Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
9 Fotos
Veja as fotos!
Não precisa ir muito longe para ver um relacionamento heterossexual cisgênero retratado na mídia. Agora, imagine que seu programa favorito insinue que dois personagens queer são mais do que amigos. Finalmente! Alguém que se parece com você, né? Mas espere, não tão rápido: a história nunca se materializa e você fica chateade. Saiba o que é queerbaiting e por que é prejudical à comunidade LGBTQIAP+!

Imagine isto: você está assistindo ao seu programa favorito, emocionade quando os personagens queridinhos e do mesmo sexo esbanjam química, mas no final eles assumem uma relação heteronormativa com outras pessoas? Bem, a gente sente em te contar que você está sendo uma vítima de queerbaiting.

Recentemente, alguns fãs de "Stranger Things" ficaram bem incomodados com o fato da série não definir a sexualidade de Will, mesmo dando tantos indícios pela terceira temporada de que ele tem sentimentos por Mike. A partir daí, internautas começaram a acusar a Netflix e criadores da produção de usar um membro do grupo queer como isca pela audiência.

Tumblr

Nesse Mês do Orgulho, o Purebreak te conta agora o que é essa expressão e por que ela é prejudicial à comunidade LGBTQIAP+.

Saiba o que é o queerbaiting

Mas o que é um queerbaiting? O termo se refere a autores, escritores ou showrunners tentando atrair o público, dando indícios de que alguém é queer. Para lucrar em cima do tema, eles criam conteúdos para manter o interesse da comunidade LGBTQIAP+, sem que eles precisem ser realmente representados.

Não confunda!

Urban Dictionary define queerbaiting sucintamente como: "Quando um autor/diretor dá dicas e reviravoltas inteligentes para pintar um personagem como possivelmente queer, para satisfazer o público queer, mas nunca diz abertamente que é para manter seu público heterossexual".

No entanto, também define outro tipo de queerbaiting como: "Quando um político, especialista ou outra figura pública traz à tona detalhes completamente irrelevantes sobre a sexualidade de uma pessoa, verdadeira ou falsa, como uma forma de canalizar sutilmente a homofobia para atacá-la".

Por isso, não confunda! O queerbaiting é uma forma de velar a comunidade nas produções. Ou seja, só para ficar claro, estamos falando do primeiro absurdo e não do último!

"Riverdale" e mais séries acusadas de queerbaiting

Em 2014, o TV Guide argumentou que "Supernatural" apresentou queerbaiting. De acordo com o artigo, os produtores da série, sem dúvida, "lucraram com Destiel" [personagens Dean e Castiel] e "encorajaram a ambiguidade na sexualidade de Dean". "À medida que o relacionamento de Cas e Dean ganhou mais importância na série nas temporadas 8 e 9, as classificações aumentaram", apontou.

"Riverdale" é um dos dramas adolescentes mais populares da história recente. De seu elenco talentoso à suas tramas empolgantes, ele é um dos programas mais viciantes da televisão no momento. No entanto, a série é culpada de sexualizar excessivamente seus personagens adolescentes e tem um histórico de queerbaiting. Pelo capítulo 50, Archie e Joaquin se beijaram, mas o ato entre eles foi apenas uma metáfora elaborada para contextualizar uma traição, em vez de um momento LGBTQ+ significativo. Na primeira temporada, es espectadores reclamaram que o programa usou uma cena de Betty e Veronica se beijando em um trailer. Dessa forma, ver a série repetindo o erro é decepcionante.

Animated GIF

Embora a representação LGBTQ+ na tela esteja melhorando ano a ano, ainda há um longo caminho a percorrer antes que pessoas queer sejam vistas na TV e no cinema em todas as diversas formas. Com isso em mente, é importante que quando shows e cinema tocam essa narrativa, eles as tratem com cuidado e respeito. Usá-los apenas para atrair fãs e não desenvolvê-los não é bom!

sobre
o mesmo tema