Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
A chegada das produções asiáticas nos streamings é só uma das provas que o mundo está interessado nos dramas do continente. E os sul-coreanos não são os únicos a chamarem atenção! Dos doramas, aos K-dramas, C-dramas e TW-dramas, o que não falta é opção para se viciar. Confira a diferença entre cada um deles e veja recomendações de cada estilo.

As produções asiáticas estão chegando com tudo nos países ocidentais. Não é de hoje que doramas ou K-dramas ganham a atenção do público brasileiro, porém, muitas empresas já notaram a importância de determinados países e estão investindo - e muito - nesses títulos. A Netflix, por exemplo, está pronta para liberar vários dramas coreanos em seu catálogo ao longo de 2022, além de investir em documentários e realities da Coreia do Sul (um que está bombando, inclusive, é o "Single's Inferno").

Mas, com todo esse sucesso das produções asiáticas, você já parou para analisar a diferença entre elas? Cada país da Ásia tem sua própria forma de criar e exibir os dramas, fazendo com que o resultado seja bem diferente e varie de cultura para cultura.

Vamos relembrar as principais diferenças entre os dramas disponíveis e citar exemplos de gêneros que bombam. Do romance ao drama policial, podemos provar que tem um título para todo mundo!

O que é Dorama, K-Drama, C-Drama e TW-Drama?

Como falamos, nem todo drama asiático se trata de um dorama. Na prática, muitos usam o termo para falar das produções, de forma geral, como "dorama coreano", "dorama japonês" etc. Entretanto, o termo dorama é apenas para os títulos feitos no Japão. Isso acontece porque a pronúncia da palavra "drama", em japonês, parece com o som de "dorama", então, ganhou esse "apelido".

Para falar de produções de outros países, é possível dizer "drama coreano", por exemplo, ou então optar pelas famosas siglas, K-drama. E existem produções em vários locais, viu? Além do Japão e da Coreia do Sul, a China e o Taiwan produzem títulos de bastante sucesso.

De maneira geral, os dramas asiáticos costumam ter mais episódios do que as séries padrões de streamings ocidentais e com durações maiores também. Por isso, se assemelham de certa forma às novelas brasileiras. Mas cada país asiático tem seu próprio estilo e forma de produção, então não há muita regra nesse quesito.

Dorama ou J-drama

Os dramas japoneses, doramas ou J-dramas costumam ter entre 10 a 20 episódios, com a duração um pouco maior do que séries ocidentais mais rápidas. Os J-dramas costumam superar os quarenta minutos e, quando exibidos em emissoras televisivas, tendem a durar três meses.

K-drama

Também com maior duração, podem ter entre 12 e 25 episódios. Os dramas coreanos dificilmente têm várias temporadas - já que tem início, meio e fim logo na primeira leva de episódios. Uma exceção é "Love Alarm", um K-drama que mistura padrões de vários gêneros e tem duas temporadas, disponíveis na Netflix.

C-drama

Os dramas chineses, também chamados de C-drama, têm capítulos com cerca de 40 minutos. O que chama atenção, entretanto, são os números de episódios. "Jardim de Meteoros" tem 49, enquanto "Amor Eterno" conta com 58 episódios - ambas disponíveis na Netflix. Os C-drama de época, com histórias épicas, como é o caso do segundo exemplo, fazem bastante sucesso.

TW-Drama

Os dramas de Taiwan também variam em número de episódios. Existem aqueles mais curtos, de 10 episódios, até produções extensas que chegam a 40. A média de duração para cada capítulo é uma hora. Nos TW-Drama, os atores costumam falar mandarim e utilizam o hokkien, idioma taiwanês, apenas em contextos mais específicos. Os dramas de romance, principalmente misturados com comédia, são os que fazem mais sucesso.

Gêneros dos dramas

Como falamos, existe um drama para todos os gostos. Não importa se você curte uma comédia romântica, gosta de entender assuntos históricos ou não abre mão de um suspense de tirar o fôlego, as produções asiáticas têm alternativas de vários estilos e gêneros.

Mas vale lembrar que vários títulos costumam passear por diferentes gêneros. Então, um mesmo drama pode ter a vibe de mistério e suspense, sem deixar o romance de lado.

Dica de dorama: 10 das minhas séries coreanas favoritas – Debaixo da  Cerejeira

Romance

Um dos gêneros mais populares é o romance. Com temáticas bem leves e descontraídas, os capítulos costumam focar na história de um casal - podendo vir acompanhada de outros núcleos - e normalmente têm finais felizes. É ideal para quem ama uma comédia romântica, bem água com açúcar. Os dramas de romance tendem a ser mais leves, sem muitas cenas de sexo e muito menos violência.

Exemplos: "Good Morning Call", "Happy Marriage", "No Entando, Amor", "Porque Está é Minha Primeira Vida", "Pousando no Amor", "Ombro Amigo", "Jardim de Meteoros", "Lost Romance", "Deja Vu", "We Best Love"

Escolar

Costumam trazer a temática do romance e comédia também, mas se focam em ambientes escolares, com adolescentes nos papéis de protagonistas. Portanto, esses dramas falam de descobertas, primeiro amor, amizades e o início da trajetória profissional. Além disso, um tema recorrente é a pressão da família e conhecidos na hora de tomar escolhas para a vida.

Exemplos: "A Flor e a Fera", "Kingyo Club", "Sprout", "School 2017", "Herdeiros", "Sonhe Alto", "A Little Thing Called First Love", "Love 020", "A Love so Beautiful", "In a Good Way"

Histórico

Como o próprio nome já diz, os dramas históricos se passam na antiguidade, normalmente abordando dinastias asiáticas - verídicas ou fictícias. Costumam ter narrativas épicas, com heróis, reis e inimigos clássicos. É interessante para aprender mais sobre a história de determinado país ou observar looks diferentes, no caso de histórias totalmente inventadas.

Exemplos: "Sanadamaru", "Tempest", "The Red Sleeve", "O Rei de Porcelana", "Princess Silver", "Amor Eterno"

Policial

Trazem temáticas mais pesadas, envolvendo crimes, como tráfico de drogas, prostituição, assassinato e sequestro. É um gênero de drama ideal para quem gosta de histórias com suspense, tensão e perseguição. É um dos formatos que mais aceita a violência, por isso, prepare-se para ver lutas explícitas e sangue.

Exemplos: "Meu Irmão Honesto", "A Jornalista", "Extracurricular", "Através da Escuridão", "My Name", "Island Nation"

GIF lunks keyeboard parker stevenson - animated GIF on GIFER

Terror ou Suspense

Os dramas de terror e suspense são marcados pelo "desconhecido". Diferente do gênero policial, por exemplo, em que o inimigo é evidenciado na história, os de terror costumam trazer figuras mitológicas, de outras dimensões ou simplesmente seres e lugares que não podem ser identificados. O "não saber" é a grande diferença do gênero, que costuma trazer produções bem assustadoras.

Exemplos: "Alice in Boderland", "Switched", "O Grito - Origens", "Sweet Home", "Strangers From Hell", "Kingdom"

sobre
o mesmo tema