João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
9 Fotos
Veja as fotos!
Aqui no Purebreak a gente ama falar sobre amor-próprio, autocuidado e saúde mental. Todavia, tem uma questão que está entalada na garganta da redação e que precisamos falar urgentemente: o autoconhecimento. Para muita gente já é óbvio, mas ainda há uma grande parcela da sociedade que não entende os enormes benefícios que podem ser trazidos para sua vida ao se conhecer melhor. Pode deixar que a gente te mostra!

Quem é você? Talvez você tenha a resposta para essa pergunta na ponta da língua. Talvez você não saiba nem por onde começar. Ou é possível que você, como todos nós, ainda está caminhando para descobrir como responder a isso. O acompanhamento psicológico é a melhor forma de trabalhar essa questão. O que não significa que é fácil. Fato é que se conhecer é muito mais complicado - e por vezes doloroso - do que a gente pensa. Mas confie no que dizemos: vale muito a pena. Estas são as 7 provas de que autoconhecimento vai mudar completamente a sua vida.

1 - Desenvolver inteligência emocional

Feel Me Think About It GIF - Feel Me Think About It Meme GIFs

Uma das primeiras e principais coisas que você percebe quando realmente se conhece melhor é entender seus próprios sentimentos. Pode parecer bobeira, mas muitas vezes é bem difícil fazer uma ligação direta entre o que você está sentindo e a causa daquilo. Ao compreender esse problema, tudo fica mais fácil. Esse processo de encarar melhor suas emoções pode vir a calhar em muitos casos. Desde o ato de mudar seu relacionamento com a comida, por exemplo, até perceber quais relações você quer mesmo cultivar, e quais que não estão te fazendo tanto bem assim.

2 - Exercitar a aceitação

High Five Mtv GIF by INTO ACTION

Para se amar, é preciso se aceitar. E para tal, antes é necessário se conhecer. Como já dito, autoconhecimento pode não ser algo tão fácil assim. Envolve muito trabalho, lutas e momentos bem dolorosos. Mas todas essas coisas farão com que você entenda quem realmente é. Isso inclui enxergar, de fato, todas as partes da sua mente e corpo. Com defeitos e tudo. Pode ser que o que você veja quando olha no espelho não vá te agradar logo de cara. No entanto, com o tempo, você compreende que aquele reflexo é você mesmo, e essa pessoa é única.

Além de aceitar a si mesmo, o autoconhecimento vai te ajudar a aceitar as outras pessoas como elas são, e a aceitar o próprio mundo. Esse processo acontece porque quando aprendemos sobre nós mesmos, também percebemos como nós enxergamos o outro e o mundo a nossa volta. Com isso, a gente entende que só podemos ver até um ponto bem limitado da outra pessoa, e cada um tem sua própria visão a partir de sua construção como indivíduo.

3 - Melhorar a autoestima

Viola Davis Dancing GIF by ABC Network

Por isso mesmo que o autoconhecimento é um grande aliado para melhorar a autoestima. Quando aprendemos mais sobre nós mesmos, não só encontramos várias qualidades bem escondidas, como percebemos que muitas coisas que consideramos defeitos só vemos dessa forma por conta do olhar de outros sobre a gente. Além disso, essas "imperfeições" podem só existir por conta do que outras pessoas fizeram ou falaram, e não tem nada a ver com você. É simplesmente libertador.

4 - Lidar melhor com relacionamentos

Holding Hands Good Job GIF - Holding Hands Good Job Nice GIFs

Ao conhecer a nós mesmos, além de descobrirmos nossos defeitos e qualidades, também entendemos melhor nossos limites. Até onde nós podemos ir, e até que ponto já vira danoso para nós, de alguma forma. Ao praticar o autoconhecimento, não só aprendemos a nos valorizar bem mais, como compreendemos o que estamos procurando em outras pessoas, e o porquê disso. As respostas, acredite ou não, estão todas dentro de você. Só é necessário alguma ajuda e bastante trabalho e paciência para chegar lá.

5 - Se tornar uma pessoa mais produtiva

drake working GIF

Este é um ponto que chama a atenção até dos workaholics de plantão. O autoconhecimento fará com que você enxergue seus pontos fortes e fracos. Então, a partir disso, se torna absurdamente mais fácil lidar com eles. Saber seus próprios limites, entender como o seu organismo funciona e o ficar ciente sobre o que você precisa ter/fazer na sua rotina irá te tornar uma pessoa bem mais produtiva, já que tomará conhecimento das razões para fazer o que está fazendo e, também, como lidar com aquilo.

6 - Diminuir ansiedade

This Is Fine Anxiety GIF - This Is Fine Anxiety Calm GIFs

Autoconhecimento não só ajuda a combater vários transtornos. como a ansiedade, como também é um dos pontos principais tratados pela terapia para ajudar nesses casos. Lembra quando a gente falou sobre inteligência emocional, autoestima, relacionamentos etc.? Quase sempre essas questões estão ligadas ao transtorno de ansiedade e a outros problemas psicológicos. Então, para poder viver uma vida mais leve e saber por que você está tendo uma crise, ou por que não está lidando bem com uma situação, o primeiro passo é conhecer a si mesmo.

7 - Enxergar a vida com outros olhos

Animated GIF

A partir disso, será possível ver o mundo inteiro com outros olhos. Você com certeza se torna uma pessoa mais grata e capaz de entender as realidades diferentes das suas. Não significa que todas as pessoas que se conhecem profundamente são absurdamente felizes e good vibes. Mas pode apostar que sua vida ficará bem mais leve ao fazer isso.

sobre
o mesmo tema