Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
A obesidade é uma doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Além de reeducação alimentar, existem outras saídas para quem procura emagrecer. Uma delas é a cirurgia bariátrica, método escolhido por Jojo Todynho na sua luta contra a efermidade, mas o que não te contam sobre ela? Vamos explicar tudo!

A cirurgia bariátrica tem se tornado cada vez mais popular como uma solução para a obesidade mórbida e problemas de saúde associados ao excesso de peso. Embora este procedimento possa trazer benefícios impressionantes, ele também vem acompanhado de desafios e efeitos colaterais que nem sempre são amplamente divulgados.

Jojo Todynho passou pelo procedimento nos últimos dias e já tinha falado sobre como iria se comportar após o procedimento, que tem fatos que nem sempre são ditos por todos. Abaixo, discutiremos o que não te contam sobre essa cirurgia.

Principais pontos sobre a cirurgia bariátrica

O que é? É uma cirurgia que visa reduzir o tamanho do estômago e/ou alterar o trato digestivo para que o paciente sinta-se satisfeito com menos alimento e absorva menos calorias.

Tipos mais comuns: Banda gástrica, bypass gástrico e gastrectomia vertical (sleeve).

Taxa de sucesso

A grande maioria dos pacientes perde entre 50% a 80% do excesso de peso após a cirurgia, e muitos mantêm essa perda de peso por longo prazo, especialmente se seguirem as recomendações dietéticas e de atividade física.

Mortalidade e complicações

A taxa de mortalidade associada à cirurgia bariátrica é relativamente baixa, variando de 0,1% a 2%, dependendo do tipo de procedimento e do centro cirúrgico. As complicações podem incluir vazamentos no local da cirurgia, infecções e trombose venosa profunda.

Benefícios secundários

Além da perda de peso, muitos pacientes experimentam melhorias ou resoluções em comorbidades associadas à obesidade, como diabetes tipo 2, hipertensão e apneia obstrutiva do sono.

Prós da cirurgia bariátrica

Perda de peso significativa: A maioria dos pacientes perde muito peso, o que pode melhorar ou mesmo curar condições relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, hipertensão e apneia do sono.

Incentivo ao emagrecimento: A rápida perda de peso após a cirurgia pode servir de estímulo para que o paciente adote um estilo de vida mais saudável, com uma dieta balanceada e atividade física regular.

Melhoria na qualidade de vida: Muitos pacientes relatam uma melhoria na autoestima, mobilidade e atividades diárias após a cirurgia.

Contras da cirurgia bariátrica

Síndrome de dumping: Alguns pacientes podem sofrer deste efeito colateral após consumir alimentos açucarados ou ricos em gordura. Sintomas incluem náusea, vômito, diarreia e sudorese.

Pele flácida: Devido à rápida perda de peso, a pele não tem tempo suficiente para se retrair, resultando em excesso de pele, especialmente nos braços, abdômen e coxas.

Desafios nutricionais: A cirurgia pode levar à má absorção de nutrientes essenciais, exigindo que o paciente tome suplementos vitamínicos pelo resto da vida.

Riscos da cirurgia: Como qualquer procedimento cirúrgico, a bariátrica apresenta riscos, como infecções, hemorragias e complicações pulmonares.

Compromisso de longo prazo: A cirurgia não é uma solução mágica. Exige um comprometimento com uma dieta saudável e exercícios para manter a perda de peso e evitar complicações.

sobre
o mesmo tema