Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
A Mixshield S-880, apelidada de "Qin Liangyu", destaca-se como a maior máquina perfuradora de túneis do mundo, reconhecida pelo Guinness World Records. Desenvolvida pela empresa alemã Herrenknecht, esta engenhosa inovação foi fundamental para escavar o desafiador túnel Tuen Mun-Chel Lap Kok na China.

Para grandes túneis, grandes perfuradoras. É assim com a Mixshield S-880, chamada "Qin Liangyu", a maior máquina perfuradora do mundo. Não há grandes infraestruturas sem grandes ferramentas e a empresa Herrenknecht sabe disso. Quando foi solicitada a criar uma perfuradora para um imenso túnel na China, seus engenheiros decidiram desenvolver uma máquina à altura do desafio. O resultado foi a S-880, algo semelhante aos temíveis vermes de areia de Arrakis em nosso planeta. Tão imensa e potente que até o Guinness World Records a reconhece como a maior tuneladora do mundo.

A ficha técnica da S-880 "Qin Liangyu" impressiona

Apresentando a S-880 "Qin Liangyu". Talvez o nome não impressione tanto, mas suas dimensões e capacidade sim. Mixshield S-880 "Qin Liangyu" é uma enorme perfuradora desenvolvida pela empresa de engenharia alemã Herrenknecht, uma veterana no setor de maquinário pesado. E o termo "enorme" não é exagero.

S-880 "Qin Liangyu" tem um diâmetro de escudo de 17,63 m, 120 m de comprimento, pesa 4.850 toneladas e possui uma potência de 5.600 kW, características que a tornam reconhecida pelo Guinness World Records como a maior máquina perfuradora de túneis existente. Segundo técnicos da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME), é capaz de avançar pelo subsolo, através de terra e rochas densas, criando aproximadamente 30 metros de galeria por dia.

Foi fabricada para um projeto impressionante: escavar o túnel Tuen Mun-Chel Lap Kok, na China. "Com mais de 4,2 km de comprimento e 60 m de profundidade abaixo do mar, o túnel abriga três faixas de tráfego na entrada norte, requerendo um diâmetro externo de 17,6 m, um recorde para uma perfuradora", explica Arup. Embora o design da S-880 seja mérito da Herrenknecht, quem a utilizou foi a Dragades Hong Kong, subsidiária da Bouygues.

ASME destaca que a S-880 ajudou a escavar a primeira seção do túnel. Após essa etapa, foi usado um escudo perfurador menor, de 14 metros, para finalizar o restante da infraestrutura. Herrenknecht detalha que a Dragages solicitou três de seus Mixshields para a construção de dois tubos paralelos, incluindo a "estrela", S-880, com um surpreendente diâmetro de 17,6 m, projetada para abrir uma seção inicial de 650 m de comprimento.

O Mixshield S-880 "Qin Liangyu" é uma TBM (sigla em inglês para "máquina perfuradora de túneis"). Seu nome é esclarecedor, mas esse tipo de máquina é mais do que um enorme e poderoso furador. Ela possui um dispositivo que permite coletar os resíduos gerados e estabilizar sua estrutura. Máquinas como Qin Liangyu, projetadas para trabalhar sob mares e rios, enfrentam terrenos alagados e são pressurizadas para evitar inundações no túnel. À medida que avançam, revestem as paredes com um composto especial e blocos de concreto pré-moldados.

A S-880 é a única de seu tipo? O Guinness World Records a reconhece como a maior TBM do mundo. Embora seja a mais imponente, existem outras perfuradoras igualmente impressionantes. Destaque para a Bertha, que em 2013 começou a abrir caminho nos EUA para um projeto desafiador: um túnel para a rota estadual 99 em Seattle.

O grande escudo de aço da Bertha incorpora ao menos 600 discos cortantes capazes de triturar rochas enquanto avança, com uma estrutura de 91 m de comprimento. Foi desenvolvida pela empresa de engenharia japonesa Hitachi Zosen. Tanto a S-880 quanto a Bertha poderiam ter seu reinado ameaçado: há anos a Herrenknecht foi encarregada de criar uma gigantesca roda de corte, com diâmetro de 19,25 m, superando o de Qin Liangyu por mais de um metro e meio. Seria para o túnel Orlovksy, na Rússia, mas até agora, a S-880 permanece invicta.

sobre
o mesmo tema