João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
Tá todo mundo ligado na rede social do momento. O TikTok tem proporcionado muito humor, conhecimentos, dicas e entretenimento para seu público. Mas, como já sabemos, nem todo mundo usa a rede para o bem. Visando proteger os mais jovens que utilizam o aplicativo, a plataforma tomou uma série de medidas em relação a políticas de privacidade das contas de menores de 18 anos. Vem ver o que mudou!

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (12) que adotará novas normas para proteger seus usuários menores de idade. Devido a condutas nocivas à comunidade dos mais jovens nas redes, a mídia social chinesa finalmente decidiu se posicionar e proporcionar mudanças efetivas. Elas definem desde quem pode baixar seus vídeos, até quais as pessoas que podem ter acesso aos seus conteúdos.

De acordo com o aplicativo, as mudanças vão ser implementadas nos próximos meses. Então fique preparade!

TikTok: Tendências para 2021 | B-Young Social Media Co.

Horário limite para notificações

Contas de usuários entre 13 e 15 anos de idade não irão receber notificações no seu dispositivo a partir das 21h. Já os utilizadores da rede social entre 16 e 17, terão suas notificações desativadas uma hora depois do limite dos mais novos, às 22h. Segundo o TikTok, a definição desses horários foi baseada em estudos e avalições de psicólogos infantis e pediatras.

Além disso, os responsáveis que integrem a Sincronização Familiar junto dos perfis dos adolescentes irão ter ferramentas de controle parental, permitindo definir até que horas as notificações poderão chegar.

Quem pode ver seu conteúdo?

Outra mudança diz respeito a quem pode ver o conteúdo de perfis de jovens menores de 16 anos. Quando o usuário for postar seu primeiro vídeo na rede, um pop-up com alerta (que não poderá ser ignorado) irá aparecer, requisitando que seja selecionado quais pessoas terão acesso aquele conteúdo.

Os perfis de usuários entre 13 e 15 anos já têm seus conteúdos como privativos de forma padrão. Nem os jovens entre 16 e 17 poderão compartilhar seus conteúdos pela opção "todos", mas sim com seus seguidores ou amigos. Isso também se aplica aos vários tipos de interação no TikTok, como os famosos Duetos.

Tiktok GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Mensagens diretas

Os menores de 16 anos não poderão ter acesso às mensagens diretas no aplicativo. Já novas contas daqueles que têm entre 16 e 17 anos terão essa opção desabilitada de forma padrão. Mas eles poderão habilitá-la ao mexer as configurações. Os perfis já existentes vão receber um aviso pedindo que revejam suas configurações de privacidade.

the d'amelios | Explore Tumblr Posts and Blogs | Tumgir

Download de vídeos

Mais uma configuração alterada diz respeito à opção de fazer o download de qualquer vídeo publicado no TikTok. Agora, se os usuários entre 16 e 17 anos quiserem permitir que outros baixem seus vídeos, uma nova janela irá ser aberta solicitando uma confirmação e advertindo: "Outras pessoas conseguirão baixar seus vídeos e compartilhar os downloads em outras plataformas".

Caso permitam, a cada vez que uma pessoa tentar baixar seus vídeos, um alerta será emitido pedindo para confirmar a permissão. Já as contas de menores de 16 anos não terão esse recurso disponível de maneira alguma.

Cómo hacer una buena campaña de publicidad en TikTok en 2020

As medidas são realmente duras, mas, assim, a integridade dos perfis do TikTok poderá ser preservada e serão evitadas ações de pedófilos e perversores. Infelizmente, é o preço a se pagar pelo mau uso das redes sociais por alguns indivíduos.

No início deste ano, a empresa já havia tomado algumas medidas visando melhorias na segurança dos usuários, como definir as contas de adolescentes entre 13 e 15 anos como privadas e somente permitir que vídeos criados por pessoas acimas de 16 anos pudessem ser baixados.

sobre
o mesmo tema