Por Victor Viana
Enem 2020: Ministério da Educação resolve manter o exame e decisão gera discussão nas redes sociais
Enem 2020: Ministério da Educação resolve manter o exame e decisão gera discussão nas redes sociais
Todo mundo teve sua vida atingida por conta da pandamia no coronavírus. Apesar do discurso de Jair Bolsonaro, o Brasil encontra-se em situação de isolamento social. Por conta disso, surgiram muitas dúvidas sobre o Enem 2020. Afinal, para muitos, esse é o ano de vestibular. E aí, a prova seria mantida ou não? O Ministério da Educação liberou uma propaganda sobre o exame nesta segunda-feira (4) que gerou uma grande discussão na internet.

Se você estava se preparando para o vestibular desde o começo do ano, provavelmente ficou se perguntando o que seria do Enem desde que a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil. Afinal, todo mundo teve suas vidas interrompidas, principalmente os estudantes, já que escolas foram fechadas no país inteiro. Bom, a resposta do Ministério da Educação (MEC) veio nesta segunda-feira (4), através de uma propaganda que basicamente confirma que o Enem será mantido. No entanto, isso gerou uma grande discussão na internet.

Desde que o isolamento social foi imposto no Brasil, muitas escolas e universidades aderiram o modelo de ensino à distância. Ou seja, as aulas foram mantidas, mas acontecem por chamada de vídeo, onde cada aluno acompanha tudo de sua casa através de um computador. Uma ótima solução, né? Porém, infelizmente, essa não é a realidade de muitos estudantes. Recentemente o IBGE revelou que 25% da população brasileira ainda não tem acesso a internet. Parece "pouco", mas são cerca de 46 milhões de pessoas que não estão conectadas.

E o que isso tem a ver com o Enem 2020? Bom, há dois pontos muito importantes nessa discussão. O primeiro, já apresentado pelo Purebreak, mostra que, ao contrário do que diz a propaganda do MEC, nem todo mundo tem a opção de estudar pela internet. E ainda que essa fosse uma possibilidade, como ficam famílias que possuem dois, três ou até mais adolescentes - que precisam estudar - mas só possuem um computador dentro de casa? O outro ponto, muito importante: será que as escolas da rede pública estão conseguindo manter as aulas, mesmo à distância?

Ou seja, está bem claro que, de qualquer forma, muitos estudantes serão prejudicados pelo o que está acontecendo no mundo. Para algumas pessoas, o certo seria cancelar o Enem 2020. No entanto, parece que para o MEC é apenas um detalhe a desigualdade que existe no Brasil.

Veja a discussão:

sobre
o mesmo tema