Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
Já sentiu vontade de devorar um chocolate durante a TPM? Saiba que isso é normal! Esse período do ciclo afeta a produção de hormônios e faz mesmo com que o nosso organismo procure alimentos doces, como um bolo de chocolate com cobertura. Para entender melhor esse processo, conversamos com a nutricionista Carolina Monteiro, que também deu dicas para reverter o consumo excessivo de açúcar. Confira!

Todo mundo que sofre com a Tensão Pré-Menstrual - a temida TPM - sabe que a vontade quase incontrolável por um doce é um sintoma comum. E isso não é um mito das comédias românticas dos anos 2000, em que a protagonista era sempre acompanhada de potes de sorvetes em momentos mais sensíveis.

O doce, em geral, contribui mesmo para a sensação de prazer e bem-estar, por ter aminoácidos em sua composição, que intensificam a produção de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Nesta fase específica do ciclo menstrual, isso se torna ainda mais importante.

Para entender o que rola em nosso organismo e o que fazer para priorizar hábitos saudáveis até na TPM, o Purebreak conversou com a nutricionista Carolina Monteiro. Confira!

TPM aumenta mesmo a vontade por doce

O ciclo menstrual é, basicamente, o corpo se preparando para uma possível gravidez. Quando isso não acontece, há a alteração nos hormônios produzidos e a descamação do endométrio, que vai gerar a menstruação. Porém, dentre essas mudanças repentinas, temos a queda brusca de produção de estrogênio e progesterona, que também impactam nos níveis de serotonina - o famoso hormônio do bem-estar.

Como resultado, o cérebro vai procurar fontes da substância, a fim de reequilibrar o sistema, como explica a nutricionista. "Essas alterações prejudicam muito a produção de serotonina e, quando ela caí, é normal termos impulsos por esses tipos de alimentos, exatamente para estimular a produção. Isso acontece ainda mais com doces e principalmente chocolates", afirma Carolina Monteiro.

Ou seja, não é "loucura", nem uma simples vontade de comer "besteira" - é o seu organismo tentando te ajudar e manter o equilíbrio emocional também.

Não é impressão! TPM dá mesmo vontade de comer doce
Não é impressão! TPM dá mesmo vontade de comer doce

Açúcar em excesso faz mal

É claro que qualquer excesso faz mal para o nosso corpo. A adição de açúcar processado na dieta não é exceção! A ingestão, para além do recomendado, de açúcar está associada à vários problemas de saúde, como diabetes, mudança nos níveis de triglicerídeos, problemas circulatórios, lesão em órgãos, condições cardiovasculares, hipertensão... E essas foram apenas algumas das citadas pela nutricionista. Ou seja, deu para entender, né?

"É uma cascata e vai piorando. Vamos sentindo esses problemas ao longo dos anos", explica Monteiro, que foca na saúde do organismo. Mas se nosso corpo pede por isso, como encontrar o equilíbrio ideal e não se afundar na TPM quando bate a vontade daquele docinho? Carolina Monteiro também explicou mais sobre isso!

Como lidar com a vontade de doce na TPM?

O corpo pede por açúcar, mas comer muito chocolate todos os dias não é o indicado para ter uma saúde em dia. Então, o que fazer? A nutricionista já começa explicando que trocar o doce padrão por opções "fits" do mercado nem sempre é indicado, já que algumas alternativas podem ser ainda mais calóricas. O segredo está na consistência e foco na alimentação, de forma geral.

"É preciso ter uma dieta balanceada - com proteínas, gordura boa, carnes em geral. Isso vai aumentar a sensação de saciedade e reduzir a fome, evitando que você belisque e coma doce [...] Quando você tem uma alimentação calculada e ajustada para a sua vida, você consegue ajustar o seu açúcar. O que é positivo, porque quando está com açúcar muito baixo, você vai logo para o doce", diz Carolina.

Para matar a vontade, a nutricionista mix de nuts e frutas - que não deixam de ser doces. Mas a profissional ressalta que a vontade de comer chocolate na TPM é totalmente normal, um processo fisiológico. Além disso, tudo é questão de equilíbrio! Tudo bem comer um docinho, um chocolate de vez em quando. Inclusive, se privar totalmente de alimentos assim pode até ter o efeito oposto e te levar para um quadro de compulsão alimentar.

Confira um post da nutricionista Carolina Monteiro, explicando mais sobre essa fase do ciclo menstrual:

É bom saber que essa vontade repentina pode facilmente ser explicada com os processos do nosso corpo, né?

sobre
o mesmo tema