Por Izabella Ravizzini
Resolveu começar a assistir séries e filmes asiáticos, ou viu algum amigo falando em "doramas" e não sabe bem do que se trata? Relaxa, essa dúvida é muito comum e o Purebreak está aqui para resolver isso! Vamos te explicar o que é um dorama, as diferenças entre doramas e séries e até dar dicas de onde assistir. Vem conferir!

Você sabe o que são os doramas? Talvez você já tenha esbarrado com produções do leste asiático na Netflix, mas nunca entendeu de fato o que faz um dorama ser diferente de uma série ou novela. O Purebreak está aqui para te explicar tudo o que você precisa saber: o que é um dorama, qual é a diferença entre doramas e k-dramas e, claro, dicas de onde assistir.

Lee Jong Suk-Romance is a Bonus Book EP 06 | イジョンソク, 動画

Em resumo, doramas são produções dramatizadas da televisão japonesa. No Japão, a pronúncia da palavra "drama" soa como "dorama", por isso o nome! Estas produções têm um formato parecido com as séries norte-americanas, que são bem populares aqui no Brasil. Os episódios também são semanais, e a história geralmente gira em torno apenas de um núcleo principal - diferente das novelas, que costumam acompanhar vários núcleos.

Mas, se você se apaixonar por um dorama e quiser assistir várias temporadas, isso provavelmente não vai acontecer. É bem incomum que estas produções ganhem muitas continuações, pois geralmente são histórias com um roteiro bem fechadinho. Elas tem início, meio e fim, sem muitos "cliffhangers", aqueles finais que deixam arcos abertos e nos prendem esperando uma sequência. Claro que para toda regra existe uma exceção: a primeira temporada de "Love Alarm", k-drama da Netflix, terminou com o maior cliffhanger que a história poderia ter naquele momento - mas não vamos dar spoilers!

O Netflix acabou de confirmar o lançamento do 'Love Alarm 2'? | KPOPLAT

Como qualquer série, os doramas tem várias temáticas e gêneros, como comédias românticas, dramas de época, aventuras e até dramas médicos, tipo "Grey's Anatomy" - se você é fã de "Grey's", deveria conferir "Hospital Playlist" na Netflix. Os episódios dos doramas costumam ser um pouquinho mais longos do que os 40 minutos das séries ocidentais e as temporadas têm entre 10 e 20 episódios. Por ter as suas particularidades, doramas não são nem novelas, nem séries, mas algo como um híbrido entre os dois.

Entenda a diferença entre doramas e k-dramas

Todas as séries asiáticas são doramas? Tecnicamente, não. Como a gente explicou, "dorama" é como soa a pronúncia de "drama" em japonês. Por isso, apenas as produções do Japão são, de fato, doramas. Os dramas sul-coreanos podem ser chamados carinhosamente de k-dramas. Também existem os dramas da China, da Tailândia, do Taiwan... o que não falta é conteúdo!

DORAMAS] Um vício que veio do outro lado do mundo! - Menina da Bahia

No entanto, como foi o termo "dorama" que se popularizou pelo mundo, é bem comum que a galera acabe se referindo assim à várias produções que não são japonesas. Você também pode ver os termos "dorama coreano" ou "dorama chinês" sendo usados. Mas precisamos te lembrar: não é legal generalizar todas as culturas e produções do leste asiático como a mesma coisa, ok? Cada uma tem as suas particularidades, e precisam ser respeitadas.

Onde assistir doramas e k-dramas?

Dentre as plataformas de streaming mais conhecidas, a Netflix é a que carrega um catálogo mais extenso de doramas e k-dramas. Lá você encontra alguns dos títulos mais queridos pelos fãs do Brasil, como "Tudo Bem Não Ser Normal". Mas existem aplicativos para celular, que estão disponíveis tanto para Android quanto iPhone, com catálogos muito legais! Procure pelo Viki ou pelo Kocowa, ambos com conteúdos gratuitos e opções pagas. E se você também é fã de K-Pop, se liga: nesses aplicativos, você também encontra shows e outros conteúdos com os idols que a gente ama. Vai lá conferir!

Conheça o Dorama Hwarang | ARMY-BR Amino

sobre
o mesmo tema