Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
A sigla LGTQIAP+ ganha mais membros da comunidade a cada ano! Em 2022, nomes como Iza, Giovanna Ewbank, Kit Connor de "Heartstopper", Pedro Sampaio e Fernanda Souza mostaram que a sexualidade e identidade de gênero pode ser algo diverso - principalmente quando encarado com naturalidade, sem tabus. Veja 10 famosos brasileiros e internacionais que se assumiram ao longo do ano!

A gente sabe que a comunidade LGBTQIAP+ ainda é muito perseguida - e os recentes protestos na Copa do Mundo 2022 são exemplo disso! Mas é verdade também que, a cada ano, sexualidade e gênero vão ganhando espaço nos debates do dia a dia, tornando o assunto mais natural e, consequentemente, fazendo com que mais pessoas sintam segurança em se assumir.

É claro que ninguém é obrigade a revelar ao mundo qualquer coisa de sua intimidade, mas se assumir pode ser um passo importante na estrada de autoconhecimento e aceitação. Cada caso é um caso! Para celebrar o amor e relembrar que o respeito deve sempre vir em 1º lugar, separamos 10 famosos que se assumiram LGBTQIAP+ em 2022 e receberam o amor des fãs. Confira!

1. Iza

A cantora Iza anunciou seu divórcio em 2022 e, alguns meses depois, assumiu ser demissexual durante conversa no podcast Quem Pode Pod. "Demora muito para eu querer transar com a pessoa, se eu não tiver nenhuma relação [...] Demorei para entender que tinha a ver com isso", afirmou a voz de "Fé". Es demissexuais precisam de uma conexão sentimental e/ou intelectual com o parceiro, indo além do desejo físico.

2. Pedro Sampaio

Famoso por vários hits do momento, Pedro Sampaio chamou atenção ao compartilhar foto de Jão, no Dia da Visibilidade Bissexual, em setembro deste ano. O DJ adicionou corações, na cor da bandeira, e mais tarde, falou sua sua sexualidade em entrevista ao G1: "Você é você, faz o que você quiser, quando quiser, com quem quiser", afirmou após confirmar que se sente livre para ter encontros com homens e mulheres.

3. Giovanna Ewbank

Quem também usou o podcast Quem Pode Pod para se assumir foi Giovanna Ewbank, apresentadora do programa ao lado de Fernanda Paes Leme. A esposa de Bruno Gagliasso também assumiu ser demissexual e, por isso, teve menos parceiros do que a maioria de seus conhecidos - mas a gente sabe que não tem número certo para isso, né? "Minha mãe dizia: 'Filha, você tem que curtir, você tem que sair'... Mas a gente é demissexual", afirmou Giovanna.

4. Kit Connor

Uma prova que se assumir LGBTQIAP+ nem sempre é um mar de rosas foi o que rolou com Kit Connor. O protagonista de "Heartstopper", que faz Nick Nelson, foi forçado a revelar sua bissexualidade após ser perseguido na internet. Tudo começou quando o jovem de 18 anos foi flagrado de mãos dadas com Maia Reficco, com quem está gravando um filme. Por isso, algumas pessoas o acusaram de queerbaiting e, então, ele deciidu se pronunciar.

5. Deborah Secco

A atriz Deborah Secco sempre foi muito aberta quando o assunto é sexualidade, amor e relacionamentos. E, apesar de já ter falado sobre o assunto, a artista colocou os pingos nos is ao se assumir oficialmente bissexual. Tudo rolou durante entrevista ao Jornal Extra, publicada ainda em setembro. "Eu sou livre, gosto de pessoas [...] Tenho uma inclinação maior a me interessar por homens, mas já namorei algumas mulheres", explicou.

6. Rebel Wilson

Conhecida pelos papéis em "A Escolha Perfeita" e "Como Ser Solteira", Rebel Wilson surpreendeu ao se revelar queer, nas redes sociais. Em junho, a loira fez um post ao lado da então namorada, Ramona Agruma, e escreveu: "Eu achei que deveria procurar um príncipe da Disney... Mas acho que o que eu realmente precisava era uma princesa". O casal teve sua 1ª filha em novembro, intensificando a felicidade dos shippers!

7. Vitão

A vida amorosa de Vitão foi marcada por namoro bem público com Luísa Sonza, porém, nos últimos meses o também cantor vem redescobrindo e redefinindo alguns padrões sobre sexualidade, estética e relacionamento. Em entrevista a GQ, Vitão abriu o coração: "Talvez sexo seja mais do que apenas isso. Tenho me entendido de outras formas, me relacionando com pessoas diferentes".

8. Janelle Monáe

Janelle já havia se assumido pansexual, em 2018, porém, em 2022 tornou público outra conclusão sobre si mesme: é uma pessoa não-binária. "É algo muito maior do que 'ele' ou 'ela'. Isso nos abre para se apaixonar por qualquer espírito lindo", afirmou e cantore durante participação no Red Table Talk, em abril deste ano.

9. Kesha

Depois de ser cobrada - injustamente - por algumas pessoas, Kesha foi ao Instagram, durante o Mês do Orgulho de 2022, falar sobre sua sexualidade. A cantora disse ser queer, mas afirmou também não conseguir se identificar apenas com uma opção: "Não sou gay. Não sou hétero. Não sei o que eu sou, eu gosto de pessoas", escreveu a loira. E ninguém é obrigade definir mesmo o que é, quem é e de quem gosta!

10. Fernanda Souza

Em abril, Fernanda Souza assumiu namoro com a então amiga, Eduarda Porto. O próprio ex-marido, Thiaguinho, vibrou pelo casal e mostrou apoio nos comentários. Na época, muitas pessoas falaram equivocadamente sobre a atriz ter "se tornado lésbica". Além de não ser algo simples, que você se torna, vale lembrar que: 1. a sexualidade de ninguém é da sua conta e 2. o B de LGBTQIAP+ não é enfeite!

sobre
o mesmo tema