João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
9 Fotos
Veja as fotos!
Se descobrir nunca é fácil. O processo de entender que você faz parte da comunidade LGBTQIAP+ e não corresponder ao padrão heteronormativo da sociedade significa romper com toda uma estrutura, que nos ensinou que ser queer não deve ser celebrado. Ainda que seja doloroso, é uma etapa crucial para entender o seu lugar no mundo e se amar, do jeito que você é. Por isso, listamos 5 conselhos para você que está passando por isso agora!

Em junho, nós celebramos o Mês do Orgulho LGBTQIAP+. Nessa data, comemoramos a existência da comunidade queer e lembramos de todas as conquistas e lutas que esse grupo social enfrentou para chegar até aqui. O primeiro passo para que tudo isso acontecesse partiu do fato des indivídues que fazem parte da comunidade se descobrirem e se assumirem. Por mais que essa etapa seja dolorosa e confusa, nós temos alguns bons conselhos para te ajudar nesse processo.

Pride Lgbt GIF - Pride Lgbt Feminist GIFs

1 - Entenda o que significa cada letra

Se você está caindo de cara nesse mundo agora e não está entendendo muito bem por que temos tantas letras na comunidade, fique tranquile. O primeiro passo é tentar entender cada uma delas melhor e, assim, você poderá analisar de forma mais fácil e completa qual identidade de gênero ou orientação sexual mais tem a ver com você.

2 - Você não está sozinhe

Para boa parte das pessoas, esse momento é um período delicado, solitário, confuso e cheio de dor. Você provavelmente se pergunta o que as pessoas vão pensar de você; o que pode acontecer; se tem algo de errado com você mesme; por que você é assim; e se questiona diversas vezes sobre a sua identidade ou sexualidade. Por mais que esses questionamentos sejam difíceis de enfrentar, pode ter certeza que eles já passaram pela cabeça de muita gente.

Antes de mais nada, você precisa saber que, independente de qualquer coisa, você não está sozinhe. O que você está vivendo com certeza já aconteceu de forma bem parecida com outra pessoa e pode ser mais comum do que imagina. Saiba reconhecer as pessoas que podem estar do seu lado, que entendam e sabem lidar com isso numa boa.

3 - Não precisa ter pressa

Mas calma lá, também não precisa correr para saber imediatamente com qual letra da sigla você se identifica. Somos seres em constante mudança e muites de nós demoramos para nos encontrar, de fato. E tá tudo bem! Você pode levar o tempo que for necessário para se entender e se descobrir, sem pressa para colocar um rótulo na sua identidade de gênero ou orientação sexual. Você só deve fazer isso quando se sentir confortável para assumir quem é de verdade. Não tenha pressa!

4 - Você é perfeite do jeito que é

E não, não tem nada de errado com você. Você não nasceu assim porque viu tal desenho demais, brincou com um brinquedo inapropriado, pegaram leve com você ou qualquer outro motivo. A real é que não importa o que faz a gente ser parte da comunidade LGBTQIAP+ e, sim, que já fazemos parte dela.

Nunca dê ouvidos para quem quer que diga que você é algo menor do que realmente é, que é menos por não se encaixar como hétero, cisgênero e todas as caixinhas do padrão social que já conhecemos. Independente da sua orientação ou identidade, você é perfeite do jeito que é, porque não existe ninguém como você no mundo.

5 - Você encontrará pessoas que te aceitarão

Por último, se mesmo assim você se deparar com gente que te diminua por ser queer, saiba que essas pessoas estão erradas e, eventualmente, você encontrará as certas. Hoje em dia, o mundo está caminhando - ainda que lentamente - para se tornar um lugar mais acolhedor para a comunidade LGBTQIAP+. Pode não ser tão fácil, dependendo de onde você é e do seu ciclo social, encontrar gente aberta para te abraçar de imediato, mas fique tranquile porque no tempo certo, você encontrará aqueles que te acolherão.

sobre
o mesmo tema