caíram cerca de 3,5% na 1ª semana de outubro, somente no território dos Estados Unidos.

9. Show de Kanye West é cancelado

Ainda no começo do mês, o show de Kanye West, que aconteceria no SoFi Stadium em Los Angeles, foi cancelado. O próprio artista foi às redes sugerir que a ação se tratava de um boicote. "Meu show foi cancelado. Me pergunto se isso tem algo a ver com minha camisa de 'Vidas Brancas Importam'. O que vocês acham?", postou Ye. Ele ainda mostrou print de mensagens que avisam que a apresentação foi desmarcada por "incapacidade de receber o evento".

10. Documentário de Kanye foi arquivado

Por fim, na última segunda-feira (24), o estúdio MRC Entertainment anunciou que estava trabalhando em um documentário sobre a vida e carreira de Ye, porém, o trabalho foi arquivado sem previsão de retorno. "Não podemos apoiar nenhum conteúdo que ajude a aumentar sua plataforma", escreveu a empresa.

sobre
o mesmo tema