Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Você gosta de fofocar? Já deve saber que não está sozinhe. Estudos vêm comprovando que a fofoca é algo quase natural do ser humano e pode, inclusive, trazer benefícios para nossa vida - quando feita sem intenção de machucar alguém. Responda ao quiz e descubra quantos % fofoqueire você é e como o hábito está afetando sua vida!

Nada como uma fofoquinha com amigues para passar o tempo, né? O ato de fofocar sempre vira tema de discussão nas redes sociais e o debate continua presente: "será que fazer uma fofoca é errado?". Errado ou não, vai depender da sua visão, mas que a maioria das pessoas acha legal, isso é fato. Se você está em dúvida se é fofoqueire ou não - e o quanto o hábito de fofocar pode estar atrapalhando sua vida - faça o quiz a seguir.

Com algumas perguntas, vamos descobrir quantos % fofoqueire você! Confira.

Afinal, por que fofocamos?

Apesar de ser um hábito ainda mal visto por várias pessoas, não podemos negar que todes nós já fofocamos alguma vez. Então, é comum se perguntar: por que fofocamos? E, como boa parte das indagações que fazemos, a ciência já foi atrás da resposta. O estudo de Robin Dunbar, divulgado pela revista Times, procura mostrar que fofoca é uma evolução de diferentes laços sociais, que sempre tivemos.

Se nossos ancestrais caçavam piolhos e penteavam o cabelo dos amigues, nós trocamos "informações", a fim de formar ligações com outras pessoas. E, como seres naturalmente sociais, isso é até mesmo uma forma de sobrevivência. "Se não pudéssemos nos envolver nas discussões dessas questões, não seríamos capazes de sustentar o tipo de sociedade que temos hoje", afirma a pesquisadora, em estudo citado pela revista.

Então, da próxima vez que alguém te reprimir por estar fofocando, diga apenas que está fazendo sua parte para preservar a sociedade.

Confira as vantagens de fofocar para nosso cérebro
Confira as vantagens de fofocar para nosso cérebro

Vantagens de fofocar

O ato de fofocar é tão complexo, que já virou tema principal de livros, séries e filmes. Não à toa, pesquisadores vêm tentando entender as vantagens dessa "mania". É isso mesmo que você leu, além de buscar o motivo de fofocarmos, estudos estão procurando as vantagens de trocar uma fofoquinha aqui e outra ali. Divulgada ainda em 2021 pelo Study Finds, pesquisa de faculdade americana apontou alguns dos benefícios que fofocar pode ter para nosso humor e construção da nossa personalidade.

Antes de mais nada, os pesquisadores apontam que existem fofocas e fofocas. Ou seja, tem aquelas conversas inofensivas, que só comentam sobre a vida alheia e aquele rumor que é criado com a intenção de machucar e atingir a reputação de alguém. Com testes, eles perceberam que as fofocas neutras eram bem mais recorrentes do que as maliciosas - e as vantagens se referem às fofocas "do bem", ok?

Lemme Whisper In Ur Ear GIFs - Get the best GIF on GIPHY

De acordo com o estudo, a fofoca é uma forma de comunicação complexa, que ativa partes específicas do nosso sistema neurológico, exercitando nosso cérebro. Afinal, é preciso compreender uma série de acontecimentos que envolvem terceiros e às vezes até pessoas que você não conhece.

Os pesquisadores também notaram que a fofoca é uma forma de criar ligações, como o outro estudo histórico tinha apontado. Porém, ele vai além e afirma que trocar informações de outras pessoas ajuda a nos sentirmos parte de uma comunidade e pode ser fundamental na hora de nos enturmarmos em novos trabalhos ou escolas.

Claro, vale lembrar: estamos falando daquela fofoca inofensiva. Evite falar coisas que podem machucar outres e, principalmente, se você é novate em um ambiente, não chegue falando de terceiros, que também frequentam o local. Você nunca sabe quem é amigue ou parente de quem, então toda atenção é válida!

sobre
o mesmo tema