Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Cada época tem aquela peça de roupa que marca, seja a cintura baixa dos anos 2000 ou a gargantilha dos anos 90. Mas é fato que todas essas tendências já foram usadas muito antes, já que os itens estão sempre sendo reaproveitados. Teste seus conhecimentos de moda e veja se consegue adivinhar de quando é cada trend!

A gente já cansou de falar aqui que a moda é cíclica e uma tendência que fez sucesso há anos pode voltar com tudo a qualquer momento. Apesar de existirem épocas que determinada década está mais em alta - alguém já superou o estilo anos 2000, bem usado pela Olivia Rodrigo? -, há peças atemporais, que sempre marcam presença em looks de celebridades.

Mas, independente da trend em questão, raramente sabemos a história real por trás daquela tendência - como surgiu, quando e qual era sua utilidade. Por exemplo, a calça flare, com bases bem largas, é característica dos anos 70, mas você sabia que ela surgiu bem antes por um motivo prático?

Faça o teste agora e tente adivinhar quando surgiu cada uma das trends a seguir!

A história da calça flare

A calça flare, com bases amplas, no estilo boca de sino, é uma tendência de moda polêmica. Há quem ame e quem odeie, mas é fato que a peça marcou presença em muitas épocas diferentes e continua, até hoje, como um item usado bastante por diverses fashionistas. Existem relatos desse corte de calça lá do século XIX e, o mais legal, é que assim como várias tendências, sua popularização se deu por um motivo prático.

Quem começou a usar a calça flare foram os marinheiros, que precisavam de uma roupa que permitisse que a bota fosse tirada com facilidade e que poderia ser dobrada rapidamente, já que eles sempre caminhavam em locais com água. Ou seja, a moda sempre foi muito mais do que aparência, dialogando muito com cada época e com as necessidades reais de cada grupo.

A boina faz sucesso há séculos

Quando falamos "há séculos" não é exagero - a boina realmente é uma peça centenária. A queridinha do V, do BTS, surgiu lá no século XVII, na França, para proteger militares durante o combate, sem atrapalhar a visão. Dando um salto para os anos 60 e 70, o item começa a ser usado por intelectuais franceses e, ao longo dos anos, foi adotado também por vários artistas.

Atualmente é um acessório bem moderno, delicado, que traz bastante sofisticação ao look. Não à toa, a boina aparece com frequência em coleções de marcas de luxo, como Dior, Channel - francesas, assim como a própria trend - e Gucci.

 

sobre
o mesmo tema